Ser gentil

 

Com as mudanças da dinânica da sociedade a percepção do que é ser gentil também se alterou.  Penso que a gentileza expressa-se em  atos e palavras,  implica em ser acolhedor, solidário e tolerante. Vai muito além de se ter apenas educação,  pois é o interesse pelo outro.

Encontrei um conto que nos permite refletir sobre a amplitude  do SER gentil.

“UM camponês, após  semear a horta  e ver nascer os primeiros brotos, fica com medo de algumas coisas não dar  certo. Então, para protegê-lo  das intempéries, compra uma boa lona de plástico à prova d’agua e vento e coloca por cima; ára manter longe  as larvas e  as pragas, vaporiza grande quantidade de inseticida. É um trabalho ininterrupto, nem por um só momento da noite ou do dia deixa de pensar na horta e na maneira de defendê-la. Até que, um belo dia, levantando a  lona, tem a desagradável surpresa de encontrar tudo morto e boloronto.

Se tivesse deixado os brotos livres para crescer, alguns teria morrido de qualquer maneira, mas outros teriam sobrevivido. Ao lado das plantas semeadas, trazidas pelo vento e pelos insetos, outras teriam crescido; algumas poderiam ser ervas daminhas, e eles as extirparia, mas outras poderiam ser flores que com sua cor iriam alegrar a monotonia da horta. É assim que as coisas funcionam. É  preciso ter  generosidade  na vida: cultivar o próprio pequeno caráter sem ver nada mais do que está em volta significa ainda respirar, mas já estar morto.”  Vá  aonde seu coração mandar” de Susana  Tamaro.

O  que é ser gentil apara você?

 

Comments

  • Tati
    Responder

    OI Norma, grande conto! Gostei muito. Gentileza é algo difícil de definir, pelo menos como eu a entendo. É mais do que fazer pelo outro o que gostaríamos que nos fizessem. É fazer pelo outro o que ele gostaria de receber! E isso exige observação, atenção às ideias e necessidades dos outros. Ouvidos e olhos atentos.
    Grande relexão. Gostei.
    Beijos.

  • manuel marques
    Responder

    Passei para deixar beijinhos meus .

  • josé cláudio – Cacá
    Responder

    Nossa, Norma, acho que eu tento ser generoso o máximo que posso mas definir é, de fato, meio complexo. Antes de tudo, é antecipar-se à reciprocidade. Dar-se sem esperar receber troco. Esse conto creio que bem pode receber o encaixe daquela metáfora “colhe-se o que se planta”. Generosidade também funciona assim. Pelo menos, se não colhermos generosidade, dando-a, diminuiremos as animosidades contra nós. Abração. paz e bem.

  • Beth Q.
    Responder

    Oi, NOrma!
    Bonito texto e é isso mesmo, acho que para ser gentil, antes de mais nada temos que doar nossos sentidos, ouvindo e percebendo o outro.
    Eu tento fazer isso sempre, até mesmo para passar entre uma pessoa e outra num supermercado, antes de esbarrar na pessoa, peço ‘com licença’ ou ‘por favor’, faço a minha parte.
    Sinceramente, não é isto que percebo por aí e me entristeço muito, relembrando os bons tempos da gentileza que tínhamos na vida, principalmente em nosso querido Rio de Janeiro que era um exemplo para todo o país. Hoje … gentileza é palavra esquecida do nosso cotidiano.
    um beijo carioca

  • Maria Jose
    Responder

    Palavras respeitosas e gentis alegram o coração e suavizam os sofrimentos. Até uma crítica, se for feita com cortesia, será bem recebida. Sejamos sempre gentis e respeitosos com todos. Irradiando ternura nos relacionamentos, iremos encantar as pessoas e nos sentiremos muito bem. Beijos, amiga.

  • Ilaine
    Responder

    Norma!

    Gentileza é comportamento. É agir com o coração, respeitando e ajudando o outro sempre, em qualquer situação. Percebo as pessoas muito gentis ( lá onde vivo), pois todos são muito iguais socialmente, E, ninguém é melhor que ninguém. Acho que isto daria uma boa conversa, Norma! Bijo

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: