Dos afetos velados

Surgem doenças.

Psicossomatica_1

Imagem Net

Abre os olhos e  percebe que fora um sonho. Ali bem juntinho, num gesto de carinho sem palavras o amor falou.  No sonho  a presença das demandas que precisam ser  liberadas para acalmar o ser que clama por afetos que abafados maltratam o corpo.

Alguns meses seu marido a deixara por outro amor. A princípio, acreditou que não sofreria tanto. Manteve-se no cotidiano como se aquela separação não existisse. Contudo, começou a ter dores no corpo. Hoje, tem um diagnóstico e orientação para que fizesse terapia.

No desejo de vencer suas dificuldades, iniciou seu tratamento. São minutos que  fala de si, das muitas decepções e frustrações e como buscava a superação.

No relacionamento com seu marido pensou ter encontrado a cura para sua alma, mas foi pura ilusão, pois  o novo “golpe” trouxe  à tona sua dificuldade de encarar a realidade para poder seguir. Com seu sonho percebe que se afastou daqueles que a amam,  que lhe dão o  carinho tão necessário quanto o ar que  respira. Precisa de um forte abraço que descongele seus músculos enrijecidos pela ausência do amor.

Mente e corpo são inseparáveis.  Os sintomas são alertas, expressões simbólicas de escolhas equivocadas  do caminho seguido que se encontra em discordância do sentido da existência, produzindo feridas no amor próprio.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Que beleza de texto, cheio de profundidade e palavras pra refletir! bjs, chica, linda semana!

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Aprecio imenso os seus textos sobre psicologia (psicoterapia)!
    Na verdade as nossas ansiedades, fobias e outros problemas se manifestam em dores (sintomas) físicos e há um momento em que temos que parar e procurar ajuda clínica.
    Como diz corpo e mente são inseparáveis e quando uma parte não está bem a outra dá o alerta!
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

  • Vera Lúcia
    Responder

    Olá Norma,
    É bem assim. O corpo padece pelos males emocionais, principalmente aqueles mal resolvidos. A somatização acontece, levando a desequilíbrios, tanto na saúde física quanto mental. É preciso ir fundo nas questões para trazê-las à tona e compreendê-las , o que propicia a mudança de comportamentos. Somente encarando a realidade é possível seguir em frente sem repetição de procedimentos equivocados.
    Ótimo texto.
    Feliz semana!
    Abraço.

  • Toninho
    Responder

    Muto bom texto da eterna luta do corpo e mente.
    A busca pela unidade entre eles é sempre uma especie de armadilha, que é preciso muita calma nos passos, para que não se perca o ritmo e a cadencia.
    Bela partilha Norma.
    Uma semana proveitosa com alegria.
    Abraços.
    Beijos

  • Élys Vianna Gomes
    Responder

    Um belo texto. Corpo e mente numa influência constante.
    Um abraço

  • Clara
    Responder

    Tão difícil quem nos ouça… Acho que o melhor é pagar pra nos ouvir e nos ajudar com as dificuldades ocultas. O corpo fala e quando ele reclama melhor se preocupar e ouvir seu chamado. Muito bom o texto.
    Beijos!

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: