Birras

Minha  filha é birrenta

birra3

 

 

 É comum observarmos crianças de várias faixas etárias dando um “show”  de gritos e gestos em público. Alguns pais tentam a todo custo fazê-las parar  e não conseguem, muito pelo contrário reforçam a cena.

Por que será que isto acontece ?

No senso comum diz- se  que há crianças que nascem com personalidade forte e querem satisfazer sua vontade a todo custo. No entanto, há  correntes de pensamentos que mostram que comportamentos são apreendidos e que a postura dos educadores é fundamental.

As crianças entre os 18 meses e os cinco anos  fazem birras pelos mais variados motivos,  sendo o auge entre os dois e os três anos. Esta é  uma maneira da criança crescer e  de conhecer o funcionamento do mundo; é  a forma de mostrar seus desejos e testar suas possibilidades. Por outro lado, os pais no receio das birras acabam cedendo aos desejos dos filhos e as  reforçando.

As crianças necessitam do amor e da segurança dos pais.  A agressão, a indecisão paterna e a cisão da autoridade acarretam inseguranças nos filhos que vão se refletir no comportamento.  Assim sendo,  algumas precauções podem ser tomadas para que o choro do bebê (birra)  não acabe se transformando num comportamento descontrolado adquirido ao longo dos anos (crescimento)  pelas experiências relacionais em que os pais cedem não impondo limites.

Dentre as orientações a serem seguidas, destaca-se que os pais precisam criar regras simples e claras, estabelecer rotinas no cotidiano e ficarem unidos  na imposição dos limites, tendo em vista que  a discórdia oferece brechas que as crianças rapidamente captam.

Educar não é uma tarefa simples.  Lembre- se, os filhos testam os pais o tempo todo.

Norma Emiliano

Imagem google

Comments

  • Lucinha
    Responder

    Norma,

    Você abordou um assunto importante. Não é fácil educar, ainda mais nos dias de hoje.
    Não tenho mais filhos pequenos, mas sempre passo isso para minhas filhas; com relação as crianças nos testar o tempo todo. Se dermos brechas, elas fazem ainda mais birras. É preciso dar limites.
    Uma linda semana! Beijos

  • chica
    Responder

    Quem não passou pelas birras com os filhos?

    Mas com posição forte e dura, não se deixando chantagear, conseguimos. E, vamos combinar! Não há coisa mais nojentinha que criança fazendo birra nas lojas, restaurantes e outros locais… Putz,e pior quando os pais ficam sem atitudes… beijos,linda semana! chica

  • Ana Karla -MIsturação
    Responder

    Verdade Norma, os filhos testam os pais o tempo inteiro.
    Crianças precisam de normas e pais firmes.
    Ceder aos filhos, simplesmente por que é pequenino, não é sinônimo de educação.
    Nunca passei por essas cenas, crianças fazendo birras, acho que trilhei o caminho certo até agora.
    Xeros

  • anne lieri
    Responder

    Norma,um texto de utilidade publica!Como os pais estão cada vez mais jovens hoje em dia,muitos não sabem como lidar com os filhos nos momentos de birra.Excelente orientação a sua!bjs e boa semana!

  • Toninho
    Responder

    A palavra birra por si carrega uma chatura,rsrs e há que se ter muita paciencia e compreenção para estudar e entender a origem e de como extirpa-la.
    Uma orientação vem sempre bem, pois o que vemos pela vida, são pessoas se perdendo e revidando.
    Belo trabalho com sua generosidade.
    Saudade daqui sim amiga, mas ainda estou desorganizado.
    Mas vamos melhorando a cada dia.
    Um abração com carinho.
    Bjo.
    Volto depois para me atualizar.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: