A arte de perdoar
A temática do perdão, há alguns anos, começou a ser fonte de estudo, principalmente nos Estados Unidos. Atualmente, tem sido enfatizada no âmbito da terapia.
No Brasil, no Rio de Janeiro, o psiquiatra e terapeuta familiar, Moisés Groisman fundador da Núcleo Pesquisas/RJ, iniciou em 2010 o curso denominado Terapia Sistêmica do Perdão, pelo qual me interessei e conclui em 12 meses.
Nos dias 19/10 e 20/10/2012 ocorreu, no Rio de Janeiro, o XI Encontro Regional da Família & VI Encontro Internacional da Família realizado pela Núcleo Pesquisas/RJ com o título A arte de perdoar. A programação foi composta de mesas redondas, oficinas, supervisão sistêmica-vivencial, teatro familiar: “Perdão Familiar” e um curso com o convidado internacional Dr. Everett Worthington Jr. (USA), Professor, Phd (1978), da Universidade de Missouri-Columbia, Licenciatura em Psicologia Clínica, Virginia.
Seu curso abordou os seguintes itens:
– Uso do perdão na crise conjugal.
– Como ajudar os casais através da esperança.
– Resolvendo conflitos conjugais através da comunicação.
– Como perdoar seu parceiro.
– Como perdoar a si mesmo.
Neste evento, apresentei um trabalho denominado Tessituras- da parentalidade ao consultório, que consiste numa reflexão pessoal e profissional , nas quais a perspectiva do perdão associada à sistêmica viabilizaram a ampliação do olhar sobre algumas dificuldades de definições, convergindo para a diferenciação self do terapeuta.
Enfim, foram dias de intensa interação, troca de aprendizagem e profundas reflexões.
Eventos como esses me enriquecem no âmbito pessoal e profissional.
Norma Emiliano
Comments
chica
Imagino o quanto deve ter sido legal e proveitoso.O tema, muito vasto e lindo! beijos,tudo de bom,ótima semana,chica
Teresinha Ferreira
Olá Norma,
Que encontro interessante. Realmente, perdoar é uma arte. Uma arte de relevar acontecimentos, dar a volta por cima e refletir sobre o que aconteceu para que o perdão seja verdadeiro, pois se não for verdadeiro sempre ficará um resquício.
Boa semana.
Beijos mil
Valéria
Oi Norma!
Uma temática complexa e super importante para o crescimento de cada um. Na nossa vida nos deparamos muitas vezes com situações conflitantes neste respeito e nem sempre elaboramos satisfatoriamente.
Beijinhos euma linda semana!
Yasmine Lemos
É uma arte mesmo, dificil de praticar muitas vezes.O tema é muito bom para reflexão ,o encontro deve ter sido proveitoso.
beijos
Beth Q.
Norma!
Legal este encontro e digo mesmo, eu perdoo, claro, quem sou eu, não sou Deus, mas é difícil esquecer, francamente não posso ser hipócrita, não esqueço fácil. Também não tenho o mínimo remorso por ser assim, não vejo absolutamente nada demais, cada um carrega em si maneiras de assimilar uma coisa de um jeito ou de outro. Para mim não existem cursos e nem religião que ensinem isso ao ser humano, é natureza própria.
beijos cariocas
Manuel Marques
Perdão,uma palavra muito em voga mas cada vez mais difícil de conjugar com o verbo amar.
Beijo.
Norma Emiliano
Oi Beth
Há casos em que se não houver o perdão a pessoa fica paralisada e não segue sua vida e é nestas situações, principalmente, que a terapia ajuda . E se não se esqueçe o feito (ter mágoas ou rancooooor) não há perdão. Nem sempre no perdão é necessária ou possível a reconciliação (reestabelecer os laços afetivos), mas perdoar precisa ser algo profundamnete sentido.
Denise
Um profissional que se prepara, crescendo, penso que potencializa seus recursos na dedicação ao ofício (missão?) de mediar o desenvolvimento de habilidades de seus semelhantes.
Cuidar primeiro de si, só então dispor-se para o outro….e que tema mais atual e significativo nas relações, minha amiga…como sistêmica, imagino a integração fantástica ao setting e ao processo terapêutico.
Um enorme abraço, com meu carinho e admiração!
Norma Emiliano
Beth
Há casos em que se não houver o perdão a pessoa fica paralisada, refém do ofensor.Nestes, a terapia ajuda. Não há perdão quando fica rancor ou mágoa. Necessáriamente não é se precisa reestabeleçer os lações afetivos, mas perdoar intimamente, livrar-se do sentimento ruim.
Nina
Parabéns pela participacao Norma, esses encontros sao mesmo mt bons pra melhorarmos como vc falou, profissionalmente e como pessoa. Deve mesmo ter sido algo bem interessante, fiquei pensando principalmente, em como deve ser a tarapia da ajuda aos casais pela esperanca.. que coisa bonita!
Vc nao quer fazer uns post sobre isso? achei sensacional e fiquei curiosa 🙂
Norma Emiliano
Oi Nina
Este palestrante, Everett Worthington, escreveu alguns livros, entre eles, Aconselhamento conjugal e Casamento; Ainda resta uma esperança. Assim, vc teria informações detalhadas.
Em algum momento, farei um post com alguns detalhes sobre esta forma de atendimento, mas posso adiantar que nesta está inserida a crença na melhora no relacionamento, a força de vontade para mudar e o desejo de valorizar o parceiro. Enfim enfatizar o positivo.
Calu
Norma,
imagino o quanto fecundos foram estes dias.A troca de conhecimentos e experiências nos enriquecem profundamente.O tema carrega grande complexidade, mas urgente efetividade no mundo atual.Há que se refletir muuuuito sobre ele.
Bjos, Norma.
Calu
Toninho
Nada como estar nestas aguas que saciam a sede do saber mais.
Perdão o sentimento que devemos buscar assimilar,pois penso que alivia dois lados.
Linda semana Norma.
Meu terno abraço de paz e luz.
Bjo.
luma rosa
Um tema para muito estudo!! Perdoar não é fácil em qualquer esfera! Há de se ter uma boa dose de generosidade e desprendimento da problemática.
Depois dê um aperitivo para a gente!! 🙂
Em tempo: como você já participou do BookCrossing, vim te avisar que foi lançada a campanha para o 5º BookCrossing Blogueiro que acontecerá do dia 08 ao dia 16 de Novembro.
Boa semana!! Beijus,
Ana Karla -MIsturação
O perdão é bom principalmente pra quem perdoa, mas essa é mesmo uma arte. A arte de perdoar não é para todos, mas é possível chegar lá.
Esse evento deve ter sido muito bom mesmo Norma. Iria gostar de participar, sem dúvidas.
Xeros
Tina
Oi Norma!
Realmente um tema polêmico. Perdoar sim, esquecer jamais. Esse é meu lema, previne futuros dissabores e/ou decepções.
Gostaria de ter participado deste evento, pena que moro longe.
beijos,
aluisio cavalcante jr
Querida amiga
Diante de tão bela
temática,
fica a vontade
de morar mais perto
para colher
este aprendizado.
Que a sua vida seja sempre
um tributo a esperança.
Norma Emiliano
Ana Karla, Aluisio e Tina
Esta temática faz parte de um curso da Nucleo Pesquisa (Terapia Sistêmica do perdão) que é também realizado de forma intensiva para quem reside fora do Rio de Janeiro.
Abraços
Celina
Presada amiga obrigada por vir até aqui, seja sempre bem-vinda não sou poetisa foram versos singelos, mais ele ficou tão feliz parecia até uma criança, eu vi como é fácil fazer outra pessoa feliz o que importa é isso, abraços Celina