Arte/sofrimento

PicMonkey Collage

A arte é a expressão dos sentimentos

A trajetória de vida e a produção artística de vários artistas me instigaram a levantar a seguinte pergunta: A arte tem como maior fonte de inspiração o sofrimento?


Entre os mais famosos artistas encontramos inspirações pessoais de muito sofrimento, entre eles encontra-se Frida Kahlo. Ela pintava para si mesma, numa tentativa de minorar a sua dor, tendo em vista que sua vida era marcada por tragédias (aos 6 anos, contraiu poliomielite, que lhe trouxe várias sequelas; aos 18 anos, sofreu um acidente automobilístico que acarretou graves ferimentos na coluna, costas, pélvis, ombros e pés e que lhe impossibilitou ser mãe).

A escultora francesa Camille Claudel (1864-1943), teve sua obra influenciada por sua vida pessoal e principalmente no que diz respeito às perdas afetivas que a levaram a desenvolver a doença mental.  “Suas esculturas denotam a dramaticidade da composição, por vezes até agressiva”. Corrêa et al, 2008.

O escritor americano Edgar Allan Poe (1809 – 1849) já levantava a hipótese da doença mental associada a mais alta criatividade, o que pode ser observado entre célebres artistas que eram portadores de graves transtornos psíquicos, como por exemplo, Vincent Van Gogh, Lord Byron, Piotr Ilitch Tchaikóvski, e Robert Schumann.  Fonte

Muitos pesquisadores (psiquiatras) se detiveram sobre esta temática e trazem as artes (literatura, pinturas, escultura, etc.) como uma terapia, tendo em vista que ao estudarem as trajetórias de vida de muitos artistas constataram que frequentemente há o caos, seja no aspecto profissional quanto no pessoal, levando ao quadro grave de depressão.

Depoimento como da poeta americana Anne Sexton  (1928-1974), que sofreu várias internações em função de uma grave psicose,  nos revela um pouco  sobre o sofrimento e a expressão artística:  “A literatura me pegou pela mão e me salvou da loucura. Fonte

Participe,  dê sua opinião.

Norma

Comments

  • Ana Karla -MIsturação
    Responder

    Norma, penso que o sofrimento e a depressão fazem com que os artistas tenham suas grandes inspirações.
    Infelizmente ou não.
    Não entendo por que.
    Tenho um amigo artista plástico, que tem depressão e qualifico os seus melhores quadros quando em crise.
    Boa semana
    Xeros

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Acredito que o sofrimento precise de um caminho para ser gasto,a arte sem dúvida é inspiração tanto para a dor como para a felicidade,mas os registros na história a dor se faz mais presente.
    beijos Norma
    tenha uma ótima semana

  • chica
    Responder

    Pena que não sobressaia a arte na alegria e felicidade. Admiro quem em meio à dor, faça arte.

    beijos,chica e linda semana

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida Norma
    Em primeiro lugar, te passo o link de um post que lhe dediquei com o selinho que nos ofertou por ocasião dos 3 anos do seu lindo Blog:

    http://espiritual-mimo.blogspot.com.br/2012/08/mimo-pensando-em-familia-3-anos-de-blog.html

    Em seguida, te digo que, pessoalmente, foi a Arte que me ajudou no processo de integração e cura interior… Me dediquei 2 anos à pintura em acrílico e o colorido com o pincel me dilatou o coração enormemente…
    Qualquer tipo de Arte alarga horizontes… a Poesia, em meu caso, a Pintura, o Artesanato de um modo em geral (gosto demais)… TUDO vem em contemplação do nosso bem estar e CURA nos diversos níveis do nosso ser….
    O digo por experiência própria, querida…
    Frida me encanta… meu trabalho no fim do Curso de Espanhol foi escolhido, propositalmente por mim, pelo motivo que vc expõe hoje, para falar sobre a vida dela e a sua Arte…
    Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Bjs fetivos de paz

  • Meri Pellens
    Responder

    Para mim tem bastante lógica, afinal a arte afinal é um meio de exteriorizar o que sentimos. Não creio porém ser o sofrimento fonte de inspiração principal, mas apenas uma fonte.
    Beijinho e abençoada semana…

  • Toninho
    Responder

    Uma relação de belos artistas com suas perdas e angustias que realmente nos coloca nesta maxima.Talvez tudo isto interfira na sensibilidade em processo de aceleração. A gente tem visto belas criações poeticas extirpadas da dor, da angustia.
    Complexo Norma.
    Otima provocação.
    Meu terno abraço.

  • Gina
    Responder

    Talvez não se possa afirmar que somente a dor pessoal inspire obras artísticas, mas a pessoa que tem empatia com o sofrimento alheio, também produz belas obras.
    Bjs.

  • Beth Q.
    Responder

    Norma,
    Eu creio que sim, a arte é a expressão dos nossos sentimentos, haja vista a beleza que tantos artistas, músicos, poetas, criaram principalmente quando estavam na maior dificuldade, parece que algo de mais sensível aflora lá de dentro de nossas almas.
    um abraço carioca

    (Lembrei-me de como na época da ditadura no Brasil, quantos compositores fizeram coisas belas, talvez por estarem tão presos em seus sentimentos.)

  • Lizete
    Responder

    Acredito que todos os artistas possuem uma sensibilidade à flor da pele e vivem tudo com muita intensidade. E canalizam essa intensa forma de viver na arte, que acaba nos ofertando belíssimas obras, em todos os setores da arte: música, cinema, pintura, poesias, etc.
    Um beijo, Norma!

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: