Renascimento
Nosso ser está impregnado de males que criam círculos viciosos que nos aprisionam e nos adoecem, daí a necessidade de não perdermos a esperança da transformação através da fé associada às atitudes e às lutas.
Estamos no Advento do Natal e este é um momento que nos remete à esperança, sentimento mágico que promove transformação e o renascer.
Para ilustrar esta ideia encontrei na simbologia das árvores e flores a Amendoeira , muito presente no Rio de Janeiro e em Niterói, e que vai se recriando em cada uma das estações.
“É um símbolo da doçura e da leveza. Essa árvore é uma das primeiras a florescer e com isso, ocasionalmente, sofre com os frios tardios o que por vezes levam a morte de suas flores. O galho de amendoeira e seu fruto também eram considerados símbolo do sacerdócio. A doce fruta em sua casca dura, representaria a encarnação de Cristo, cuja natureza divina está oculta na humana.” Fonte
Neste sentido, assinalo o fragmento de “Fala, amendoeira de Carlos Drummond de Andrade (1957 ):
(…) fala, amendoeira – por que fugia ao rito de suas irmãs, adotando vestes assim particulares.(…) sou tua árvore-da-guarda e simbolizo teu outono pessoal. Quero apenas que te outonizes com paciência e doçura. O dardo de luz fere menos, a chuva dá às frutas seu definitivo sabor. As folhas caem, é certo, e os cabelos também, mas há alguma coisa de gracioso em tudo isso: parábolas, ritmos, tons suaves… Outoniza-te com dignidade, meu velho.» Carlos Drummond de Andrade – Fala, amendoeira (1957).
No homem podemos pontuar através do poeta Fernando Pessoa a importância de se saber olhar para coisas. Para ele ao se olhar as coisas com sabedoria aprendemos a falar sobre ela,
(…) “Isto é talvez ridículo aos ouvidos
De quem, por não saber o que é olhar para as cousas,
Não compreende quem fala delas
Com o modo de falar que reparar para elas ensina”.
Desta forma, que nos permitamos a este tempo tempo de espera d’Aquele que há de vir com a Esperança de tempos melhores, no qual o amor e a fraternidade imperem sobre a violência e a corrupção.
Imagens NET
Comments
misturebasblog
Norma, que post tão lindo! Adoro as árvores e a simbologia delas. Gosto das amendoeiras! Bela reflexão1 Vim agradecer teu carinho nesse dia em que completo mais um aninho.68,bah!!!
Obrigadão! bjs, chica
Gracita
Que linda reflexão para dar início ao Advento
E com esta bela analogia vamos nos imbuir nosso espírito de força e fé para deixar o nosso coração livre das impurezas para recebermos o Deus Menino
Uma linda semana pra você
Beijos
Anete – Vida & Plenitude
Olá, Norma…
Das férias, vendo o seu lindo e esperançoso post! Jesus, a viva esperança da verdadeira paz!
Com carinho e um abraço…
Rosemeri Pellens
Que lindas as flores da amendoeira, e a simbologia tbm, perfeita para o advento.
Bjk, amiga1
Roselia Bezerra
Boa tardinha, querida amiga Norma!
Lindo post como sempre encontro por aqui, super bem estruturado!
Conteúdo relevante e leio com admiração e encantamento que o Advento nos traz e preenche o coração…
As simbologias são edificantes…
Bjm muito fraterno
Ailime
Boa noite Norma,
Muito bonita e original a forma como falou de renovação, esperança e Advento!
Que nestes dias tão especiais que antecedem o Natal de Jesus abramos os nossos corações ao amor nos gestos de carinho e solidariedade para com o próximo e que a esperança seja o motor que nos move.
Um beijinho.
Ailime
(Não tenho recebido as notificações das publicações).
toninhobira
Maravilhoso texto com uma analogia bonita e profunda. Outonizemos pela vida, pela renovação.
Meu abraço.
Bjs