Você Pergunta – 17
Eu respondo
Este post faz parte de um projeto, assim sendo dirijo-me a pessoa responsável pela pergunta, mas de forma a trazer reflexão para outras pessoas que se interessarem em ler.
Como proceder com meu marido quando minha maior rival é minha propria enteada? Pode não acreditar, mas não é disputa ou ciumes entre filha e madrasta, mas de mulher para mulher.
Sua pergunta é bem complexa, pois você pergunta como lidar com seu marido numa situação, em que há uma disputa de atenção do mesmo homem em condições diferenciadas.
Sem mais informações o que posso lhe dizer é que comumente há ciúmes nestas interações quando os limites não estão claros para ambas, esposa e filha agravadas pela postura do homem que fica no meio das duas sem saber se posicionar em seus papéis de esposo e pai.
Nas famílias recasadas, cada um dos parceiros traz em sua bagagem pessoal as experiências anteriores, que se não estiverem bem resolvidas, podem levar a projeções.
As funções de esposa e marido são muito diferentes das de pai e filha e o amor dedicado e ofertado ocorrem de forma diferenciada.
Neste sentido, a forma com você e seu marido estão construindo o laço de parceria (respeito, confiança, cumplicidade) é fator vital nesta situação, pois os filhos são parte desta dinâmica.
Norma
Comments
chica
Puxa, é complicado!!Aceitar o “pacote” que vem junto é preciso(ou não,rs)..Você decide!!rs
Eu preferia ficar sem ele do que ter todo o pacote.
Falo isso pois tenho na família bem perto de mim, casos assim e sei bem que é dooooooooooooooose!!! E lá é uma “pacotão”… beijos,chica
Élys
Creio que o mais importante é um diálogo com a enteada de modo franco, porém carinhoso, mostrando que cada uma tem um amor diferente e que devem ser preservados, pois ambas gostam de um mesmo homem e querem que não só ele, mas que os tres sejam felizes.
Beijos.
Socorro Melo
Oi, Norma!
É uma situação bem delicada… Mas, gostei da sua resposta. O amor aí, se apresenta em duas faces, que apesar de diferenciadas, são importantes. Penso que a esposa, neste caso, deveria ser mais compreensiva, por “n” razões.
Grande beijo
Socorro Melo
Nina
acho sempre mt complicado, esses conflitos sempre vao existir. Sabe que vejo isso com minha sogra? e claro que é diferente, mas tem algo que liga. tenho um tempo limite pra aguenta-la, porque tem coisa que eu vejo no olhar dela que ta me recriminando, tem coisa que ela pensa p ex que pode fazer melhor que eu. Ela nao sabe, ela nao percebe isso, mas ela passa isso pra mim sem notar, nem acho que seja maldade, e nem mesmo de proposito, acho que é mesmo a antiga questao da mulher nova na vida do filho, querendo substitui-la. Mais ou menos como o caso aqui mencionado. Nossa, acho que é preciso mt paciencia e com o marido, mt amor. Mas tbm acho que deve haver respeito. MUITO respeito. E nunca deve-se colocar um contra o outro NUNCA. Isso acho importantissimo. Nunca se pode esquecer que eles sao sangue do mesmo sangue e se conheciam bem antes de vc surgir. Ha que se ter mt sabedoria… mas nao é missao impossivel
Bjs e sorte!
Toninho
Esta é a mais complicada que já li por aqui Norma e no meio desta chuva de ciumes é dificil calma e equilibrio.
Haja dialogo nesta relação.
Meu abraço Norma.