Castelos
*
No horizonte um castelo
Repleto de sonhos e idealizações
Menina, já ouvia
Lá mora um príncipe.
*
No imaginário, estava
a lhe esperar.
Quando o encontraria?
Ficava a pensar.
*
Adulta não abandona
o sonho, que não
se tornara realidade.
*
Da janela de seu quarto
a vida passava breve
Os dias floriam e se iam.
*
Em sua tela íntima
Havia um belo príncipe
E muitas crianças.
*
Na janela via o sol,
Via a lua e as estrelas
Sozinha aguardava
O belo príncipe chegar.
Norma Emiliano
O poema refere-se a uma época em que a mulher era criada para casar e ter filhos, que a jovem sonhava em encontrar seu par ideal, tendo como referência contos de fada e seu mundo restrito dentro do universo familiar.
Hoje, a sociedade tem outra dinâmica, mas o sonho do par perfeito se mantém. No entanto, as janelas para mundo são ilimitadas, pois a tecnologia coloca, apenas com o apertar de um botão ou simples click, o mundo ao alcance de todos.
A chamada “geração digital” vivencia a interação social de forma bem mais abrangente, contudo as relações próximas sofrem com a falta de intimidade no ambiente familiar, tendo em vista a reduzida comunicação ou troca de afeto. Por outro lado, nossa era com suas características da velocidade e consumismo, estimula a impulsividade, as relações superficiais, bem como a dependência da tecnologia, do virtual. Assim sendo, tanto aquela janela mencionada no poema quanto a favorecida pela tecnologia podem paralisar ( encastelar) os indivíduos na busca dos sonhos possíveis.
Como você vê o exposto aqui?
Norma
Comments
Rita de Cassia
Pois é, nesta era digital, alguns valores ficaram perdidos no meio do caminho, os sonhos de contos d fadas existem sim em muitas cabeças por aí. A realidade nua e crua judia de muitas pessoas, pois apesar de tudo, a sociedade ainda é machista.
bjs e excelente semana
Ritinha
chica
Ainda há até hoje as que ficam esperando (literalmente) da torre do seu castelo, o príncipe chegar…Mas nada fazem pra isso, pra que ele do castelo se aproxime. Outras, afoitas até invadem o castelo do príncipe que, de tão fácil a coisa, se enoja, usa, abusa e deu pras cuias,rs…
Manter um equilíbrio, não colocar a felicidade dependente de príncipes ou princesas, encarar a REAL e nela fazer de tudo pra manter um relacionamento legal, cumplicidade e amizade juntas.
Assim sonhos de castelos podem se realizar até em simples casebres…beijos,linda semana!
Élys
O progresso., através da tecnologia diminui o tamanho do mundo , aproximando virtualmente as pessoas, mas afastando-as do seus relacionamentos anteriormente mais próximos.
Creio que vivemos um momento de transição e que no futuro tudo se harmonizará e teremos ampliado os relacionamentos de uma forma bem mais fraterna.
Beijos.
Beth Q.
Nossa, que lindo post Norma, a começar pela imagem piscando que eu amei!
Seu poema traduz na mensagem abaixo a realidade daquelas que se encastelam e que vivem à espera do amor chegar e acontecer sem fazer laços, sem criar amizades e estender os braços pra vida. Conheço de perto um exemplo desses e a pessoinha sofre, já lhe demos as dicas, mas não quer seguir, então o jeito é deixar que descubra, talvez pelo sofrimento, né mesmo?
beijo carioca
Roselia Bezerra
Olá, querida Norma
Lendo o seu post atentamente, percebo que muito não mudou para certos corações… como o meu, por exemplo, só que mesmo vislumbrando príncipe… vejo bem o porte dele… não é qualquer ‘principezinho’ que abala as minhas estruturas encasteladas… será esta a diferença para o de antigamente?
Bjm de paz e bem