Saúde/resiliência
Venha para a margem, disse a vida.
Eles disseram: Temos medo
Venha para a margem, disse a vida.
Eles vieram. Ela os empurrou…
e eles voaram.
Guilaume Apollinare.
Todos enfrentam obstáculos na vida, mas cada um reage de uma determinada forma.
Os acontecimentos bons ou maus influenciam o ser humano, física e mentalmente. Assim sendo, ao pensarmos sobre saúde ou sobre ser saudável, podemos ter como referência o modo como cada pessoa supera os obstáculos que surgem na vida.
Ao recebermos na clínica, o indivíduo, casal e/ou família, acolhemos as queixas e dores relatadas e caminhamos pelas histórias contadas, observando como estas o/a afetaram e/ou afetam.Partimos das percepções e significados dados aos fatos, buscando entender o aqui e agora e em seguida passamos para as influências transgeracionais (crenças, mitos, lealdades, entre outras).
Temos como pressuposto que os recursos para superações estão no próprio indivíduo e/ou contexto. Entendemos que os momentos de crise trazem à tona as diferenças, limitações, mas também possibilidades.
De acordo com Froma Walsh “a resiliência é tecida em uma rede de experiências no decorrer do ciclo de vida entre as gerações.”.
Caminhamos no sentido de procurar junto aos clientes identificar as situações que desencadeiam os problemas, ações que mantêm essas dificuldades, bem como os recursos de cada um, da família ou do casal.
De acordo com a perspectiva sistêmica, as intervenções consideram as relações entre o indivíduo e os outros e dele consigo mesmo.
Buscamos melhorar a comunicação intrapessoal e interpessoal através da explicitação e reconhecimento dos desejos, necessidades, expectativas e medos.
Portanto, o fortalecimento e a melhora do paciente (indivíduo, casal/família) são os objetivos da intervenção.
Norma Emiliano
Comments
chica
Que linda imagem e abertura… E essa intervenção quando se faz necessária deve ser um olhar abrangente para cada membro da família envolvido no problema. Não deve ser fácil teu trabalho, mas gratifica! bjs,chica
Lúcia Soares
Norma, viver é uma constante mutação. Ninguém está bem ou mal o tempo todo. Saber lidar com o cada momento é realmente o diferencial. Para alguns, obstáculos são para serem transpostos. Para outros, são motivo de desistir.
O que não se pode é cruzar os braços, deixando a vida passar.
Beijo.
Beth Q.
Oi, Norma!
Este início me fez lembrar os pequenos pássaros ao tentarem o primeiro voo fora do ninho, e é assim também com a gente. E quando precisamos de apoio, não devemos temer a ajuda de profissionais do seu ramo.
Um abraço carioca.
Jeanne
sou resiliente embora não pareça. sobrevivo. bjs
Meri Pellens
Eu me sinto melhor qdo crio poemas, mesmo não sendo aquilo tudo, mas alivia-me, e às vezes encontro respostas q estavam esquecidas dentro de mim mesma.
Bjs…
Lisette Feijo
Fortalecimento significa crescimento…beijo Lisette.
Calu
O processo saudável de cada um vai além do campo físico, abrange toda uma gama de estados emocionais e psíquicos que o integram, dando-lhe interações que tanto poderão fortalecer a saúde como poderão debilitá-la.
É neste trabalho minucioso que a psicologia ajuda a estabelecer as coligações.
Bela e importante abordagem, Norma.
Bom carnaval.Aproveite.
Bjos,
Calu
Toninho
Muito bem definida.
As vezes nesta vida o que nos falta é o empurrão.
carinhoso abraço Norma
Beijo