Dores do viver

angustia-590x150Imagem google

 

Falar das dores  (angústias) que afligem, para alguns é tarefa  que se converte em queixas. Assim, onde encontram alguém  constroem um monólogo infindável que acaba cansando quem lhe escuta.  Para outros,  isto é tão difícil que tentam de todas as formas mergulhar no ativismo.

São muitas as situações na trajetória da vida que trazem angústias e sofrimentos.  Conviver inadequadamente com estas situações acaba alterando o estado emocional  e ao longo do tempo transformam-se em sintomas (síndrome do pânico, depressão, entre outros).  A alteração emocional   pode também surgir em forma de dores corporais ou  de outros problemas orgânicos (somatização).

Não há como existir  sem encontrar obstáculos e ter perdas.  Cada momento histórico  define o tipo de angústia e ansiedade do ser humano.

Em nossa sociedade Contemporânea Zygmunt  Bauman fala sobre a ansiedade e a angústia que é viver “a  atual condição sociocultural, marcada por infinitas possibilidades de escolhas e pela falta de solidez e durabilidade.”

Portanto,  a angústia é inerente à vida humana o que se precisa é se definir  o  nível de tolerância psicológica a este mal-estar  e os ciclos em que estamos sob angústia ou sob relaxamento. Para tal, é importante se conhecer, identificar as angústias , aprender a lidar com elas.  Muitos não conseguem sem ajuda profissional e recorrem à terapia.

Ler mais aqui

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Todos nós temos altos e baixos ,dias sim,dias não… Saber lidar com o que surge a cada dia é preciso e para tanto precisamos estar bem fortes interiormente. Se estivermos energizadas suportaremos os pesos…bjs, tudo de bom,chica

  • Toninho
    Responder

    Se a dor é inevitável, a dor é nossa e com ela temos de conviver e logo gerenciar e sabemos o quanto custa este gerenciamento.
    Um belo tema e ótimo texto Norma.
    Abraços
    Beijo.

  • marilene duarte
    Responder

    Quando não se suporta as dores e não se encontra motivos para sorrir, é preciso descobrir a razão. Esse estado pode ser passageiro, vivido em função de acontecimentos abaladores. Todos podemos passar por isso. Quando, porém, a sensação de infelicidade se estende e toma conta dos dias, creio que o ideal é procurar ajuda. Bjs.

  • Élys Vianna Gomes
    Responder

    Assim é a vida., alterna tempos bons com tempos mais difíceis. Creio que precisamos ter calma e paciência para encontrar um caminho que nos permita ir vivendo com esperança e fé, acreditando sempre que bons tempos virão.
    Abraços, Élys.

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida Norma
    Angústia nos deixa inseguro e ‘sem noção’…
    Feliz quando podemos nos cuidar e amar para que ela seja curada em nós!!!
    Bjm fraterno

  • Suzana Martins
    Responder

    É Norma, todos nós vivemos numa montanha russa sentimental. Crescer dói, viver machuca, mas se não identificarmos as nossas angústias – como vc disse – nunca aprenderemos a lidar com elas.
    Ah… a vida!! O cuidado com as nossas emoções é muito importante!!

    Beijos querida!!!

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: