Você pergunta- 18
Eu respondo
Este post faz parte de um projeto, assim sendo dirijo-me a pessoa responsável pela pergunta, mas de forma a trazer reflexão para outras pessoas que se interessarem em ler.
Estou com 30 anos e estou sofrendo com uma situação com meus pais. Eles possuem uma visão conservadora quando o assunto é namoro. Não admitem que eu durma na casa do namorado, viaje, more junto etc. Porém, eu os respeito isso e não faço. Porém, eu quero muito viajar com ele. Inclusive estou com uma viagem marcada e a opinião deles é que eles não poderão me proibir, mas querem que eu saiba que não estao a favor disso e não imaginam que eu vá nessa viagem somente nós dois. Inclusive nao querem saber de nada sobre a viagem, nao vao me acompanhar no aeroporto e nada. Eu estou sofrendo tanto com isso, que esta me perturbando muito. Gostaria da sua opinião e o que e como devo fazer para que eles me entendam isso.
Enquanto se está sob a dependência dos pais, financeira e emocialmente, não importa a idade que se tenha, apesar de 30 anos se considerar etapa adulta, este conflito en que você se encontra é uma constante.
A visão dos pais sobre os filhos são influenciadas pelas atitudes e posturas que eles (filhos) têm. No momento em que nos sentimentos independentes, fazemos escolhas conscientes e nos responsabilizamos pelas consequências, Será que é assim que vc aje? Ou fica na dependência da aprovação dos seus pais, com medo de não dar certo e ter que pedir apoio deles? Não se pode confundir respeito com falta de autonomia.
Espero ter ajudado a pensar melhor sobre seus sentimentos e decisões. As respostas têm que ser sua.
“A autonomia se constrói através da prática de negociações constantes entre os filhos e os pais sobre suas condutas no contexto doméstico, de modo que vão criando “consensos” que permitem a construção de uma relação de igualdade entre eles”. (Ramos, 2006).
Norma
Comments
Valéria
Oi Norma!
Hoje cada vez mais os filhos em idade que poderiam ser totalmente independentes continuam na casa dos pais e vivem ali até mesmo sem empregos, na total dependência, não sei se é o caso, mas independente disso, acho que aos 30 anos já podemos ir cortando este cordão umbelical e buscar viver de acordo com nossas convicções. Sou mãe de filhos nesta idade, não imponho a eles minha maneira de pensar, mas eles na busca por sua individualidade fazem coisas que muitas vezes discordo, mas cada um deve arcar com suas responsabilidades se vive e age de acordo com seu livre arbítrio.
Quanto ao comentário lá no blog Norma, o caso que contei é verídico e elas vivem não fechadas para o mundo, mas em harmonia e sincronismo entre elas, é bonito de ver, a mãe já teve outros namoricos, mas a filha nos seus 14 anos é centrada, estudiosa, adora ler e viver com a mãe. Quando vai a casa da avó onde mora o pai, mantém um bom relacionamento com todos, mas são felizes na vidinha delas.
Beijinhos!
Norma Emiliano
Oi Vaéria
Em relação ao comentário no seu blog: Viver juntas e separadas, ou seja tendo vida própria sem fusionamento, é saudável, inclusive porque ela mantám contato com o pai. Talvez a forma como fechou o texto me deu um entendimento de fusão.
Bjs.
Mirys
Oi Norma!!!
No ano passado, você deixou um comentário no Diário sobre o “Dia da Família”. Então, nesse ano, eu vim te convidar a participar conosco (e, quem sabe, nos ajudar a divulgar a ideia e espalhar o amor por aí)!
Vim te convidar para uma blogagem coletiva muito especial: no dia 30 de maio, sobre o amor! FAz parte da campanha do Diário – “GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA”!
Tá tudo explicadinho aqui: http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com.br/2012/05/dia-da-familia-chegando-diario-da-nina.html
Participa com a gente???
Bjos e bençãos.
Mirys
http://www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com
Mirys
Vim te convidar para uma blogagem coletiva muito especial: no dia 30 de maio, sobre o amor! FAz parte da campanha do Diário – “GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA”!
Tá tudo explicadinho aqui: http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com.br/2012/05/dia-da-familia-chegando-diario-da-nina.html
Participa com a gente???
Bjos e bençãos.
Mirys
http://www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com
Toninho
Poxa Norma esta é dificil mesmo. Hoje os jovens com bem menos idade fazem tudo e os pais aceitam como tenho visto na minha área,que eu as vezes recrimino.Neste caso creio que suas colocações dizem tudo.Muitas coisas nós criamos e fica dificil o corte do cordão.
Uma abraço amiga.
Bjo.
chica
Acredito que ela deve trabalhar, conseguir seu cantinho e sair. Enquanto lá, aguentar ou polemizar. Mas não me imagino com 30 anos obedecendo pai e mãe. Assim, daria um jeito de sair e fazer minha vida! beijos,chica