“O arquiteto sem diploma”
MARAVILHA- João de barro- Construção do seu ninho
Recebi por e-mail e compartilho
Em pesquisa na NET ampliei o conhecimento sobre esta ave.
“O joão-de-barro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme, encontra-se desde Minas Gerais e Mato Grosso até a Argentina, onde é conhecido como Hornero ( Ave da Pátria). Uma outra espécie habita o norte do Brasil e é conhecida como maria-de-barro, oleiro e amassa-barro”. Seu Ninho medi 30 cm de diâmetro na base. Paredes com espessura de até 5 cm.
São monógamos e os casais permanecem unidos por longo tempo.
Sua origem é explicada pelos indios avá guarani através de uma lenda.
“A jovem Kuairúi havia se enamorado de Tiantiá, um valoroso guerreiro. Queriam casar, mas o cacique Tabáire, pai de Kuairúi, não permitiu, porque a despeito de sua bravura Tiantiá não sabia construir uma cabana. Assim foram transformados em pássaros que ajudam um ao outro na construção do ninho”.
Norma
Comments
Yasmine Lemos
Lindo! Deus está nessas coisas
beijos
Beth Q.
São realmente lindinhos e por serem tão fiéis um ao outro, têm minha simpatia.
beijos cariocas
Adao Braga
De fato, este lado da vida do João de Barro é linda. Corre, no entanto, outra história de que fica violento, espanca, maltrata e mata. Basta desconfiar que ela piscou para outro!
Denise
Em criança, observei muitas casas (ninhos) sendo construídas..naquela época já me fascinavam essas imagens, assistindo ao vídeo, emocionei-me…e senti saudade da inocência dos olhos daquela menina…
Beijos, Norma, sempre contribuindo para boas reflexões!
Lisette Feijo
Maravilha, beijo Lisette.
Ieda
Que amados, fico admirada com as construções deles e mais agora conhecendo o carinho que teem um pelo outro. Só Deus para nos dar estes presentes. Venho lá do blog da amiga Rosélia, linda tua participação, parabéns. Ieda.
Toninho
Bela curiosidade do João de Barro, o pedreiro da floresta.
Um haikai ao João de Barro:
Belo Casebre.
pedreiro da mata que faz_
João de Barro.
Um terno abraço Norma.
Lizete
Nasci em Campo Grande, Ms, e este pássaro é muito comum por lá. Como em Campo Grande há muitas muitas árvores, voce vê muitos desses pássaros , pela cidade toda. Mas é lindo demais vê-los trabalhar na construção de suas casinhas.
Lindo post!
Bjs e um bom dia!