Ponto de encontro 3 / Calu

Hoje,   a querida  Calu   introduz em nossa conversa as pequenas peculiaridades individuais que podem ser consideradas boas ou ruins, dependendo da lógica de quem as tem e com quem convive. Vamos as suas colocações.

Pequenas manias
Pensamos muito. Até dormindo nos pegamos enroscados em situações e escolhas.Temos poucas tréguas em relação às muitas exigências do dia-a-dia. Há, no entanto, atos automáticos que já se incorporaram de tal forma aos nosso gestos que independem de reflexões, são nossas pequenas manias.
Aquelas que nos são próprias. Não causam mal a ninguém, apenas nos personalizam em detalhes que vamos colecionando ao longo da vida. Falo das manias inocentes, sem peso doentio, e que temos sem saber o porquê.
Pensando nelas, só para catalogar, diga lá: “de que lado da cama você dorme?E se mudar de lado, consegue dormir numa boa? Travesseiro alto ou baixo? Coberta ou edredon? Pés dentro ou fora das cobertas? Escuro total ou leve claridade no quarto? Lavando a cabeça, de que lado começa sempre? E ao se enxugar? Passa desodorante e perfume ou só um e só outro, ou os dois? Pente ou escova? Creminho ou nada?”
Como gosta do café, fraco, forte, médio, com leite, com pão…Este é um território que aflora minhas manias. Não gosto de faca de serrinha. Só uso a tradicional, seja pão ou torrada.Primeiro passo a geléia depois o queijo. Sempre nessa ordem. Não pode mudar. Por quê? Não sei.
Meu pai me dizia: Tanto faz dar na moleira, quanto na moleira dar! Mas nunca adiantou, a ordem pra mim é essa até hoje. O que tenho percebido é que com a idade venho ficando mais exigente quanto à essas maniazinhas e nem penso em mudar o ritmo, afinal me sinto confortável assim.
Enquanto forem coisinhas aderidas ao nosso jeitinho, creio que não trazem malefício algum. Eu espero!E, lembrando duma canção antiga, termino cantando:
“Dentre as manias que eu tenho, uma é gostar de você.
Mania é coisa que a gente tem, mas não sabe porque[…]” Nelson Gonçalves

Calu

 

 

Repetições de atos criam padrões de comportamentos, alguns  popularmente conhecidos como manias. Até que ponto elas são saudáveis?  Quem não as tem?  Como podemos ampliar o olhar sobre esse tema tão comum em  nosso cotidiano, mas djficil  e/ou delicado de se compartilhar?

Norma

 

Comments

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Calu escreveu delicadamente como nossas manias inofensivas.Me vi pegando meu travesseiro pequeno , sentando no meu lado do sofá preferido…Coisas simples mas tão nossas ,neste belo texto descobri que posso dizer que possuo algo SÓ MEU rss manias..
    beijo em todos
    p.s: estou bem ocupada ,mas tinha que vir aqui.

  • chica
    Responder

    Que delícia de texto a querida Calu nos traz! Sentei e comecei a lembrar de tantas mesmo que temos e, mesmo não fazendo mal aos outros, estão presentes. Só pra emendar, lembro algumas, entre tantas: durmo sempre do lado da janela, no avião ,em teatros e cinemas,só sento no corredor, nunca no meio e por aí vai…

    Adorei e gostaria de sentar de verdade com vocês e papear!! beijos às duas,chica

  • Élys
    Responder

    Muito boa a participação da Calu. Gostei muito.
    Todos, creio, temos alguma mania inofensiva.
    Não durmo sem verificar se as portas estão bem fechadas e se não há algum aparelho elétrico ligado indevidamente. Mania de segurança…
    Beijos, Élys.

  • Calu
    Responder

    Gente amiga,
    fico super contente que este papinho tenha despertado as lembranças das pequenas manias de nosso dia-a-dia, que nos identificam e confortam em nosso jeitinho de ser.
    Obrigada pela presença.Vcs são uns amores.Como disse a Chica, gostaria muito de estarmos tendo esse papo ao vivo, mas por aqui tbém é bom.
    Grata Norma por esta gostosa partilha.
    Bjos a todos(as).
    Calu

  • Toninho
    Responder

    As manias inofensivas como definidas pela querida Calu, nascem e nos acompanham ao longo da vida e quando estas não nos incomodam e nem aos outros tornam-se despreziveis de administração.É claro que eu as tenho seja no vestir, andar e alimentar e se postar. O que se deve administrar são as terriveis manias que se tornam esquisitice, inclusive assim são definidas as manias.Muitas vezes eu me defendia que não tinha mania e sim um jeitinho de ser e comportar, pois pensava na mania como um defeito ou coisa parecida, como ilustração deixo um pensamento um pouco humorado do Marques de Marica: “Nada agrava mais a pobreza, que a mania de querer parecer rico.”
    Mas parabenizo e abraço a Calu pela bela participação fustigando nosso olhar para dentro.
    Meu abraço Norma nesta sequencia que está uma maravilha.
    Bjo.

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Oi Calu!
    Com seu jeitinho nos trouxe um tema muito particular e tão universal, nossas manias, que legal!rsss
    E quem não as tem? Mesmo pequeninas e inofensivas estamos sempre às voltas com elas. Só durmo no mesmo lado da cama, nossa que esquisito o outro lado. Ri com Chica, pois meu amrido é igualzinho, só senta onde vai nos corredores. E por aí vamos. E se formos parar para pensar nas coisinhas do dia-a-dia, seja no trabalho, seja nos afazeres domésticos, meu Deus.rssss
    Daria um bom papo!
    Beijinhos!

