São Thomé das letras
” Toda viagem inclui duas partes. Primeiro, a escolha do lugar para onde se vai. Essa escolha, quem faz é o coração. Segundo, o preparo da viagem. Rubem Alves
Muitas vezes, ouvi alguns conhecidos falarem sobre São Thomé das Letras, cidade das pedras, no sul de Minas, e tinha curiosidade de conhecer. Assim, neste período carnavalesco tive esta opção. É uma cidade muito visitada por sua natureza e pelo misticismo que a envolve, por sua história e lendas.
Ver “in natura” os lugares não se compara com fotos ou videos, até porque cada pessoa valoriza determinado aspecto para seus cliques. Eu gosto de apreciar a natureza e seus detalhes. Segundo Alberto Caeiro “Não basta abrir a janela/ para ver os campos e o rio. / Não é bastante não ser cego / Para ver as árvores e as flores…” Assim sendo, num primeiro momento não me encantei, mas pouco aos pouco fui descobrindo especificidades que me fazem afirmar que esta é uma cidade que tem muito para admirarmos: cavernas, grutas, montanhas, cachoeiras, arquitetura, construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e na elaboração do artesanato local em pedra São Tomé, além do canto das maritacas, papagaios e pássarinhos que nas praças voam e pousam nas flores que me deram muita satisfação de ali estar.
Durante o passeio postei no face e instragam alguns registros, mas selecionei alguns para vocês degustarem sobre este interessante passeio.
Cachoeira das borboletasPoço DuendeIgreja do Rosário
São muitas as lendas, porém “a mais popular que permeia o imaginário místico de São Tomé, relata a existência de um velho curandeiro com poderes mágicos — o Chico Taquara, que habitava uma caverna e falava com os animais. Certo dia, após realizar um parto difícil, o sujeito sumiu. Dizem que partiu para o centro da terra por um portal em alguma gruta da cidade de pedra”.
Parque Antônio Rosa. Toca da bruxaPortal do amorGruta do Sobradinho
Passarinhos do caminhoSão muitas e muitas flores, o clima favorece.
Enfim, são muitas fotos. Andamos, subimos e descemos muito. Nos refrescamos em águas límpidas, aspiramos ar puro e apreciamos a natureza impar desta localidade tipicamente serrana, edificada sobre um largo depósito mineral “pedra de são tomé”.
Grata por sua visita
Norma Emiliano
Comments
chica
Um passeio muito bem programado e usufruído! Valeu! Lindas fotos! Bjs,chica
verena
Deve ter sido maravilhoso este passeio, Norma.
Gostei de ver as fotos.
Tenha um ótimo fim de semana.
Um carinhoso abraço.
Verena.
roseliadosreisbezerra
Boa tarde de paz, querida amiga Norma!
Adorei encontrar pássaros e flores em São Tomé das Letras.
Bonito título e só vendo mesmo para crer como sugere uma parte do nome e lhe aconteceu.
Na certa, veio um pouco mais letrada de lá.
Seus escritos são belos.
Tenha dias abençoados e felizes!
Bjm carinhoso e fraterno
Ailime
Boa tarde Norma,
Nunca tinha ouvido falar nessa cidade e vou investigar mais, porque adorei sua descrição e fotos. Adoro natureza e decerto iria gostar de andar por lá. As construções muito similares às nossas aldeias de xisto.
Obrigada por partilhar.
Beijinhos,
Ailime
toninhobira
Lindas e precisas as inserções dos pensamentos de Rubem e Caieiro para ilustrar sua admiração e encantamento na viagem à São Tomé, este pedaço místico de Minas tão Gerais. Tive o prazer de estar por esta região num tempo já distante e conhecendo cidades vizinhas como Lambari. Minas tem seus encantos com suas grutas, serras e morros. Tive o prazer de ver suas fotos pelo Instagram e aqui comprovar sua escolha certa nesta viagem. Encanta poder estar junto da natureza e a desvenda-la. E sendo assim já lhe sugiro pesquisar e conhecer uma cidade por nome de Bichinho que faz parte da Estrada Real.
Belas imagens e de minha mineirice sou grato pelas sua admiração por este torrão.
Muito bonita sua partilha em mais esta viagem para encanto e paz.
Beijo amiga.