Da necessidade à sedução pelos olhos
No ato da alimentação circulam o prazer, desejo e satisfação.
A alimentação é essencial para o homem desde o nascimento, mas a forma como e o que consome teve um percurso histórico até a ciência especializada, Nutrição.
A cultura – crenças, tabus, religião, entre outros fatores – influencia diretamente a escolha dos nossos alimentos diários, bem como os hábitos alimentares.
É comum ouvirmos que “fulano come com os olhos”. Esta é uma expressão que surgiu na Roma antiga, através dos rituais fúnebres de banquetes realizados apenas para admirar, não era permitido comer. Mas, normalmente, significa comer com exagero ou quando se cobiça a comida, mas não se pode comê-la.
“Para os bons consumidores não é a satisfação das necessidades que atormenta a pessoa, mas os tormentos dos desejos ainda não percebidos nem suspeitados que fazem a promessa ser tão tentadora”. Bauman ,1998.
Na atualidade, na gastronomia, usa-se da criatividade na apresentação dos pratos, dando aspecto diferente a esta experiência. Cria- se obras de artes. Une-se o sabor ao visual. Os sentidos são ativados no ato de comer.
Você acha que a apresentação dos pratos faz diferença no seu apetite?
Referência
BAUMAN, Zygmunt. Globalização. As conseqüências Humanas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1999, p.90
Grata por sua visita.
Os comentários estarão visíveis após a moderaão.
Comments
chica
Eu concordo que uma boa apresentação num prato faz diferença. Não precisa nada muito especial, apenas cores e arrumado com amor! beijos, chica
rudynalva
Norma!
A aparência realmente chama a atenção e digo que infelizmente, porque nem sempre a beleza aparente, traz grande sabor.
cheirinhos
Rudy
Ailime
Boa noite Norna,
Aqui dizemos “que os olhos também comem” ou seja uma boa apresentação do prato faz a diferença no apetite com que se deseja comer.
Gostei do artigo, muito interessante.
Beijinhos e feliz Dia das Mães.
Ailime
toninhobira
Um assunto bem interessante Norma com esta historiação de um ditado. O comer com os olhos ouvimos desde criança. Alimentar o corpo é arte ainda pouco difundida e aí temos os exageros e ou os radicalismos que afundam numa Fagofobia ou mesmo a complexa Anorexia. Creio que os pratos bem apresentados despertam um apetite e pode-se ate conseguir que crianças consumam alimentos verdes coloridos do reino vegetal.
Gostei Norma.
Em tempo um feliz fim de semana com com os carinhos das filhas e netos.
Beijo e paz no coração.
Anete
Gostei de ler agora a sua postagem. Concordo mesmo, a apresentação traz grande diferença, mesmo sendo um prato bem simples.
O bom é ter uma comida saborosa, mas sem tanta sofisticação, sem muito “frufru”.
Bjs
Maria
Para mim a apresentação dos pratos faz bastante diferença, pois como disse e bem a Ailime “os olhos também comem”.
Excelente post.
Bom fim de semana
Beijinhos
Majo Dutra
A apresentação faz grande diferença, mas a sedução não é só visual, também é mental…
Venho desejar um bom fim de semana e um Dia de Mães muito feliz. Abraços.
~~~
Olinda Melo
Olá, Norma
Excelente tema esse da alimentação. A apresentação poderá ser uma das facetas da sedução. Chefs gastam um tempo infinito nessa arte. As televisões têm sido o veículo privilégiado para essa moda.
Não digo que a apresentação não seja importante. Contudo, penso que poderá ser uma superficialidade se tivermos em linha de conta que há quem não disponha do básico para a sua alimentação.
Beijinhos
Olinda
taislc
Olá, Norma, acho sim que um prato bem apresentado sem dúvida interfere no “apetite”, como o contrário, nos faz correr…
Interessante, eu não sabia a origem da frase “fulano come com os olhos”.
Porém, existem pratos muito enfeitadinhos, cheios de florzinhas e tititis que se pararmos pra ver, há mais enfeite do que a comida em si. O meio termo é bom, com uma grande dose de higiene na apresentação, na mesa, na toalha…
Beijinho, um Feliz Dia das Mães!!!
Edite Mendes Lima Balbo
Olá, b que existe aquela expressão “comer com os olhos’ mas a aparência pode não corresponder as nossas expectativas quanto ao sabor.abravos.