Saúde, uma questão?
O dia 07/04 foi instituído como o Dia Mundial da Saúde.
“O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.” Fonte
No Brasil, assistimos diariamente, a forma como a população tem sofrido quando precisa de atendimento médico e hospitalar apesar dos serviços de Postos, Centros de Saúde, Consultórios Particulares, Ambulatórios de Hospitais, Pronto Socorro, Emergência, Ambulatório, Consultório de Clínicas e Farmácia.
Desde a Constituição de 1988 a saúde foi considerada um direito de todos conforme Art. 196:
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços parasua promoção, proteção e recuperação.”
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado para tornar o acesso gratuito de todo cidadão à saúde.
Vivemos um grande paradoxo, tendo em vista que “apesar do investimento substancial em saúde nos últimos anos, o Brasil é um país onde a população paga de seu próprio bolso mais de 50% dos gastos no setor”. Fonte
Assim, surgem os seguintes questionamentos: Porque tanta privatização? Por que não se tem uma rede de saúde preventiva, com prevenção de doenças e cuidados com a saúde de uma forma mais ampla?
Imagem google
Norma
Comments
chica
Saúde, uma problema a ser MUITO BEM REPENSADO pelos governos! Está muito ,muiiiiiiiito, muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mal aqui no Brasil!
Pena! beijos,chica
Manuel Marques
“Gozai a vossa bela saúde; só é jovem quem passa bem.”
Manuel Marques
Já Voltaire dizia : “Gozai a vossa bela saúde; só é jovem quem passa bem.”
Beijo.
Roselia Bezerra
Olá, querida Norma
A saúde está por um triz… feliz de quem pode pagar um Plano de saúde e desfrutar dele e, assim mesmo, esperar 2 ou 3 meses pra marcar uma consulta…
Bjm de paz e pascal
Calu
Estes “por quês” nos acompanham há pelo menos dois séculos, Norma.Temos sim, de estar trazendo sempre este assunto à baila pra que tudo o que acontece de errado não acabe passando por normal.
Bjos e boa semana.
Calu
Teresinha Ferreira
Olá Norma,
Pois é, adoraria NÃO ver tantos problemas em relação a saúde por esse Brasil afora… Adoraria VER pessoas sendo atendidas de imediato…Sem tanta demora e descaso com o ser humano…
Espero que os responsáveis repensem e façam algo digno para o próximo.
Beijos mil
Norma Emiliano
Teresinha
A saúde como direito de todos foi uma conquista dos movimentos populares, penso que precisamos nos unir nesta luta para que o que está escrito nas leis seja cumprido.