Contemporaneidade
Dois acontecimentos estimularam- me a criar este texto: o primeiro foi tomar conhecimento da celebração de 64 anos de união de um casal, o outro foi o post da amiga Karla do blog Misturação sobre o Círculo mágico.
Imagem google
Sessenta e quatro anos de vida conjugal com todos os membros, filhos, netos e bisnetos vivos. Celebração da vida em comum e da construção da família extensa que se reúne em torno deles. Uma vida dedicada à família, ao afeto, aos “bons costumes”, como afirmam sempre.
O ritual de celebração envolve todos os membros desde os preparativos até o grande dia.
Neste processo, as reuniões familiares ocorrem, formando uma grande roda na qual ninguém admite ficar de fora. Elo de força transmitido de geração à geração.
De acordo com a civilização primitiva o “círculo mágico” afirma valores positivos e expulsa os negativos, pois através da energia emanada entre as pessoas componentes da roda (Círculo), os maus espíritos eram afastados e os bons ali permaneciam.
Se pensarmos que na contemporaneidade, a maioria das famílias, vem perdendo o hábito de estarem em roda, trocando afetos e diálogos e que os eletrônicos têm caracterizado o estado de “ilhas”, pessoas isoladas no real e em conexão com o virtual.
Quais seriam os sentimentos dos pais e dos filhos? Convivem na mesma casa, são interdependentes e sem diálogos. Neste sentido, como estar no círculo mágico, criar uma corrente de energia afetiva, construir a referência interativa saudável, recurso imprescindível ao desenvolvimento do amor próprio, auto estima e base da relação do ser humano em todas as áreas de sua vida?
Este é o grande desafio que a sociedade atual enfrenta diante do paradoxo de se querer dar aos filhos o que de mais moderno existe eletronicamente e o consequente distanciamento das relações humanas no cotidiano.
Deixo com essas articulações, um convite à reflexão sobre o nosso legado à humanidade.
Norma Emiliano
Comments
chica
Importantíssimas as reflexões sobre esse tema. Vemos em mesas de restaurantes pais e filhos cada um com um IPAD, ou coisas assim e cada um aparentemente juntos, mas separados.
Fazer reinserir no círculo mágico da família é preciso… Sem exageros, sem barras forçadas, mas naturalmente… beijos,tudo de bom,chica
Yasmine Lemos
Psiu…Vim deixar meus desejos de um feliz Natal e agradecer sua amizade e atenção ,carinho comigo
beijos
Ana Karla -MIsturação
Excelente mesmo a reflexão.
Por onde passo as pessoas estão cada vez mais ligadas em seus eletrônicos e até mesmo lado a lado da pessoa se comunicando virtualmente.
Precisamos mesmo desse círculo e que nossa união seja sempre o mais real possível.
Obrigada querida amiga Norma.
Xeros
Anne Lieri
Querida Norma,de fato conviver parece cada dia mais dificil diante da vida atual tão atribulada!Um texto muito bom pra pensar!Desejo a vc e sua familia um Natal de muito amor e união!bjs e obrigada por seu carinho em meus blogs esse ano!
aluisio cavalcante jr
Querida amiga
Que neste Natal,
diante das pessoas que amamos,
possamos ofertar a elas,
o melhor presente
que desejassem receber:
Nossa vida…
Nosso carinho…
Nosso coração.
Para quem crê na vida,
Natal se faz a cada dia.
Que assim seja o Natal
Em tua vida.
Aluísio Cavalcante Jr.
luma rosa
Norma, a minha vizinha estava para completar 60 anos de casada quando o marido faleceu. O círculo ficou mais estreito e os laços afetivos foram reforçados pela dor. A dor sempre ensina mais que a alegria; tantas vezes esquecida.
Norma, o universo roda em círculos, a vida gira em ciclos… nós não seríamos diferentes.
Boas festas!! Um santo natal para você e sua família! Que 2013 seja de grandes realizações!!
Beijus,
luma rosa
Ah, sobre as imagens… no final do texto citei as fontes. No tumblr você encontra várias páginas com gif. + Beijus,
Irene Alves
Venho desejar-lhe e a sua Família um Feliz Natal.
Tudo de bom para 2013
Um beijinho
Irene Alves