Poetando com

06d32293e895b43ea8877e433126d6ee Imagem Net

 

Fernando Pessoa

 

“Viajar? Para viajar basta existir. Vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as
paisagens são.

Se imagino, vejo. Que mais faço eu se viajo? Só a fraqueza extrema da imaginação justifica que se tenha que deslocar para sentir.

Qualquer estrada, esta mesma estrada de Entepfuhl, te levará até ao fim do mundo”. Mas o fim do mundo, desde que o mundo se consumou dando-lhe a volta, é o mesmo Entepfuhl de onde se partiu. Na realidade, o fim do mundo, como o principio, é o nosso conceito do mundo. É em nós que as paisagens tem paisagem. Por isso, se as imagino, as crio; se as crio, são; se são, vejo-as como ás outras. Para que viajar? Em Madrid, em Berlim, na Pérsia, na China, nos Pólos  ambos, onde estaria eu senão em mim mesmo, e no tipo e gênero das minhas sensações?

A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos.”

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Maravilhosa poesia e Pessoa é assim sempre! bjs,chica

  • Gracita
    Responder

    Bom dia Norma
    Que delicia acordar e viajar nos belos versos desta soberba poesia
    Que o seu domingo seja feliz
    Beijos perfumados

  • Calu
    Responder

    Viajamos nas cantatas deste poema viajor de si para além de nós; reflexos do que expectamos, imagens de nós mesmos(as).A cada dia sua viagem.

    Aplausos Norma!
    Belo poema!
    Bjos,
    Calu

  • Toninho
    Responder

    Que lindo esta visão de Pessoa.
    Isto mostra uma influencia no Pequeno Príncipe no seu longe é um lugar que não existe. Viajar e se colocar onde quer que queira.
    Bonita escolha Norma.
    Carinhoso abraço de muita paz e luz.
    Beijo

  • Lúcia Soares
    Responder

    Que texto lindo! Obrigada por compartilhar. Preciso ler mais Fernando Pessoa, descobrir mais quem foi esse grande pensador moderno. Amei.
    Beijo, Norma.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: