Preconceito
Imagem do site
“Outro dia, após uma conversa com a Marina, minha filha, decidi que vamos por em discussão urgentemente (mesmo antes da reunião periódica com os roteiristas), um tema que está me pondo preocupado: nosso aparente preconceito contra as loiras.
Veja só: a nossa estrela, Mônica. É morena. Sua melhor amiga quase empatando na preferência dos leitores, a Magali, também é morena. A Rosinha, dona do coração do Chico Bento, é morena. As mães de praticamente todos os personagens, são morenas. A Maria Cebolinha… morena. O Cebolinha, o Cascão, o Do Contra, o Nimbus, o Titi… todos morenos.
As adultas Tina e Pipa? Morenas.
Sobram honrosas exceções: o Franjinha, que nasceu loiro porque eu não tinha tempo de ficar pintando o cabelo dele (ainda não tinha equipe para me auxiliar), e o Rolo, com uma esquisita cabeleira encaracolada azulada meio fora de propósito.
E as não morenas?
Tem a Carminha Fru-Fru, aquele poço de petulância e antipatia.
Tem a Denise, toda fofoqueira.
Tem os meninos Reinaldinhos, Ronaldinhos e outros inhos, metidos a galãs, machõezinhos, todos loiros.
Ah, sim. Tem mais uns personagens com cabelos claros. Naturalmente secundários, como o Xaveco e o Zé Lelé… mas estes não contam.
Estamos falando de loiras.
Buscando a loira “alfa”, líder, bondosa, carismática, referência, que me parece ainda está para sair do lápis.
Assim, em defesa das loiras apartadas, esquecidas, magoadas, preteridas… sugiro uma discussão urgente para discutirmos essa falha na composição do nosso universo ficcional.
Porque… o mundo… não seria o mesmo sem as loiras. Como dizem músicos e poetas.”
12 de novembro de 2008
O que você pensa sobre este preconceito?
Comments
chica
Esse preconceito é tolo e bobo como todos os demais, mas existe, acho que mais na imaginação e em brincadeiras…Tomara! beijos,chica
Yasmine Lemos
rss eu sou loira falsa rss meu cabelo mesmo é ruivo.Adorei o post.Existe é estigma ,rotulo e cá pra nós tem cada figura …Acho bobagem esquentar , tem que levar na esportiva e seguir em paz
beijão Norma
Ana Karla – Misturação Misturão
Será mesmo um preconceito?
Eu como loura natural, sinto sim um preconceito quando digo que sou natural. Ninguém acredita.
Estou cansada de entrar nos cabeleireiros e entre amigos também, e me perguntarem qual a cor que uso, que minhas luzes são lindas…
Bom, mas o caso é que tá faltando mesmo uma lourinha nos quadrinhos.
Apoio.
Bom final de semana Norma.
Xeros
Valéria
Oi Norma!
Todo preconceito é burro! E não estou me excluindo do rol dos burros, pois quando menos espero estou lá dando uma infeliz opinião.
Beijinhos e um lindo fds!
Meri Pellens
É verdade. Tem o preconceito, sim. Estou nem aí, sou loura falsa assumida kkk…
Bejinho e muita paz, Norma querida.
Èlys
Sou contra todo e qualquer preconceito, mas nesse caso vejo que é apenas uma brincadeira.
Tenha um bom fim de semana.
Beijos.
Manuel Marques
“O preconceito é filho da ignorância.”
Beijo e bom final de semana.
Toninho
Preconecito é coisa odiosa em qualquer sentido. Muito sem graça penso que esta coisa de loira nao seja um preconceito e sim mais uma brincadeira sem graça. Porque as loira estão em alta nas TVs e cinemas.Logo…
Mas boa esta do Mauricio em auto analise.
Um abração amiga.
Mara Emilia xavier
Eu nem sei bem se é preconceito, inveja, vontade de ser, biotipo dos latinos, sei lá mais o quê. Apesar de ter cabelos negros, meu filho e minha filha também e estar satisfeita como somos,acho lindo cabelos amarelos, cabelos castanhos claros mesclados de amarelos… Para mim tem tanta morena e ruiva mais “loura” que as próprias “louras” tão depreciadas. Acho que essa “brincadeira” remonta a questão das diferenças e a menos valia que os Latinos têm com relação aos Nórdicos.
Lizete Ferraz
Ri do cometário da Valéria.
Sabe que eu acho que isso nasceu por puro despeito das mulheres de cabelos escuros? hahaha!! e explico.
Nasci com os cabelos escuros, mas quando me casei percebi que meu marido adorava as loiras. Com a desculpa de fios brancos, corri fazer luzes (risos). Brincadeira. Comecei a clarear os cabelos pq começou a nascer mesmo fios brancos e luzes são assim, na primeira é só um pouquinho de fios, na segunda, mais fios, e qdo voce percebe, virou loira. Mas aí percebi que como loira, chamava muito mais atenção. É fato. Já escureci o cabelo novamente e clareei depois de novo. E mesmo já não mais novinha, percebi que o loiro chama sim mais aten~ção. Então, fica quase que provado que foram as morenas que criaram este rótulo como um tipo de auto-defesa (hahaha!). Mas no fim, eles gostam das loiras e casam com as morenas, não é mesmo? depois, é só fazer luzes!
Puro preconceito! conheço loiras lindas e inteligentíssimas.
Beijos, Norma!
Liliane
rs…
gostei do texto.
Mauricio é genial mesmo.
sou morena e acho que loiras e morenas têm o seu charme, cada uma a seu modo.
Mas preconceito começa as vezes como uma brincadeirinha, quando vê… já era.
Melhor melhor é tratar as pessoas com respeito,né
beijinho procê
obrigada pela visita no meu espaço.
Adorei, tava com saudade, viu.
rs