Em nome das mulheres

“A mulher tem uma única via para superar o homem: ser mais mulher a cada dia.” (Ángel Ganivet)

Neste dia de homenagens às mulheres podemos apontar para as diversas lutas que ao longo dos séculos ocorreram  e que nos possibilitam, hoje,  estarmos num outro patamar. No  filme As sufragistas vemos retratada uma época (início do séc XX) em que, indignadas com as diferenças sociais e, após décadas de manifestações pacificas, as mulheres passam a lutar agressivamente contra as opressões   e em prol da igualdade entre homens e mulheres.   Muitas foram as conquistas, mas a luta por direitos e igualdade ainda está longe de acabar

Nesta retomada do tempo, Simone de Beauvoir (1949) já possuía uma lógica própria de se colocar no mundo, e escreveu “O Segundo Sexo” ao perceber que nunca havia se perguntado: o que é ser mulher? Neste livro ela afirma que  as mulheres não nascem mulheres, mas se tornam mulheres, ou seja, que as características associadas tradicionalmente à condição feminina decorrem menos de imposições da natureza e mais da  cultura.  Na contemporaneidade, há todo um repensar sobre a qualidade de vida da mulher frente aos diversos papéis sociais  que desempenha (profissional,  mãe, esposa) .

Portanto, fica aqui minha sugestão de  reflexão:

Como as mulheres entendem  o seu papel na sociedade e como preservam sua identidade feminina?

Um feliz dia para todas.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Um belo tema pra oportuna reflexão nos ofereces!

    Feliz nosso dia! bjs, chica

  • Fabiana
    Responder

    Olá Norma!
    Que bela reflexão! Escrevendo nossos blogs, nossos pensamentos e nossas idéias é uma das maneiras de expressão de nosso feminino. Cada uma com suas vivências e aprendizagens, trocando idéias e crescendo culturalmente com a escrita e leitura!
    Feliz Dia das Mulheres!
    Beijos,

  • Marilene
    Responder

    Norma, realmente ainda há muito a ser conquistado, mas também muito já devemos a grandes mulheres, que se dedicaram a romper barreiras e garantir respeito aos direitos das demais. Todos os dias as mulheres merecem aplausos por suas jornadas duplas, triplas … sem esmorecimento. Oportuna postagem! Bjs.

  • Gracita
    Responder

    Uma reflexão excepcional. As lutas não foram em vão. Conseguimos galgar alguns degraus mas sabemos que o respeito aos direitos deste ser humano maravilhoso ainda requer de nós uma árdua batalha. Nos podemos nos deixar abater! Vamos em frente sem esmorecer
    Um feliz todos os dia para você que é uma GRANDE MULHER
    Beijokas

  • Toninho
    Responder

    Engraçado que tinha lindo esta postagem, mas devo ter sido interrompido na hora do comentário. Perfeitas palavras e reflexões nesta questão de lutar e se manter inteira em sua essência. As vezes se perde mesmo, mas há sempre uma rodada de saia para não perder esta. Haja luta amiga e creio que deve ser mais enfático na escolas e famílias.Não só contra as mulheres, mas contra todas as formas de discriminação e intolerância. Parafraseando Mandela ninguém pode nascer com concepções discriminatórias, isto se ensina voluntariamente ou não.
    Ótima homenagem com reflexão.
    Bjs

  • Toninho
    Responder

    Norma veja como colocar no blogue aquele Gadgets de assinar atualizações por email. Eu gosto pois assim fico mais em sintonia.
    Grato.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: