Pai solteiro

pai bebe preto e branco

Google

 

Normalmente, os pais e mães proporcionam aos filhos experiências diferenciadas na infância e seus papéis não são idênticos. Inclusive, não encontramos sociedade que substitua a mãe no papel da primeira pessoa a tomar conta da criança.

No filme A menina dos olhos, o diretor apresenta uma fatalidade e desenvolve a trama baseado na relação pai/filha. Um bem sucedido publicitário se torna abruptamente um pai solteiro após a morte da companheira no parto.

O desenrolar das cenas mostra, inicialmente, as dificuldades deste homem para assumir a total responsabilidade pelos cuidados com a filha e a mudança radical de sua vida pessoal e profissional. Ele vai para o interior morar com o pai, inicia atividade braçal e se dedica inteiramente à filha.

O enredo enfatiza seu sucesso na educação e relação com a filha e sua frustração na parte profissional.

No entanto, quando consegue uma vaga que lhe traria o antigo status percebe que nada lhe traria maior felicidade do que a simplicidade da vida em família. Enfim, a mensagem final: “ ser pai é a coisa que mais vale a pena no mundo”.
 
Na atualidade, encontramos alguns casos de homens que assumem suas crias e se transformam, tanto quanto as mulheres (mães) emocionalmente importantes para os filhos.  Criam uma intimidade e afetividade que vão  contra o que o culturalmente fora construído.

Na blogosfera temos um bom exemplo de que o homem pode assumir importante papel junto aos seus filhos com atitudes e sentimentos bem semelhantes às mães quando se propõe a assumir integralmente seus filhos:
 
Aggeo, blogueiro, traz vários depoimentos da sua relação com a filha, exemplificando: “Estou tentando me policiar. Mesmo minha filha acha ruim quando insisto para que tome banho, escove os dentes, coma bem, durma na hora certa. Eu mesmo odeio quando meus pais me dão conselhos. Mas há alguns momentos em que não consigo ficar de boca fechada. Daí a culpa é da minha chatice inata mesmo.” Aggeo Simões.

Enfim, podemos supor que novas formas de relacionamento entre pais e filhos suscitam boas experiências no âmbito dos gêneros.

Norma Emiliano

Comments

  • Alexandre Mauj Imamura
    Responder

    adorei o tema…. é o que quero ser, pai solteiro rs.
    bom dia Norma!

  • C.
    Responder

    Fui criada pelo meu pai e sei exatamente como é!! hehe
    A situacao é complicada pra eles para conciliar educacao da crianca com o trabalho, por isso acho que filho precisa de pai e mae, porque cada um tem seu papel, e um sem o outro é complicado para o filho.

    * O link do blog do Aggeo está errado, Norma…

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!

    Hoje cada vez mais temos conhecimento de pais que assumem seu papel e dão conta muito bem do recado.rsss
    Inclusive mesmo com a presença da mãe, pais que são mais presentes e participativos do que elas.

    Beijos!

  • C.
    Responder

    Amiga, de nada, prometo nao te encher mais com as minhas observacoes, mas sei que entende minha boa intencao. Eu cheguei no blog do Aggeo, mas muita gente provavelmente nao, e tenho certeza você queria que elas chegassem.

    Beijocas de cá!

  • Norma Emiliano
    Responder

    Cris
    Eu agradeço as suas observações, pois assim posso ir fazendo os acertos necessários. Continue ….
    bjs

  • Lizete Ferraz
    Responder

    Creio ser uma nova realidade para os homens. As tais “mães das Arábias”, estão se rebelando em nome da “nova mulher”, com mais liberdade, mais possibilidades e com mais independência. E acabam por tratar de cuidar mais de si mesmas, deixando para os homens a educação dos filhos. Será que eles vão dar conta ou vai sobrar pros filhos?…

    bjs
    Liz

  • Renato Andrade
    Responder

    Olá Norma, otimo post!
    Sou editor do Solteiro Social Clube e acho que meu leitor gostaria de conhecer o seu trabalho, podemos republicar ? daremos os devidos creditos e links!
    aguardo seu contato e sucesso!

  • Norma Emiliano
    Responder

    Olá Renato

    Obrigada pela visita. Seu desejo de fazer conhecido meu trabalho é importante para mim.
    Volte sempre.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: