Juventude/jovialidade
Se houver um tempo de retorno,
eu volto.
Subirei, empurrando a alma
com meu sangue
por labirintos e paradoxos
– até inundar novamente o coração.
(Terei, quem sabe, o mesmo ardor
de antigamente.)
Lya Luft; in Mulher no Palco
$
A passagem do tempo é inexorável: Nascer, brotar, desenvolver, morrer. Não há como congelarmos o tempo. Ilude-se quem usa a indústria do rejuvenescimento como meta de vida.
A juventude é considerada “a idade de ouro da vida, onde a energia e vitalidade são as características principais, ”
Fonte Mas será que só ela traz júbilo?
A jovialidade, disposição para a alegria e realizações, não tem limite na idade, como nos observa Lya Luft “Somos seres humanos em qualquer fase, na completude daquela fase”. pag, 131. pois a “vida é sempre a nossa vida.” pag 137. É a nossa maneira de ser, depende de nós. A juventude tem um tempo marcado; a jovialidade pode ser eterna.
Muitas vezes, nos perdemos e deixamos de cultivar pequenas coisas que nos ilumina.”O tempo tem que ser sempre o meu tempo, para realizar qualquer coisa positiva e plausível”. pag.136.
“Como na primavera do ano, também na da vida os dias acabam por tornarem-se incomodamente longos. No outono de ambos, tornam-se mais breves, porém mais serenos e constantes.”
SCHOPENHAEUR, A., Aforismos sobre a Sabedoria da Vida.
Referência
Luft Lya- Perdas e Ganhos, 2004
Norma Emiliano
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Comments
taislc
Lya Luft sempre maravilhosa! É pé no chão com harmonia, com sabedoria. Até com resignação.
Mas algo que sempre me pergunto, que penso e não vejo muito sentido…
A passagem do tempo é inexorável: Nascer, brotar, desenvolver, morrer.
Não consigo descartar certas coisas e tocar pra frente sem, ao menos pensar um pouco, como se escondendo a cabeça na terra as coisas apagariam da minha mente… É enfrentando os pensamentos que nos torna fortes. Mas por enfrentá-los, não deixarei de ser feliz. Você me entende, tenho certeza.
Beijo, Norma! Ótima semana.
toninhobira
Cada fase da vida nos ensina e havemos de ter habilidade para captar cada mudança à nossa volta bem como àquelas que brotam de dentro.
Que será da juventude se nela passar em brancas nuvens ou esquecido de que tudo é passageiro e não há volta para o tempo, que deixamos de viver, ser e acontecer. Urge viver bem e inteligente cada etapa e assim trilhar feliz como os acúmulos que vamos colhendo no tempo, para que nossa colheita seja sempre gratificante. Sejamos mais do que os números dos anos.
Gostei da abordagem.
Bjs.
Ailime
Boa tarde Norma,
Um excelente artigo.
Bem verdade que o nosso tempo parece que se alonga quando somos jovens e depois com o avançar da idade encurta. Sobre a jovialidade penso não ter idade. Há pessoas novas já idosas e vice-versa. Há que aproveitar da melhor forma possivel cada momento.
Um beijinho e boa semana.
Ailime
Majo Dutra
Sua admiradora e de Lia Luft, concordo com o que ambas
me transmitiram nas citações e comentário.
Um tema sempre bem vindo e que muito prezo.
Beijos, estimada Norma.
~~~~~~~~