Fênix

No ano de 2024, tive algumas perdas de pessoas, umas próximas e outras distantes, mas sentidas com intensidade, levando-me a refletir sobre a vida como um sopro que dá começo e fim a existência.

Quando vamos envelhecendo temos a sensação de menos tempo e que o fim está próximo gerando ansiedades e medos.

Segundo Carvalho & Coelho, em Mulheres na maturidade e queixa depressiva: compartilhando histórias, revendo desafio (2006), o envelhecimento é o enfrentamento de sucessivas perdas reais e simbólicas.

O amanhecer, após a Pandemia, me trouxe novos hábitos e sentimentos. Quando desperto faço um relaxamento ainda deitada num respiro ritmado espantando os maus pensamentos. O bem-estar, que sempre priorizei, passou a ser minha meta diária na organização, ritmo das minhas atividades e a escrita meu carro chefe na companhia principalmente da poesia. Como diz a música Tocando em frente ” ando devagar porque já tive pressa”.

Quero, almejo usufruir, no passo a passo, o sabor dos meus dias e não me deixar levar pela violência que impera no mundo, pela ocupação desnecessária e por pensamentos negativos. Renascer das cinzas como Fênix é manter o desejo e esperança, apesar de…

Observação: Fênix, segundo relataram Heródoto ou Plutarco, é um pássaro mítico, de origem etíope, de um esplendor sem igual, dotado de uma extraordinária longevidade, e que tem o poder, depois de se consumir em uma figueira, de renascer de suas cinzas. Fonte

Grata por estar aqui. Você é sempre muito bem-vindo.

Comments

  • Maria rodrigues
    Responder

    A vida passa num ápice, é realmente importante saber aproveitar o melhor possível cada dia que amanhece, tentando sempre encontrar a nossa paz interior.
    Interessante e reflexivo texto.
    Beijinhos

  • chica
    Responder

    Norma, a vida realmente anda muito louca e se nos entregarmos às emoções de tudo o que vemos que nos deixa triste, pior ainda,não? Muito boa tua postura de vida e diante dela! Linda semana e vamos que vamos! beijos, chica

  • ana paula
    Responder

    Norma, tão sensível e delicada a tua escrita. Mostra a vulnerabilidade que todos estamos, jovens ou não, esse sopro que inicia e finaliza não tem idade.
    Gostei imenso de ler os teus rituais para o bem viver. Precisamos mesmo de um tanto de proteção para o nosso bem estar neste mundo tão conturbado.
    Que teu coração tenha conforto e abrigue com alegria a recordação das tuas pessoas queridas que se foram.
    Boa semana!
    Beijo, ana paula

  • toninhobira
    Responder

    Perfeito Norma. Somos colhedores de perdas e insubstituíveis transcendentais seguimos pela vida numa verdadeira escola. Viver e viver pela felicidade e nem sempre nos damos fé do que seja está felicidade. Com o tempo nos tornamos colhedores de perdas e vamos ficando tropegos e tortos para um lado, onde guardamos nossas lembranças de coisas e pessoas.
    Mas viver é lindo. Ser resiliente e Fênix nos leva a gozar melhor e mais a vida.
    Bjs e feliz semana.

  • Emília
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Excelente texto reflexivo e tão verdadeiro.
    A vida depois de uma determinada idade deve ser vivida com paz interior, relaxando sempre que possível e desfrutada da melhor forma possivel, arranjando alternativas para para nos ajudar a sermos felizes.
    Beijinhos e boa semana.
    Emília

  • Valdelice Nunes
    Responder

    Tantas vezes é preciso reunir forças e seguir como se nada nos abalasse,não mesmo?
    Os desafios são muitos,basta ouvir a voz da intuição e viver dia após dia.
    Abraços
    Gratidão pela presença no Poetizando.

  • Ane
    Responder

    Eu concordo muito com você! Esta atitude de positividade na vida é importante demais, ou acabamos mergulhadas na ansiedade e stress do cotidiano! Beijos nas bochechas! 🙂

  • Vanessa Vieira
    Responder

    Renascer assim nos faz tão bem! Precisamos desse ânimo da vida para seguirmos vivendo e reconectando nossos caminhos!

    Adorei ler tua postagem! Um abraço, minha querida!

    https://www.pensamentosvalemouro.com.br/

  • Anete
    Responder

    Gostei de refletir com você aqui. Precisamos mesmo de relaxamentos e cuidados com a mente, devem ser treinamentos diários, principalmente, trazendo a realidade da Palavra de Deus nesses momentos. Assim, enfrentamos o dia a dia com mais leveza e renovações.
    Viver é um mistério, uma arte e um desafio.
    Bjs

  • Juvenal Nunes
    Responder

    O ser humano pode recuperar de algumas mazelas, mas não tem o poder de renascer das cinzas.
    Resta-nos a consciência que a idade nos traz e que nos leva a ter outros cuidados no dia a dia.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: