A Pandemia e a biblioterapia

O período mais crítico da pandemia trouxe – nos muitas diferenças no cotidiano, nos comportamentos e na saúde física e mental.

Em 2017, conheci a biblioterapia no curso intensivo com Cristiana Seixas e, na primeira oportunidade, passei a freqüentar o grupo por ela coordenado.

Os ganhos deste mergulho foram imediatos: expandi meu interesse na literatura, conheci pessoas afins, novos autores e o editor Jean, iniciando em 2018 a publicação dos meus livros.

Fazer parte do grupo deste grupo é enriquecedor, pois os estímulos para leitura e escrita são constantes.

No decorrer da Pandemia a escrita foi minha companheira fiel e ponte com outras pessoas através do compartilhamento das minhas poesias via Whatsapp. Por outro lado tive horas prazerosas na organização do meu último livro de poesia, No traçado das paletas, lançado online no final de 2021 e com a participação, na aquarela da capa, de uma das amigas da bibliofamília Ana Soares e de Angela Puppim, que fez a orelha.

Todos somos sabedores do que a Pandemia acrescentou ou retirou de nossas vidas, mas ressaltar que pude continuar, de forma indireta, a cuidar, através das minhas poesias, de mim e daqueles com quem partilhei minhas escritas, deram-me forças para continuar em frente e a ampliar meu campo de leitura, o que veio a culminar na feliz parceria, com a Carmen Luiza Barros, na criação do Perfil Instagram @entrevozes.biblioterapia voltado para três eixos que se complementam: literatura, poesia e biblioterapia.

A expressão de si me deu asas para ir além e pousar com mais tranqüilidade no despertar cotidiano de tantas incógnitas e medos.

Grata por sua visita e comentários muito bem-vindos.

Comments

  • roseliadosreisbezerra
    Responder

    Olá, querida amiga Norma!
    Foi graças ao convite da Calu em nome de vocês duas, que pude abrir uma nova conta no instagram só para fins de escrever versos, haicais e poemetos. Devo à inciativa do Entre Vozes. Vocês geram frutos.
    De fato, a pandemia abriu um leque de leitura mais ampliada e pudemos ler e escrever muito mais.
    Tenha sucesso com seus livros!
    Beijinhos

  • Fá menor
    Responder

    Muito gratificante isso. É bom quando se tem oportunidades assim na vida.
    Parabéns pelo seu livro e muito sucesso!

    Beijinhos.

  • Juvenal Nunes
    Responder

    Não queremos que a pandemia se repita, mas é caso para dizer que há males que vêm por bem.
    Sucesso para os seus livros.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

  • rudynalva
    Responder

    Norma!
    Tão bom podermos desenvolver a escrita e nos aprimorarmos cada vez mais.
    cheirinhos
    Rudy

  • toninhobira
    Responder

    Perfeito Norma, lembro claramente do seu despertar para a poesia, que eu já cobrava incisivamente e assim hoje você é a pura poesia, seus olhares se entregaram à uma sensibilidade, que faz tudo à sua volta gerar versos e poemas belos, que tenho a grata honra de receber muitas vezes em primeira mão via WhatsApp. Parabéns pela entrega mesmo numa pandemia, que lhe deu novos frutos em meio a uma onda de desesperança e angustia.
    Pude lhe seguir em algumas lives e vi o quanto de emoção você passava. Recentemente num passeio pela natureza verde, você logo se envolveu em versos e partilhou conosco.
    Que assim prossiga nesta gravidez de poemas, pois a gente gosta e aplaude.
    Beijo e feliz março com belos olhares.

  • Maria
    Responder

    Tão bom fazer parte de um grupo com o qual se identifica plenamente, é o partilhar de conhecimentos, de amizades que dão à vida outra cor e sentido.
    Beijinhos

  • Jaime Portela
    Responder

    A pandemia teve os seus efeitos positivos, não foram apenas negativos.
    Gostei de saber que “arregaçou as mangas” e que está muito ativa com temas culturais, seja a escrita ou a biblioterapia.
    Boa semana, amiga Norma.
    Um beijo.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: