Plantio
No canteiro da vida escolhemos as sementes, cultivamos o solo e colhemos os frutos.
*
Entre a emoção e a razão encontra-se a possibilidade do equilíbrio relacional. Ao longo da vida, construímos nossa bagagem com crenças, valores, expectativas resultantes das interações primárias e experiências significativas. Essa (bagagem) constitui- se em referenciais para nossos pensamentos e comportamentos. Assim sendo, em todas as áreas da vida teremos um pano de fundo nos norteando e, algumas vezes, sem que seja clara essa influência.
Nas relações podemos reforçar atitudes que nos desagradam (negativas) ao revidarmos com “a mesma moeda”. Neste sentido, realizar um bom plantio é agir conforme o que cremos ser melhor, independente das críticas e/ou ofensas. Não ser reativo, ou seja, ter controle emocional para agir e não apenas reagir às situações.
Esse controle não é simples, uma vez que é necessário que se tenha um bom conhecimento sobre si mesmo em relação aos conflitos internos passados para poder reconhecer quando eles se atualizam nas relações presentes.
Norma
Um adendo- Hoje é dia da Poesia e registro minha homenagem aos poetas com uma frase que trouxe do blog da querida Yasmine.
“Respirar poesia é negociar com a dor”.
Comments
Yasmine Lemos
Como é dificil alcançar este equilibrio, um campo minado dentro de mim…
meu beijo bom dia!
chica
Requer realmente um bom equilíbrio e ponderação ao escolher as sementes para plantar! Linda reflexão! beijos,chica
Denise
O autoconhecimento leva ao autocontrole emocional…embora o caminho não seja simples mesmo, é avançando e retrocedendo que caminhamos para a conscientização de quem somos e aquilo que precisamos mudar pra obter o que desejamos…harmonia, paz, serenidade…
Um ótimo dia pra todos!
Bjos, Norma!
anne lieri
Norma,uma bela msg que nos faz refletir! Temos que nos aceitar primeiro para ter um bom equilibrio emocional!bjs,
Calu
Este é uma aprendizado que requer mais força de vontade do que a costumeira usada em situações mais rasas.O autoconhecimento e o controle sobre ele é tarefa de formiguinha;todos os dias um pedacinho deve ser tecido.
Bem importante reflexão vc nos trouxe, Norma.
Bjos,
Calu
Roselia Bezerra
Olá,querida Norma
Sabe, penso que, para mim, foi esse misto de adrenalina (razão x emoção) que me impulsionou a lutar firme para vencer-me…
Não vivi nem vivo uma vida sem graça (sem este procurar o equilíbrio)!!!
Bjm de paz e bem
Beth Q.
Por isso acho que uma pessoa que está envelhecendo, tem o dever de crescer também, esquecer certos atos do passado, sem maturidade e cheios de ânsia, para dar lugar ao entendimento, conhecimento das coisas e das pessoas, um certo autocontrole para não falar e magoar, não deixar a emoção sobrepor-se à razão. Assim é bonito envelhecer.
bjs cariocas