Notícias sobre o IX Congresso de Terapia de Família
Retorno feliz ao meu convívio, neste espaço, com vocês, e compartilho um pouco da experiência que vivencie no período em que encontrei-me ausente.
A realização do IX Congresso de Terapia de Familia foi em Búzios/ RJ. Em eventos como este, temos a oportunidade de nos reunirmos para aprender, saber das novidades e repassar nossas experiências na área.
A temática – Tempo >> Limite >> Sexualidade, mobilizou um bom número de profissionais de várias regiões do Brasil e contou com a participação de palestrantes latinos americanos Jan Bout (Holanda), Luigi Boscolo (Itália) e Carmine Saccu (Itália) que ministraram cursos. Assim, o programa foi composto por plenárias, sub-plenárias, mesas redondas, cursos, temas livres, Workshops, Diálogos interativos, filmes e sessões de pôsters, bem como atividades socio-culturais. Além disso, houve lançamento de livros.
Num clima de organização, entusiasmo e integração, tivemos a possibilidade de trocas fundamentais para nossa vida pessoal e profissional.
Em minha apresentação – Quando o amor maltrara – a proposta foi fazer um paralelo entre a parceria conjugal e a parceria da cooterapia com objetivo de assinalar a importância da utilização do self do terapeuta como agente de mudança.
Este trabalho é o resultado das reflexões que realizamos, eu e minha colega de trabalho, no decorrer dos 17 anos de atendimento de casais e família em cooterapia. Portanto, nossa apresentação tem:
– como embasamento a teoria sistêmica e, assim, vemo-nos no processo de interação continua entre nós, nos atendimentos em cooterapia, nossas famílias de origens e nossos clientes.
– como premissa que aprendemos a amar e ser amado em nossas interações primárias e que a escolha do parceiro trás em sua essência a possibilidade do confronto dos conflitos de cada um dos envolvidos e consequentemente trará ressonâncias na parceria dos terapeutas
– como ponto de reflexão os encontros entre terapeutas e paciente (casais) e as formas de amar.
Enfim, foram cinco dias de intensidade de estudo, reflexão e troca que nos enriquecem e nos estimulam na busca de melhor forma de estarmos em família, pensarmos e atuarmos com as famílias.
Norma Emiliano
Comments
Ana Karla – Misturação Misturão
Normaaaa!
Que bom que retornou!
Senti sua falta.
Parabéns pelo crescimento.
Xeros
manuel marques
Olá ,o congresso correu bem,isso é o que interessa.Seja benvinda após esta pequenina ausência.
Parabens pelo seu trabalho.
Beijo.
Nilce
Oi, Norma
Que trabalho maravilhoso! É muito bom conhecer pessoas que fazem este tipo de ajuda, tão necessária.
Bom, tê-la de volta.
Bjs no coração!
Nilce
Lady
Olá!
Como é bom dividir experências e poder ajudar as pessoas.
Parabéns pelo belíssimo trabalho.
Tenha uma semana de muita paz.
Com carinho, Lady.
Isadora
Norma que bom que está de volta e que o Congresso foi um sucesso. É bom estarmos em contato com outros profissionais, divulgarmos o nosso ponto de vista acerca de um assunto e ouvirmos os demais.
um beijo
Astrid Annabelle
Seja bem vinda de volta à blogosfera!
Garanto que com muitas histórias para contar!!!
Senti sua falta..é vero!rsss
Beijo grande
Astrid Annabelle
Beth Q.
Olá, Norma!
Prazer em revê-la por aqui de novo!
Deve ter sido um encontro muito interessante para vocês dessa área e seu tema pareceu-me também muito legal, aliás vi nesta semana passada um
artigo de uma jornalista daqui de Niterói que falava algo que poderia lhe interessar.
Veja aqui: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/bety/posts/2010/08/07/bullying-conjugal-313967.asp
beijinhos cariocas
Norma Emiliano
Olá
Que acolhida carinhosa!
Agradeço e, ao longo do tempo, o que me enriqueceu neste evento poderá ser trazido para vocês através dos textos em vários temas.
bjs,