Simbólico

cinderela_beijo1024

Há um significado mais profundo nos contos de fadas que me contaram na infância do que na verdade que a vida ensina” Schiller

 

(…) e foram felizes para sempre.

Houve uma época em que a leitura de histórias e de contos  às  crianças era parte habitual do cotidiano dos pais.  Hoje, em função das transformações ocorridas na sociedade esta é uma prática quase em extinção.

A criança ao longo do seu desenvolvimento necessita entender o que ocorre no seu interior  e isto se dá através do contato com o que é bom e com o que  ruim, pois  assim é o ser humano e assim se constitui a vida (bom e mau).  Os contos de fadas revelam sobre a vida e a natureza humana.

A aceitação da dificuldade da vida, diferente do que muitos pais pensam, protegendo seus filhos,  ajuda ao ser humano a não ser derrotado por ela ou a não viver buscando alienar-se.

Os contos de fadas transmitem à criança que na vida não  há como não se ter dificuldades, que aquele que não se acovarda  poderá dominar as dificuldades e sair vitorioso. Eles apresentam  os limites da nossa existência (morte e envelhecimento), bem como o desejo de vida eterna. (Bettelheim,2007)

Normalmente, muitos contos já começam com a morte dos pais , outros com o pai  idoso passando as responsabilidades para  a nova geração,  tudo apresentado de forma simples e o bem e o mal são corporificados  na forma de algumas personagens e de suas ações, trazendo a punição ou o medo dela.

Quando nos deparamos com os finais dos contos –  “Viveram felizes para sempre –  questionamos o objetivo desta mensagem. No entanto, Bertteleim, numa visão psicanalítica, assinala que esta mensagem indica a “única coisa que pode tornar menos dolorosos os limites reduzido do  nosso tempo nesta terra: construir vínculos verdadeiramente satisfatórios com alguém” ou seja  dão contribuições psicológicas para o crescimento interior da criança.

Portanto, ler e ouvir  contos são essenciais à  educação e ao desenvolvimento emocional do indivíduo.

Se desejar se aprofundar leia a indicação abaixo.

Referência bibliográfica

A psicanálise dos Contos de fadas. Bruno Bettelheim, 2007

Imagem Google

Norma

Comments

  • Toninho
    Responder

    Li com curiosidade Norma e logo achei pela internet a obra em PDF e salvei para ler e assim inteirar desta relação.
    Grato pela partilha amiga.
    Deixo aqui o link,caso outros amigos queiram:
    http://xa.yimg.com/kq/groups/15250498/2139827055/name/A_Psicanalise_dos_Contos_de_Fadas.pdf.

    Um lindo feriado a voce com paz e alegria na familia.
    Meu terno abraço.
    Bjo.

  • Adao Braga
    Responder

    Li Joseph Campell e outros textos sobre o tema. A autora que menos agradou foi Clarissa Pinkola Éstes.

  • Astrid Ananbelle
    Responder

    Este seu post me fez lembrar que casei com um príncipe encantado esperando o “viveram felizes para sempre”…. e não foi bem bem assim que aconteceu… vivemos para sempre, nem sempre felizes e o príncipe não era tão encantado assim…só nos dias em que eu estava apaixonada. E questionei este conto de fadas que me contaram…eu havia acreditado nele Norma!!!!
    Pois é….
    Beijão

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Astrid
    O conto, como o autor nos explica, nos possibilita elaborar sentimentos e situações que fazem parte da vida, mas que contradizem os desejos humanos, sendo um deles o da eternidade. Nada é eterno, dai o que vc nos conta. bjs

  • anne lieri
    Responder

    Oi Norma! Eu já li esse livro e de vez em quando dou mais uma espiada:é bárbaro!Parabéns pela excelente abordagem do tema.bjs,

  • Lisette Feijo
    Responder

    Interessante, mas a vida é de verdade….
    Beijo Lisette.

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida amiga Norma
    É fato o viveram felizes para sempre pois a felicidade está em mim… e não no outro… e eu optei há tempo pra ser feliz… não vou retroceder… ninguém merece a falcatrua de alguns contos de “fadas” (bruxas)… rs…
    Bjm de paz e bem

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Roselia
    Vc fez uma boa opção, porém na visão do autor que abordo, no desenvolvimento infantil é importante os contos, no sentido da preparação psicológica para o enfrentamento da vida em todos os sentidos.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: