Você aposentou?

 

Na teia relacional, as velhas relações têm uma vitalidade que apóia a vida; sem ela é mais difícil ficarmos vivos”. Hillman, 2001

aposentadoria2

 

De acordo com Giuillerman, a aposentadoria consiste na “brusca passagem de um tempo contratado e preparado (organizado em torno do trabalho) para um tempo livre e pode resultar em uma verdadeira desorientação temporal”. Ela requer um condicionamento mental e social, que a grande maioria das pessoas não possui. Assim sendo, é uma etapa extremamente importante na vida dos indivíduos, pois não só coincide, para muitos, com a presença do envelhecimento bem como, é também um marco de mudança na dinâmica da família, o que implica em novos hábitos não só daquele que esta se aposentando. É uma etapa que exige preparação.

 

Diante  do exposto  como você vivencia este momento ou o projeta?

Norma Emiliano

Imagem google

Comments

  • chica
    Responder

    Aqui em casa foi tudo normal, não teve stress algum. O marido aposentado se adaptou às “normas da casa”,rs e tudo deu certo! Tri legal!

    beijos,linda semana,chica

  • Adao Braga
    Responder

    Aqui ainda não há ninguém aposentado(a), e, a única preocupação é pagar mensalmente a previdência, que meu pai sempre exigiu que eu pagasse, e até, recentemente, nunca havia feito.

    É que, só se pensa no pagamento de INSS para aposentadorias, mas, acidentes acontecem, invalidez aparece, e devemos pensar sim em como está precavido para tais situações e circunstâncias.

  • Teresinha Ferreira
    Responder

    Ai meu Deus!!!
    Aqui em casa não tem ninguém aposentado, mas fico pensando sobre isso e espero que dê tudo certo quando chegar o momento.
    Interessante, hoje na minha coluna estou falando sobre o ato de envelhecer. Está tudo interligado e as preocupações estão presentes com novos hábitos e aceitação.
    Beijos mil

  • anne lieri
    Responder

    Oi Norma!Me aposentei em 2009.No começo eu adorei mas hoje ando mesmo me sentindo um pouco inutil,sabe como é?…rss…um ótimo texto pra refletir!bjs e obrigada pelo selinho da BC.Já postei na minha pagina de presentes.

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Anne
    Aí que mora o “perigo”. É preciso se ter um projeto para pós aposentadoria, pois para muitos o trabalho ocupa o seu próprio SER.
    bjs

  • Toninho
    Responder

    Quando ingressei no mercado de trabalho lá no ano de 1971 na area industrial, todos ja diziam daqui a 25 anos vamos aposentar pela especial, o que para nós significava estar na idade de 40 anos.Otima idade para tal quando a media de idade era de 70 anos.As vezes pensava que era muito distante para pensar e quando esta se apresentou, parecia um monstro saindo de uma caverna. Hoje vejo os amigos da epoca aposentados e alguns perdidos sem horizonte. Não viveram, ficaram só para o trabalho e nao se prepararam para esta mudança.Alguns ate pediram para voltar e acham que vao atrabalhar ate morrer. Hoje as empresas tem alguma preocupação com este processo e buscam preparar as pessoas para a parada, mas há um sistema perverso, que faz desta uma assombração pelo lado material para alguns e para outros a falta de objetivo na vida apos aposentados. Mas creio que a familia sempre tem um papel fundamental nesta relação de não deixar que o aposentado estacione e puxe o freio de mão. Enfim Norma, aposentar é um premio que a pessoa tem saber olhar para nao se castigar. Depois de anos numa area de periculosidade, convivendo com mortes, e pessoas mutiladas pela enrgia eletrica, chegar aqui foi como uma vitoria.Mas sei que é preciso muita preparação pessoal. Mas é um tema para ser mais explorado, pois passa por uma serie de fatores, que ficaria aqui escrevendo um comentario mais longo do que ja esta. Quem sabe uma nova postagem?
    Um carinhoso abraço com minha admiração.
    Bjo.

  • Norma Emiliano
    Responder

    Como você diz, aposentadoria precisa ser prêmio e não castigo e para tal é necessário que novos significados sejam encontrados, além do trabalho ou mesmo numa nova diversificação do trabalhar.
    A vida sempre nos traz possibilidades e recomeços.

  • marli soares borges
    Responder

    Aposentar é ótimo, novos objetivos, novos horizontes, nova vida. Sabes, Norma, adoro ser aposentada. E nada de dizer que aposentado é inativo. Inativo, pra mim, é morto. Bjs

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: