Formando mentalidades

Ônibus-696x334 (1)

Esta imagem revela muito sobre o Brasil.

A mentalidade é formada de crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas ou um indivíduo, ou seja, é o estado de espírito; maneira de pensar de uma época. “Especialista diz que a corrupção faz parte da mentalidade coletiva do brasileiro.” Reportagem aqui

Corrupção” é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. Etimologicamente, o termo ‘corrupção’ surgiu a partir do latim corruptus, que significa o “ato de quebrar aos pedaços”, ou seja, decompor e deteriorar algo.” Fonte 

Como mudarmos a corrupção no Brasil, quais ações precisam ser reforçadas, quais precisamos eliminar no cotidiano?

Li um artigo, de onde vem a imagem aqui exposta,  que discorre sobre como  a população brasileira participa da construção da corrupção, leia aqui.

Como você se posiciona diante desta realidade?

Norma Emiliano

Comments

  • misturebasblog
    Responder

    Triste a nossa realidade .Temos que desde pequenos com exemplos, mostrar pequenos gestos que podem ser corrupção. E não cometê-los, ensinar crianças a não fazê-los … bjs, chica

  • Élys
    Responder

    Pena que assim seja…Mudar situações como esta creio que seja pela educação desde os tempos de criança .Não só os pais devem fazê-lo ,mas acho que as escolas, também, devem estar preparadas também para ajudarem na educação.
    Um abraço.
    Élys.

  • toninhobira
    Responder

    Olá Norma!
    Falar de corrupção, é falar da família nos seus primórdios conceitos de pertence. A corrupção está enraizada no brasileiro creio eu, esta relativa ao dinheiro. Aqui tudo é burocratizado e assim começaram surgir corruptores e corruptos de um simples documento num cartório à um assassinato hediondo onde o dinheiro fazia a lei ou a pressa de liberação. Fomos e somos educados creio no sentido de respeitar o que é direito e o que é dos outros. Mas ao longo da vida muitos se perdem, seja pelo desejo de vida fácil e abastada ou usura mesmo. Chega ser vergonhoso conhecer o perfil de grandes corruptos e ficar imaginando porque querem ainda mais e mais a ponto de perderem toda decência e a moral. Dizem que a corrupção começou com o descobrimento, quando trocavam com os indígenas quinquilharias por riquezas desta terra seja mineral ou vegetal e até animal. É um mal enraizado e somente com muita educação e nivelamento poderá melhorar um pouco, pois não creio que seja extinta da sociedade brasileira e para tal, que as leis sejam aplicadas em sua essência no rigor. Outros dizem e afirmam, que todos são corruptos e o que diferencia é o valor da corrupção. Enfim creio que é um processo muito complicado instalado no seio da sociedade e que tomou forças astronômica a chegar nos absurdos que estamos vendo pelos noticiários, que envergonham e mancham a nação.
    Falei muito, mas este tema é complexo e cabe uma profunda reflexão sobre a Lei de Gerson, derrubar este desejo de levar vantagem sem o minimo de escrúpulo como esta imagem ilustrativa bem mostra um exemplo desta miserável Lei da vantagem. Cito as vagas de deficientes em estacionamentos, as filas de preferenciais em estabelecimentos, a falsa declaração de cor para as vagas em universidades federais e etc. Somos um país sem freio para esta coisa vergonhosa.

    Podemos e devemos sempre criar reflexões e debates sobre este tema.
    Boa postagem amiga.
    Bjs.

  • Norma Emiliano
    Responder

    Toninho, este tema é complexo, não há com falarmos em poucas palavras sobre o que é e o que nos desperta. Pincei algumas fontes justamente para ampliar essa nossa troca e não ficar só em “minhas verdades”. Grata pela sua participação.

  • AILIME
    Responder

    Bom dia Norma,
    A corrupção é uma realidade e não creio que seja característica apenas deste ou aquele povo. Nos últimos tempos temos assistido a grandes actos de corrupção em todo o mundo. Na origem estará a grande ambição das pessoas que não olham a meios para atingir fins. A educação das crianças no sentido de viverem sem grandes ostentações, aprendendo a partilhar com os carenciados, poderá de alguma forma ajudar a formar uma melhor mentalidade.
    Um beijinho.
    Ailime

  • Majo Dutra
    Responder

    Parece que a educação não basta, infelizmente… mesmo com 12 anos de ensino obrigatório, ou um máximo de 18 anos.
    Enquanto os governantes não forem impoluíveis e exemplares, é muito difícil criar uma sociedade fortemente deontológia, em que os infratores se sintam humilhados.
    Também sofremos do mesmo mal, exceto nos casos em que há multas pesadas.
    Neste assunto, a pobreza é má conselheira.
    Verificamos que é nos paises mais ricos e desenvolvidos, com melhor qualidade de educação, melhores ordenados e melhor salário mínimo, que se podem vender jornais, sem vendedor…
    Um assunto muito pertinente e digno de todos os debates.
    Abraço, querida Norma.
    ~~~~~~~~~~~~~

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: