Cada dia…Socorro
Ao nascermos penetramos numa história; afetos se entrelaçam construindo uma teia que nos liga transgeracionalmente. O fenômeno de criatividade representa a vida, através da palavra. A narração” funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização”. Coelho
Hoje, quem nos traz sua criatividade é Socorro, do blog seguindosuaspegadas.
SAUDADE DELES
Vez em quando reviro as páginas dos velhos álbuns para viajar gostosamente pelo passado. E lá no passado, encontro tantas pessoas que dividiram comigo momentos inesquecíveis. Algumas estão distantes, mas, poderei vê-las de novo, outras, no entanto, já fizeram a passagem para a vida superior, e somente no passado, poderei encontrá-las… Ali, nas fotografias.
A alegria, a juventude, a saúde, a vida, estão lá estampadas, nas páginas dos meus velhos álbuns. A emoção desses momentos é tão intensa, que às vezes me emociono seriamente.
E olhar os álbuns, desde sempre, me fazem sentir muitas saudades deles, dos dois. Nas imagens em que nossa família está junta, por ocasião das festas de Natal, da Páscoa, ou de qualquer comemoração, eles não estão lá, nunca estiveram.
Foram-se tão cedo. Eram tão novos ainda. Nem esperaram que eu nascesse. E deixaram, com certeza, um lugar vazio, não somente nas fotografias, mas especialmente, na minha vida.
Gostaria de tê-los conhecido. Sei que foram pessoas honradas, e que viveram honestamente.
Por vezes os imagino, e os ouço falar, e suas vozes me parecem tão doces, e tão carregadas de carinho. Como me fez falta o olhar terno, a cumplicidade, o orgulho de me ver como um troféu, pois é assim que os avôs vêem os seus netos.
Os meus avôs, Pedro e Manoel, não os conheci. E quando me deparo com retratos de famílias, sempre me bate uma saudade deles. Sinto que ficou uma lacuna na minha vida, e que parte da minha história se foi com eles.
Não vivemos nada, não fizemos história, mas, sei que trago no sangue, que me corre nas veias, tudo que eles puderam me deixar.
E a eles, dedico a minha eterna gratidão, e a minha eterna saudade, que não posso matar, nem sequer olhando uma fotografia, pois que não existem. Não sei como eram seus rostos, seus traços, o sorriso, a cor dos cabelos… Mas, mesmo assim os sinto vivos, dentro do meu pensamento, pois em mim, eles se perpetuaram.
Por Socorro Melo
Comments
chica
Lindo carinho da Socorro pelos avós que nem teve o chance de conhecer. Lindo texto, linda história! beijos às duas,chica
Beth Q.
Bom dia Norma!
Socorro, esta escritora delicada, sabe deixar nas palavras o que vai dentro de sua alma.
Aliás, o texto tem muito a ver comigo também, pois através de fotos e estórias contadas é que conheço meus avós. Não tive o privilégio de conhecê-los pessoalmente, mas bem como Socorro disse, estarão se perpetuando sempre em nossas mentes. Que lindo!
beijos cariocas para as duas
Lizete Ferraz
Que lindo, Socorro, e me tocou muito, pois como voce, um dos meus avôs nem cheguei a conhecer, e o outro faleceu quando eu ainda era muito pequena, apesar de me recordar de seus traços. Linda e emocionante história.
Norma, voce se esqueceu de linkar o blog dela.
Um grande beijo, nas duas!
Valéria
Oi Norma!
Que belo texto cheio de sentimento por pessoas que foram importantes mesmo sem que se tenha conhecido. É o amor e o carinho ímplicitos nos laços familiares.
Beijinhos pras duas e um bom dia!
Élys
Um texto que comove pelo carinho e amor demonstrado pela Socorro aos seus avós.
Um abraço para Norma e Socorro.
Toninho
Belas lembranças a Socorro nos remete.os albuns de familia realmente criam esta emoção de alegria e lagrimas e quando temos datas especificas estas incomodam mesmo. Grato a Socorro por mais uma vez compartilhar conosco suas emoções.
Parabens Norma cada vez mais minha admiração.
Meu abraço carinhoso.
Amanhã tem mais.
Bju.
Hoje postei o meu texto em minha pagina falando mais uma vez da importancia de seu blog.
Roselia Bezerra
Olá, queridas
Conheci todos meus avós… não os bisavós… mas a avó doce e materna se foi quando tinha 7 aninhos e não me recordo dela… Pena!!!
Só sei que tive duas santas avós… intercedem por mim noutra dimensão hoje em dia…
Lindo conto permeado de ternura de neta…. Parabéns!!!
Bjm de paz às duas
Nina
ahhh Norma, essa é mais uma das tuas lindas séries?.. emocionante como sempre.
Socorro, entendo o que vc quer dizer, viu querida? tbm sinto mt saudade de certas pessoas daminha familia, tem umas que ficam pra sempre marcadas na alma, sem mesmo, termos conhecido.
Maria Emília Xavier
Saudade é um sentimento tão forte, que até mesmo sem viver alguns acontecimentos, ela sai entrando por dentro de nós e nos toma. Lindo texto Socorro.
Denise
Não ter conhecido seus rostos, ouvido suas vozes, sentido seus olhares, Socorro, te faz criar amorosamente as imagens que teu coração sente.
Muito bonita essa viagem que vc faz e reencontra seu passado, pude sentir que para além dessa falta, te sobra carinho pelas recordações felizes.
Beijo pra vc, adorei te ler!
Bjos Norma!
josé cláudio – Cacá
Das pessoas que guardo tanta saudade, os avós estão nos primeiros lugares. Especialmente os maternos que não conheci e a minha mãe contava tanto deles com um carinho todo especial. Só há uma única fotografia. Bela a sua homenagem , Socorro. Abraços. Paz e bem.
Socorro Melo
Olá, meus amigos!
Muito grata pelas palavras carinhosas que me dispensaram.
Os nossos avós são especiais em nossas vidas, são ternos e carinhosos, por isso lhes devotamos tanto amor. Muitos de nós não chegamos a conhecê-los, mas, mesmo assim guardamos as imagens criadas pelas histórias que nos contam: assim foi comigo, e com alguns de vocês, como percebi.
Um grande abraço a todos
Socorro Melo
Evanir
Amigos são especiais ..
e mais especiais são aqueles que são amigos para sempre.
Assim como uma frase popular
Um amigo na necessidade de um amigo de verdade,
assim que deixar o seu amigo que sabe o quanto eles são importantes para você e você será sempre sua,
quando eles precisam de você .
Apenas como um amigo para Sempre.
Estou seguindo -te e te amando .
Convido a ler minha postagem.
Deixando meu eterno carinho.
TEm um mimo de Natal para você na lateral do blog.
Bjs no coração..
Evanir