A escuta transformando vidas
Uma breve entrada no cap. 3 Aprendendo a escutar
“Quando você escuta os sussurros que a vida dá, ela te presenteia“. Cuidar do outro é relacionar-se, é escutar”. “Ana Cristina Dunker
No livro O Palhaço e o psicanalista, de Christian Dunker (psicanalista) e Claudio Temas (palhaço), o tema abordado é sobre a escuta e sua importância na forma como ocorre nas relações humanas, destacando-se como escutar o outro e aprender isto com o outro.
Neste capítulo 3 Aprendendo a escutar, os autores citam Freud (psicanalista), que dizia que a escuta é a arte de transformar o sofrimento neurótico em miséria ordinária.
Em relação à arte do palhaço, a escuta é “transformar a miséria ordinária em preciosa experiência de vida” (p.25), ou seja, o escutador está interessado em produzir no outro o riso, mudança de atitude com relação a si mesmo. Neste sentido, os autores concordam que a arte da escuta do outro começa pela possibilidade de ouvir a si mesmo.
“A escuta não é uma questão de telepatia”, portanto observam que o psicanalista deve se submeter a sua análise, e o palhaço passar por uma intensa experiência existencial em sua formação no decorrer da sua prática.
“Escutar-se é desconhecer-se. Despir-se do conhecido e das inúmeras versões que se faz de si mesmo”. P. 26
O livro tem com objetivo partilhar e transmitir o que os escritores aprenderam baseados em suas experiências, seus testemunhos, casos e em algumas generalizações. È um convite que os leitores possam conhecer suas histórias e possibilitar discussões sobre o tema, e assim encontrar sua própria forma de escuta.
Enfim, esta é uma temática instigante e profunda; são muitos os ruídos que interferem na escuta de si ou do outro. A escuta, mesmo que se esteja em silêncio, pode ser contaminada por pensamentos dispersos, interferências do inconsciente ou por vozes do passado.
Referência O Palhaço e o psicanalista, de Christian Dunker (psicanalista) e Claudio Thebas (palhaço)- Como escutar o outro pode transformar vidas Ed, Planeta do Brasil- LTDA. SP
Um poema sempre em construção O que me dizes, ouço No silêncio Sinto a mim E a ti. No vai e vem, Vem e vai Nos conectamos Caminhamos juntos. Descontruimos nós Co-construímos Novas paisagens E ouvimos a voz Dentro de nós. Norma Emiliano
Comments
Ryk@rdo
Acredito que seja um livro muito interessante de ler
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
chica
A vida teima em nos falar e recados dar e tantas vezes, nem os consideramos! Linda tua poesia também! beijos, tudo de bom,chica
toninhobira
Grato pela partilha deste livro com suas analises e ilustrações.
O tema é mesmo interessante sobre a comunicação onde o escutar cobra uma arte, uma sabedoria. Ai somos levados à reflexão do uso da palavras, que melhor possam traduzir nossos pensamentos e ou desejos. Aprender a escutar sem ser mero ouvinte, reside uma infinidade de situações, que pode se fazer coadjuvante no processo de reconstrução ou reposicionamento. Quanta arte vemos num palhaço quando se doam às ações hospitalares de resgatar o riso nos fragilizados pelas doenças.
E seu poema Norma, ficou o máximo com sua arte cada vez mais refinada.
Show amiga.
Beijo e paz no coração.
Rosélia Bezerra
Boa tarde de paz, querida amiga Norma!
Quando li há anos um ensinamento espiritual, fiquei muito contemplada pois temos dois ouvidos e uma só boca.
A necessidade de ouvir e ser ouvido é inerente ao ser humano.
São muito poucos os que têm o Dom da escuta.
Que saibamos ouvir para sermos ouvidas!
Tenha dias abençoados com saúde, paz e Amor!
Beijinhos carinhosos e fraternos
Ailime
Boa noite Norma,
Apresenta-nos e reflete sobre um livro que deve ser muitíssimo interessante.
A escuta é um dom. Nem sempre sabemos ouvir o outro nem a nós próprios e como é importante saber ouvir. Decerto muitas atitudes em nós mudariam para melhor.
Grata pela partilha.
Beijinhos,
Ailime
Maria
Parece ser um livro muito interessante.
É importante saber ouvir os outros e a nós próprios e principalmente, os avisos que a vida nos vai dando.
Obrigado pela partilha
Beijinhos
Anete
Uma postagem que gostei imensamente de ler. Somos aprendizes e, quando ouvimos o próximo com o coração atencioso, a ajuda é mútua. Há multiplicação! O livro deve ser ótimo.
O seu poema diz tudo a respeito do trabalho da psicologia bem aplicada. É o amor em ação!
O meu abraço