Apologia ao Sorriso

GRAVUR~1

Imagem Internet 

 

 

 “No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.  Antoine de Saint-Exupéry

 

Mas o que é o sorriso?

No texto abaixo,  José Saramago nos faz viajar,  com sua forma poética,  em  seu significado.

” Sorriso, diz-me aqui o dicionário, é o acto de sorrir. E sorrir é rir sem fazer ruído e executando contracção muscular da boca e dos olhos.

O sorriso, meus amigos, é muito mais do que estas pobres definições, e eu pasmo ao imaginar o autor do dicionário no acto de escrever o seu verbete, assim a frio, como se nunca tivesse sorrido na vida. Por aqui se vê até que ponto o que as pessoas fazem pode diferir do que dizem. Caio em completo devaneio e ponho-me a sonhar um dicionário que desse precisamente, exactamente, o sentido das palavras e transformasse em fio-de-prumo a rede em que, na prática de todos os dias, elas nos envolvem.

Não há dois sorrisos iguais. Temos o sorriso de troça, o sorriso superior e o seu contrário humilde, o de ternura, o de cepticismo, o amargo e o irónico, o sorriso de esperança, o de condescendência, o deslumbrado, o de embaraço, e (por que não?) o de quem morre. E há muitos mais. Mas nenhum deles é o Sorriso.

O Sorriso (este, com maiúsculas) vem sempre de longe. É a manifestação de uma sabedoria profunda, não tem nada que ver com as contracções musculares e não cabe numa definição de dicionário. Principia por um leve mover de rosto, às vezes hesitante, por um frémito interior que nasce nas mais secretas camadas do ser. Se move músculos é porque não tem outra maneira de exprimir-se. Mas não terá? Não conhecemos nós sorrisos que são rápidos clarões, como esse brilho súbito e inexplicável que soltam os peixes nas águas fundas? Quando a luz do sol passa sobre os campos ao sabor do vento e da nuvem, que foi que na terra se moveu? E contudo era um sorriso.”

José Saramago

 

 Alfonso Alguiló nos diz que , “o sorriso é algo que cada um tem que construir pacientemente na sua vida.

– Construir? Com quê?

Com equilíbrio interior, aceitando a realidade da vida, querendo aos demais, saindo de si mesmo, esforçando se por sorrir mesmo que não tenha muita vontade . (…)   mesmo que as coisas  não tenham nenhuma graça, sempre se pode tirar delas algum ensinamento, algum bem, mesmo que seja difícil de encontrar e demoremos anos para entender. Em algumas situações, pode ser útil desenvolver a capacidade de aplicar o bom humor para neutralizar a carga trágica das contrariedades.”

 

 tmagnos — 7 de agosto de 2007

 

Poema Sorri

Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz

 Composição: Charles Chaplin/G.Parson/J. Turner – versão: Braguinha

 

Fontes:

blogdospoetas.com.br/poetas/josesaramago

Educação na Aldeia

A amiga Marli do Blog marliborges publicou, em março/2010, um post  entitulado “Mania da Sofrer”, no qual  também se reporta a importância do sorriso na vida humana. Recomendo a leitura. Clique aqui.

Comments

  • Sonia Beth
    Responder

    Oi Norma, um excelente dia pra voce.
    Às vezes consigo perceber a minha feição carrancuda e logo procuro colocar um sorriso na minha face.Isto, para não assustar o outro kkkk.
    beijins

  • marli soares borges
    Responder

    Maravilha!!!! Um post sensacional! O sorriso deve ser nossa bandeira na vida e Chaplin e Saramago disseram tudo por aqui!!

    Tenho um post sobre o sorriso que é “O” complemento pra esse aqui. Ambos se complementam perfeitamente, como uma luva. Dê uma olhadinha. Se gostar, me avisa que faço um link para cá. http://marliborges.blogspot.com/2010/03/mania-de-sofrer.html

    Bjssssssssss

  • Norma Emiliano
    Responder

    Olá queridas

    Realmente, deveríamos cultivar o hábito de sorrir. O humor contagia, e como estamos, cada dia mais, precisando de bons fluídos.
    Marly juntemo-nos, será um prazer.
    Bjs

  • Crica
    Responder

    Um sorriso às vezes é um ato de coragem.

  • dalla
    Responder

    Que lindo post, amei!!!! Aliás, gostei muito do blog, dos temas dos posts… alto astral. Já me tornei freguês!!!!
    E vc será sempre bem vinda ao meu espaço, viu?
    bjos

  • Norma Emiliano
    Responder

    Crica e Dalla
    Vamos somando nossas idéias e construindo uma corrente de otimismo.
    Grata pela presença e comentários.

  • Luma
    Responder

    Temos que aprender a rir por dentro, para este riso vir para o exterior. Quando o sorriso nasce no exterior, toma jeito sem expressão – falso?
    Dizem que nota-se nosso amadurecimento quando aprendemos a rir de nós mesmos! Ah, a frase de Exupéry, me fez lembrar deste texto http://bit.ly/adzkzE
    Boa semana!

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: