Minha arte – Origami
Em continuação a série, um outro talento para apreciarmos.
E ela nos conta como nasceu esta sua arte:
“Devido a descendência japonesa, o origami me foi apresentado quando criança. O barco, avião, sapo, tsuru…mas confesso que na época só me entusiasmava pelo sapo. Sendo em três irmãos, a competitividade se fazia presente nas brincadeiras e o origami do sapo que pula fazia ficar divertida as tardes chuvosas. A busca pelo melhor papel (encontrado em casa), a dobra perfeita para o maior salto e a vitória…rsrs.
Bons tempos, como era fácil e barato se divertir.
Mesmo quando morei no Japão, não me interessei pelo origami embora sempre que via um, achasse legal, interessante mas uma coisa me “incomodava”, era a falta de uso. Deixe-me explicar melhor, e isso é a minha opinião somente. O que acontecia com a maioria dos origamis que via, é que depois que a pessoa o ganhava, ia direto para uma gaveta e ficava lá “guardado’ até amassar e ser jogado fora. Que triste fim, pensava eu.
Até que um belo dia, há poucos anos atrás, uma amiga me perguntou se eu daria uma aula de origami para crianças, coisa simples. Depois de relutar e dizer sim, fui fazer um intensivo na internet para preparar a aula e foi quando conheci as KUSUDAMAS e seu significado.
Kusudama:
“Kusudama em sua tradução literal significa “Bola de remédio (kusu=kusuri=remédio e dama=bola).
No japão, durante a Era Heian(sec.VIII à XII), havia o costume de pendurar saquinhos contendo ervas medicinais sobre a cabeceira das camas dos doentes.
Com o tempo, passaram a ser ornamentados e perfumados com ervas e fragrâncias.Servia também para afastar o mal e garantir a saúde das crianças.
Atualmente são usados em comemorações, decoração de ambientes e presente a pessoas queridas em votos de saúde, proteção e felicidade.
Os cristais dispostos nos móbiles montados por kusudamas, simbolizam a energia que sai do Kusudama. Como a água que escorre por um fio, os cristais representam algumas dessas gotas que concentram a brilham com a luz e passam pelas kusudamas em direção aos cordões.
Os cordões abaixo da kusudama, servem para distribuir e espalhar essa energia, para pessoa ou ambiente, atraindo boas energias e harmonizando o espaço.”
Bom, dá para saber que o romance deu certo, a aula também, e os dois(eu e o origami) estamos felizes, obrigada.
Desde então, busco o origami que possa ser aplicado a vida, que seja útil, bonito, cheiroso e leve boas energias à todos.
Há pouco tempo comecei a desenvolver origamis de minha autoria, são kusudamas, envelopes, cartões, flores, enfim, uma busca pela expressão, um formato peculiar, um pensamento.
Estes são apresentados no meu blogue, que não podia ter outro nome a não ser Terapia do Papel.
Essa é a minha terapia e minha forma de levar ao mundo, através das dobras, sejam em papel, tecido ou outro material, a arte do origami.
Flaviane
Assim, vamos conhecendo, admirando e aprendendo, clique aqui.
Norma
Comments
chica
Que legal isso! Trabalhar, moldar o papel é realmente uma terapia e dela, paciência requerida!
Beijos às duas,chica
Ilaine
Amiga!
Que interessante! Kusudama… que bom aprender tantas coisas. Lindos os trabalhos da Flaviane que, aliás, são para ela uma terapia.
Obrigada, Norma, por nos mostrar mais este blog/Arte!
Abraços e carinho
da Ila
Flaviane Koti
Bom dia Norma!
Esse projeto é muito bonito. Dá oportunidade a muitas pessoas de conhecerem as mais diversas artes, e me sinto honrada em poder fazer uma pequena parte dele. Agradeço a oportunidade e gentileza.
Parabéns mais uma vez pela iniciativa.
Bjs e um ótimo dia pra vc.
Yasmine Lemos
Que herança maravilhosa,corre no sangue.Belo trabalho e arte acima de tudo.
beijos e parabéns Flaviane!
Manuel Marques
Muito interessante.
Beijo.
Beth Q.
Já fui lá conhecer esta bela artista, adorei!
beijos cariocas
Toninho
Como faço sempre, estive por lá e viajei pelas postagens e sai grato pela indicação Norma. É muito interessante como a Flaviane se doa pela arte do Origami,lhes dando vida,cor e cheiro.
Grato mais uma vez por uma bela indicação.
Uma linda semana a voce.
Parabens a Flaviane e pela partilha.
Meu terno abraço amiga.
Bjo.
Calu
Sou apaixonada por origami, mas nunca consegui passar das figuras básicas.Tenho um móbile de tsurus lindinhos que ganhei duma amiga habilidosa como a Flaviane.
Tô indo lá conhecer mais esta artista.
Boa semana e bjos às duas.
Calu
Teresinha Ferreira
Olá Norma,
Adoro origami. Que trabalho lindo!
O blog é fantástico. Mais uma vez, obrigada por nos mostrar blogs interessantes.
Beijos mil
Norma Emiliano
Mais um dia de compartilhar que agradeço. Hoje, especialmente a Flaviane que nos possibilitou caminhar um pouco por sua história e todos que aqui compareceram.
Quarta retornamos com mais um artista.
bjs
Élys
Um pouco atrasado, mas aqui estou. Bom que a Flaviane encontrou uma motivação maior para os seus origamis.
Beijos.