  • Ana Mendonça (Amor antigo)
    Responder

    Gosto de ler e coisas boas feito os da Calu. Também gosto de comentar, acho que flui a alma da gente. As manias cotidianas, ah!!! tenho algumas sim mas, a melhor de todas é gostar de você Calu. Parabéns!! Beijoss

  • Norma Emiliano
    Responder

    Nosso jeito de nos comportarmos (esquisitices, manias), práticas repetitivas que nos dão prazer e não nos paralisam. Particularidades que são de cada um de nós. Dormir no escuro e no silêncio são as minhas preferidas.

  • Leninha Brandao
    Responder

    Calu e Norma,

    Amigas queridas,tenho que concordar;mania é coisa que a gente tem e não sabe porque,mania de não dormir sem antes ver o e-mail; mania de querer bem a todos vocês da “blogosfera”; mania de ler uma revista sempre de trás prá frente; mania de dormir no escuro total e vai por aí afora…com os meus 7.4, já acumulei um “alfarrábio” de manias… também eu gostaria de me sentar naquele banco ao vivo com vcs e prosear até “a vaca berrar”(dito da minha terra).

    Adorei o tema, Calu , e o modo como o abordou…deliciosamente.

    Bjsssssss às duas,
    Leninha

  • Beth Q.
    Responder

    É verdade! Que não tem uma maniazinha na vida?
    Meu marido tem mais manias que eu, depois que li o que Calu enumerou, vejo que ele é mais maníaco e vou mostrar a ele. kkkkkk
    Minha mania principal é de não gostar de falar pela manhã, adoro ficar em silêncio total nas primeiras horas quando acordo e se o telefone tocar, vai ficar tocando, porque não sei falar logo quando acordo. Gosto também de dormir com dois travesseiros, um alto e outro fininho; pela manhã tem que ter meu polenguinho, pão light e geléia que não precisa ser light. Coisa de maluquete mesmo! kkk
    O tema da querida Calu é mesmo para muita conversa neste cantinho, adorei!
    beijinhos cariocas

  • Denise
    Responder

    Adorável a abordagem da Calu, original a proposta e uma delícia a participação dos amigos…me vi em muitas situações semelhantes, e compartilho algumas manias…revista, folheio de trás pra frente, a carteira de dinheiro/documentos tem lugar certo pra tudo, sem nunca inverter a “casinha” de cada coisa (e nunca por cartão de cabeça pra baixo, por exemplo…rsrs)…na hora da maquiagem, infalivelmente começo por uma gotinha de corretivo numa pintinha vermelha que tenho no nariz (um vasinho que rompeu)…calço sempre primeiro o pé esquerdo…e me dei conta disso recentemente….rsrs…ordeno meus livros por assunto, mas os guardo por tamanho, do maior (lado esquerdo) ao menor…entre tantas outras coisinhas incorporadas ao dia-a-dia que se tornam pequenos rituais e nem percebemos.
    Um beijo pra todos, que bacana Norma, está sendo esta interação, mais uma vez uma ideia legal a sua!

  • Norma Emiliano
    Responder

    Meus agradecimentos a querida Calu, recente amiga, já muito bem vinda, e a todos que estão participando dando color a essa proposta.
    Na quarta, Anna Lieri estará nos conduzindo.
    bjs

  • Calu
    Responder

    Amigos e Amigas,
    obrigada pela presença querida de vcs neste papo gostoso promovido pela Norma e que nos enche de vontade de papear mais e mais…uma das minhas manias,rsrss.
    Uma linda semana a todos.
    Adorei este ponto de encontro, Norma.Valeu!
    Bjkas,
    Calu

  • Anne Lieri
    Responder

    Norma,muito legal essa ideia da Calu em trazer nossas manias para essa postagem!Com o tempo de fato as manias se tornam uma rotina e já fazem parte do nosso jeito de ser.Creio que é saudavel enquanto não nos limite a vida ou a de outra pessoa.Parabéns Calu pela participação!bjs,

  • Nina
    Responder

    Que textinho gostoso de ler. Conheci a Calu ha pouco tempo e ja vi que ela é um docinho, mesmo com essas manias todas 🙂

    mas é clato que tbm tenho as minhas e nao sao poucas, nem sei colocar em palavras, sao mts mesmo :-/

    Bjs pra Calu e pra Norminha

  • Socorro Melo
    Responder

    Olá, Calu!
    Oi, Norma!

    cheguei um pouquinho atrasada, mas cheguei, rsrs
    Costumo pensar, e dizer, que nada melhor do que um encontro com amigos para conversamos sobre tudo, sobre coisas sérias, e até mesmo sobre nossas manias… Que legal! Quem não as tem? Eu tenho mania de fechar as portas, e depois voltar pra conferir se realmente fechei, rsrs que doideira!
    Foi bom estar aqui, e partilhar com vocês esse assunto tão leve, e tão presente em nossas vidas.

    Um abração a todos.
    Socorro Melo

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, queridas Norma e calu, amigas queridas
    Cheguei hoje do Norte do brasil e da fronteira boliviana…
    Muito a contar e muito a ver como seu texto… quando se vai pra “fora”” do País ou de nós…. nos pegamos cheios de manias… Tive que deixar tudo e todas elas para trás… não teve jeito e me integrei… me inculturei… dispensei o supérfluo e tal e tal…
    Texto bom para se repensar nos valores que valem a pena!!! Como a experiência que fiz neste mês… Muito rica!!! O texto não fica atrás…
    Bjs novos de paz

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: