O Ser digital

 la-era-digital

 Imagem NET

 

As redes sociais são teias tecidas no nosso cotidiano que se formam espontaneamente e se originam das sociabilidades humanas. Sofrem variações de acordo com a evolução natural dos sistemas humanos, ou seja, a pessoa ao nascer participa da sua primeira rede, família, posteriormente ingressa na escola, chega à universidade, sai de casa, enfim, começa a pertencer a outros diversos grupos de acordo com suas necessidades. 

Com o avanço tecnológico, a internet cria a cibervida sendo geradas várias redes que vão se formando através dos chats, MSN, Skype, Orkut, Blogs, MySpace, Facebook, Twitter. Esses estabelecem processos sociais, envolvendo a manifestação, a construção, a produção, o consumo e a expressão de subjetividades.  Um novo mundo de comunicação, informação e entretenimento, cheio de imagens e sons, chega aos lares. Por outro lado, criam – se vínculos a partir do compartilhamento de idéias, desejos, necessidades e sonhos.

Novas regras comunicacionais trazem para o ser humano um conjunto de transformações que alteram radicalmente a sua percepção sobre o mundo que o cerca.

Há vários aspectos positivos da era virtual desde a rapidez em adquirir informações até trabalhar em sua própria residência. Entretanto, o lixo humano também aí se encontra depositado, expresso nas práticas violentas de desrespeito ao outro. Contudo, também, há que se considerar o comportamento familiar em relação ao uso do computador em seu cotidiano (tempo dedicado, qualidade dos acessos, qualidade dos relacionamentos, qualidade do desempenho de outras atividades importantes na vida.). Enfim, todo excesso é prejudicial, pois limita as possibilidades de outras vivências necessárias ao bem viver.

 

Participar da blogosfera  tem sido bastante significativao para mim, tendo em vista a qualidade das trocas de informações, conteúdos, afetos,  bem como por aguçar a minha criatividade. Considero que foi um ampliar de possibilidades interacionais. Hoje, é  parte do meu viver.

E para você como tem sido?

Comments

  • Crica Viegas
    Responder

    Oi Norma
    Menina, não consigo mais acessar sua página, e o mesmo está acontecendo com a da Glorinha…por isso parece que morri, que sumi, mas não consigo mais te ler.
    HJ estou no centro da cidade e aí cinsegui uma internet e um computador que valha, o meu tá velho coitado, e aí entro no seu assunto. Hj somos seres digitais mesmo, ficamos em crise sem conexão, hj quase tudo está dentro dessa máquina chamada computador. Pra mim isso parece surreal, parece que a ficha ainda não caiu completamente.
    Estou com uma proposta de blogagem coletiva pra amanhã, se puder e quiser, fique à vontade.
    Bjs

  • Adriana
    Responder

    Olá Norma!
    Para mim, ter um blog está sendo uma terapia, pois vivo em um país distante, longe da minha família original, e estou conhecendo pessoas muito interessantes, como você, e aproveitando para treinar o português e trocar idéias.
    Bj
    Adri

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: