Registros

fotografia

Imagem google

Caminhando à beira-mar, parei para fazer alongamento e percebi, ao lado, uma família fotografando.

O pai com a filha menor no colo e a outra, de uns quatro anos, ao lado toda encolhida, sem abrir os olhos.  A mãe solicitava que ela se posicionasse devidamente, mas ela não atendia. O pai então a afastou e solicitou à mãe que tirasse a foto sem ela.

Em seguida, perguntei-lhes se desejavam tirar a foto de todos. O que o pai respondeu não, pois a filha não queria.

Pedi que se posicionassem, dizendo que ela viria, pois faz parte da família. Assim, ela se aproximou e eu registrei esse momento familiar.

Você pode está se perguntando, o que isso tem de especial? Aparentemente nada. No entanto,  se a postura destes pais se tornarem repetitiva  e a filha se colocar de fora em outros momentos, não de fotos, mas de situações diversas, pode então se instalar algumas questões nessa interação familiar.

Os pequenos gestos repetitivos marcam as relações entre os membros familiares,  afirmam lugares (preferido, excluído, inteligente, rebelde, entre outros) e acabam  instalando ou  rotulando comportamentos. Os padrões de comportamento são resultados, principalmente, das interações primárias.

Já pensou nisto?

Norma

Comments

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Pura verdade Norma. Os gestos diários são reflexo muitas vezes do nosso mundo interior.bjs
    tenha uma semana linda

  • Denise
    Responder

    Este olhar é o que mais gosto na nossa profissão, Norma…amorosamente vc propiciou a aproximação da pequena, beneficiando-lhe a visão de família, ainda que intuitivamente.
    É triste o desconhecimento de que pequenos gestos podem produzir grandes lacunas na afeição do adulto e suas relações futuras, além de carregar rótulos impostos pelas ações externas, contra as quais têm poucos recursos pra compreender e superar.
    Lindo teu gesto, tocante esta tua mensagem!
    Boa semana!
    Bjos

  • Élys
    Responder

    Perfeito Norma , sua atitude confirma o amor pela profissão.
    Tenha uma bela semana. Beijos.

  • chica
    Responder

    Bem interessante esse teu olhar, cheio de razão!!ADOREI!BEIJOS,CHICA

  • mary
    Responder

    Concordo Norma.
    Já presenciei muitas vezes, e sempre tive esse olhar como o seu.
    Parabéns pela iniciativa de ajudar esta familia.
    Beijos

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Mary
    Na verdade, não sei se captaram a mensagem. A minha idéia ao compartilhar o fato, foi atentar para detalhes que são tão significativos e que, a maioria das pessoas, não percebem.
    bjs

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Ah, certamente um bom registro o seu. A repetição de gestos que parecem simples podem se tornar mais sérios na introjeção de sentimentos negativos de não pertencimento.Você primou na sua interferência quebrando este comportamento negativo.
    Beijinhos e uma linda semana!

  • luma rosa
    Responder

    Definitivamente esse senhor não está preparado para ser pai, pois deveria saber que na presença de uma criança menor em casa, a mais velha, se não bem atendida, se sente naturalmente excluída, podendo no futuro, instalar animosidades entre elas, sem mesmo que elas próprias saibam o por quê.
    Muito bem observado, Norma!
    Ah, não sei se colei aqui a resposta que dei no blogue sobre a sua pergunta sobre envio de postagem. Respondi por lá mesmo, mas caso não tenha visto o comentário, me avise que te mando por email.
    Boa semana! Beijus,

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Luma
    Não é questão de preparo, mas falta de percepção de determinados fatores que interferem na construção da identidade e nas relações.Poucas pessoas têm estas noções.
    Por isso coloco, em alguns dos meus textos, uma forma um tanto didática.
    bjs

  • Toninho
    Responder

    Concordo plenamente Norma. Certos atos que nos parecem bobos ou sem importancia,podem revelar uma infinidade de comportamentos futuros.
    Linda sua ação. Eu sempre faço isto pelos locais historicos de SALVADOR,quando vejo semelhante situação. Mas sua interferencia foi perfeita.
    Um abração carinhoso.
    Bjo.

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida Norma
    Fico observando o comportamento dos netinho nos mínimos detalhes e percebo que fundo de profundidade há na sua proposta… em paralelo, me recordei de uma foto com a família toda, na adolescência, onde eu mostrei bem o rosto de com estava o meu coração…
    São detalhes que dizem alto demais!!!
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjs de paz

  • liliane
    Responder

    excelente Norma
    os padrões de comportamentos nascem de pequenos gestos, de pequenas repetições.
    muito bem colocado.
    parabéns
    beijinho

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: