Sair do ninho
Google Imagem
“O indivíduo tem que se autodeterminar para não ser engolido pela massa indiferenciada do ego familiar”. Bowen
A novela Viver a vida apresentou com os personagens gêmeos, Jorge e Miguel, uma interessante forma para podermos visualizar e refletir sobre o processo de individuação (consciência de si mesmo).
Desde o início, cada um dos personagens foi demarcando suas características peculiares e forma de interagir entre si e com os pais. Jorge introspectivo, responsável, amoroso, cuidador e rígido em “suas verdades”. Miguel, extrovertido, brincalhão, amoroso, flexível e tolerante.
Ambos recebem afetos e cuidados de uma mãe superprotetora, personagem dominante no contexto do núcleo familiar. Por outro lado, o pai, como contraponto, é flexível e compreensivo em relação às atitudes dos filhos. Na trama familiar os confrontos entre os irmãos e entre cada um dos filhos e mãe, e do casal trazem à tona o jogo de poder interacional.
O interesse dos irmãos pela mesma mulher anuncia a crise familiar e a necessidade de uma reorganização, uma vez que há dificuldades para a ultrapassagem das etapas do ciclo familiar com filhos na idade adulta. Surgem vários sintomas, entre eles a depressão de Jorge e o descontrole emocional da mãe.
A forma firme e decisiva de Miguel diante dos seus desejos e a insegurança de Jorge e vitimização diante da mãe, como se ela fosse à única responsável pela perda da namorada e a decisão de sair de casa, expressam os traçados individuais de desenvolvimento pessoal em direção ao processo de individuação.
No final da novela, a definição do pai diante da situação conflituosa em relação às escolhas amorosas dos filhos, aliando-se a eles, acirrou a crise do casal, possibilitou a reorganização da família e a continuidade dos projetos pessoais de cada um
Um dos conflitos mais comuns dentro da família é o conflito de pertencer à família e tornar-se pessoa (deixar de ser massa).
Enfim, a saída da casa dos pais para fugir dos conflitos reafirma a dificuldade de olhar para si próprio, para seus sentimentos, angústias e medos.
Norma Emiliano
Comments
ROSANE
COM CERTEZA CRIEI MEUS TRÊS FILHOTES PARA MUNDO. ERREI BASTANTE NA EDUCAÇÃO DELES, MAS AO LONGO DE MINHA VIDA TENTEI PEDIR PERDÃO PELOS ERROS COMETIDO, POIS NA ÉPOCA NÃO HAVIA TANTAS INFORMAÇÕES COMO HOJE.
MAS CÁ COM MEUS 55 ANOS E COM 35 DE CASADA E MUITO APAIXONADA POR MEU MARIDO, QUE JUNTOS OS CRIAMOS, HOJE VEMOS FRUTOS ÓTIMOS E CHEIOS DA GRAÇA DE DEUS.
MUITAS PEQUEI POR EXESSO, MAS JAMAIS QUIS TE-LOS NA BARRA DE MINHA SAIA. MEU FILHO MAIS VELHO SAIU DE CASA AOS 23 ANOS, JÁ FORMADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO (HOJE CASADO ESTÁ DE PARTIDA PARA A CALIFORNIA), MINHA FILHA A DO MEIO EM JANEIRO DESSE ANO RESOLVEU BATER SUAS ASAS, AFINAL AOS 31 ANOS (JÁ DEU MEU TEMPO NÉ MÃE) ASSIM DISSE ELA´, MULHER DE FIBRA FEZ DUAS FACULDADES E HOJE TEM SUA INDEPÊNCIA FINANCEIRA E PESSOAL, E MEU MAIS NOVO JÁ ESTÁ CASADO HA 6 ANOS, CASOU-SE ASSIM QUE SE FORMOU EM ENG.CIVIL, ELE MINHA LINDA NORA NOS AGRACIARAM COM UM TESOURO NOSSO NETINHO QUE TEM 3 ANOS E MEIO.
RECOMENDO A TODOS QUE AINDA TEM SEUS FOLHOTES EM CASA PARA SE PREPARAM E ENSINAREM SEUS FILHOS A VOAR E DEIXA-LOS COMO ÁGUIA QUE FOI EDUCADA COMO A UMA GALHINHA “HISTÓRINHA QUE LI DE LEONARDO BOFF” O VOO DA ÁGUIA.
BEIJOS E AGRADEÇO MUITO A SUA TERNA VISITA E O CARINHO DE SUAS PALAVRAS E OBRIGADA PELO DIA DOS AVÓS!
BEIJOS E BEIJOS!
ps:TOMEI A LIBERDADE DE COLOCAR PARTE DE SEU TEXTO POIS ACHEI DE GRANDE VALOR E COM CERTEZA ESTAREI SEMPRE POR AQUI AGORA QUE DESCOBRI ESSE EXCELENTE SITE.
Tati
Oi Norma, adoro a maneira como aborda os temas. Sempre trás um novo olhar, é muito bom!
Beijos.