Dia do Trabalhador
Foto Norma
1 de maio, celebração das conquistas dos trabalhadores, feriado no Brasil.
A História do Dia do Trabalho tem início em 1886 na cidade de Chicago (Estados Unidos).
Em 1 de maio de 1886, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Em consequência, conflitos envolveram policiais e trabalhadores provocando a morte de alguns manifestantes e policiais e dezenas de pessoas feridas.
Em homenagem aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Imagem Google
No Brasil, em setembro de 1925, esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Relata-se que o caráter massificador do Dia do Trabalho, no Brasil, se expressa principalmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo.
Através do trabalho construímos nossa sociedade. Cada um faz a sua parte. As diversas profissões têm importância , uma vezes que somos interdependentes.
Imagem google
(…) “Era o dia 1º de maio, dia do trabalho. Cidade vazia, céu muito azul. Subia com o meu carro em direção a Pocinhos do Rio Verde. Estranhei que houvesse tantas pessoas trabalhando no jardim da praça dos Expedicionários, ao fim da Rua Eduardo Lane. Não, não eram funcionários da prefeitura. Fiquei curioso. Parei. Desci do carro e perguntei. Um homem me respondeu, sorridente: “Somos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Resolvemos aproveitar o dia para cuidar desse jardim…” Fui tomado por uma perplexidade alegre. Tive vontade de abraçar aquele homem. Eu, que não sou de Igreja, amei aqueles desconhecidos. Pode ser que nossas idéias teológicas não combinem. Mas, que importa? Concordamos em que jardinagem é um ritual litúrgico, uma forma de anunciar o Paraíso. Deus é jardineiro. Criou o universo para plantar nele um jardim. Pensei que há tantas comunidades religiosas em Campinas. Não seria bonito se cada uma delas tomasse um jardim público sob os seus cuidados? ” Trecho de Quarto de badulaques (XXIV)- Rubem Alves.
Que neste dia, plantemos nosso jardim e façamos do ato de trabalhar uma forma de amar a vida….
Fontes
pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador
http://www.rubemalves.com.br/quartodebadulaquesXXIV.htm
Norma
Comments