Shakespeare e atualidade
Participei do Encontro de Formadores e Multiplicadores de Terapia de Família promovido pela ATF-RJ. Entre as diversas atividades, contamos com a presença de Fernanda Monteiro Professora de Literatura inglesa doutora e pós-doutora com pesquisa sobre o diálogo de ficcionistas brasileiros contemporâneos com a obra de William Shakespeare.
Observação: ficção no sentido de modelação de uma realidade.
Reescrevo parte de sua apresentação que despertou grande interesse de todos os presentes. Cenas Shakespearianas
Contexto
William Shakespeare (1564- 1616) Período de transição do Mundo Medieval para o Mundo Moderno)
Na Inglaterra, durante o período elisabetano que houve a possibilidade do esboço do projeto do futuro império britânico. Shakespeare é contemporâneo desse momento. O teatro shakespeariano articulou a reflexão sobre essa nova constelação de poderes imperiais e de trocas econômicas e simbólicas.
Poeta e dramaturgo trabalhou com a linguagem, “criou palavras novas para antigas histórias, reinventando inúmeras possibilidades de representação do humano.”
O teatro à época de Shakespeare tinha uma estrutura peculiar: palco nu, o público ficava ao redor do elenco, vendo o ator em todas as dimensões. Seu texto é simultaneamente descritivo e narrativo. A linguagem era responsável por tudo ( caracterizava os personagens, ferramenta de construção cênica). Teatro da Palavra
Obra:
38 peças de teatro
154 sonetos
Poemas narrativos
Os temas abordados pelo teatro: política, amor, poder, sobrenatural. Podia se falar sobre quase tudo.
Pelo contexto do evento foram selecionados cenas de peças que retratam relações de famílias e casais, sendo destacado Romeu e Julieta (1595) que nos possibilitou perceber o valor dado a inteligência da mulher e o casal como um dos espaços de encenação da individualidade e constituição da subjetividade moderna.
É considerado o maior dramaturgo da literatura moderna
Norma Emiliano
Imagem da internet pela busca google
Comments
chica
Com certeza, deve ter sido ótimo mais esse encontro e bastante interessante com esse tema! bjs, linda semana! chica
Clara
Shakespeare é eterno… E como nos encanta! Mesmo com seus dramas, o encanto ainda é maior de todos.
Esse encontro deve ter sido maravilhoso!
Uma linda semana, beijos!
Toninho
Poxa Norma deve ter sido muito interessante ouvir as reflexões sobre a sociedade por uma pessoa assim bem formada. Li um pouco dele em obras da Historia do Teatro Vivo uma linda coleção dos anos 70 e 80 como Macbeth e Hamlet eu li com muito entusiasmo, mas com uma reflexão á luz da formação de uma sociedade deve ser bem mais interessante. Eu já reli estes dois.
Bom voce compartilhar estas suas participações e nos dando dados bibliográficos para mais informações.
Valeu Norma e uma boa semana de novidades e inspirações.
Meu abraço.
Beijo de paz.
Élys
Retorno e agradeço a sua visita e de fato este encontro deve ter sido maravilhoso.
Um abraço,
Élys