Blogagem coletiva -Teia ambiental

 

 Esta é a minha participação na blogagem coletiva  organizada pela amiga Rute do blog publicarparacompartilhar.

 

Teia_Ambiental_-_selo

 

Somos instrumentos

 

Encontramo-nos  em um momento histórico do mundo que urge mudanças.

Criar um melhor equilíbrio entre a sociedade humana e o ambiente requer esforços individuais e coletivos. A generosidade pode ser uma força poderosa de motivação às mudanças. Ser generoso no sentido de desenvolver recursos internos próprios, desempenhando um modo positivo de SER.

Ao cumprirmos nossa responsabilidade também cumprimos com nossa responsabilidade com a sociedade.

Nesse compromisso a auto reflexão e autodesenvolvimento podem  nos fornecer os instrumentos de que precisamos para contribuir. A boa intenção traz sinceridade às nossas ações e sustenta os nossos esforços.  A força criada pelas ações desperta um modo de SER.
 
Podemos ser o exemplo vivo na responsabilidade em direção ao bem-estar.

Confiar que “uma andorinha pode fazer  verão” é pensar que somos seres interdependentes e que toda ação gera uma reação.  Ações em pról a  um contexto mais harmônico fluirá em um circuito gerando as transformações que atendam às questões sócio-ambientais, voltadas à sustentabilidade.

Agora , para complementar, leia a lenda abaixo que recebi de uma amiga.

Conta certa lenda que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

– Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!

Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:

– Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram:

– Pode nos dizer como?
– É simples. – respondeu o velho – Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

“Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança.”  Albert Einstein

 

Norma Emiliano

 

Comments

  • Cris – CaFoFo online@
    Responder

    Eu faco minha parte nao comendo carne vermelha, mas sei é pouco (mas já é alguma coisa). A matanca de animais e da maneira que é feita, me deixa muito triste. Tenho economizado água também, uso o mesmo balde para a limpeza, antes trocava a todo instante.
    Muito bem lembrado, nesse post você pensou na vida, e nao apenas na família 🙂

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida
    Gosto muito dessa lenda e creio ser realidade mesmo…
    Estou cada vez mais independente e me sinto mais capaz…
    Sou uma andorinha por aqui em minha cidade mas não desisto… Um dia o verão surgirá pela dor….. já que não o é pelo amor…
    Bjs de paz e ecológicos.

  • She
    Responder

    Muito bom, Norma! Tudo que é positivo sempre vale de ser feito!
    Beijo, beijo!
    She

  • elaine figueira
    Responder

    Oi Norma, vim fazer uma visita. Estou um pouco desapontada com algumas (talvez muitas) pessoas que não estão sensíveis à sustentabilidade.

    E seu post me deu um certo alento.

    Obrigada,

    Elaine

  • manuel marques
    Responder

    Não conhecia a lenda,mas jamais a esquecerei.

    Beijo.

  • Manu
    Responder

    De facto uma mudança é necessária e essa mudança implica uma nova mentalidade que muita gente precisa de adquirir que é, «mude-se a si próprio», se muitos fizerem isso o mundo muda e todos beneficiarão.
    Gostei da lenda!
    Bjs,
    Manú

  • elaine figueira
    Responder

    Adorei você ter mencionado esta lenda. Também gosto muito, mas a conheço recentemente.

    Você me deu um alento. Estava um pouco decepcionada.

    Agradeço

  • Rute
    Responder

    Querida Norma,
    me perdoe a ausência aqui no seu blog mas foi geral, me afastei da net pelos vários motivos que mencionei lá nos comentários do PublicarParapartilhar.

    Gostei muito do seu texto pois mostra que de fato tudo se resume a vontade e perseverança. Por muito que nos digam que os nossos esforços são uma gota no oceano, ninguém pode negar que o próprio oceano é um conjunto de multiplas gotas.

    A nós só nos cabe o papel de sermos a gota limpida e cristalina, purificada de ações em prol da humanidade. Se servirmos como exemplo, muitas outras gotas farão um oceano saudável, um movimento em massa, uma onda gigante de sustentabilidade para que seja possivel continuar a existir vida na terra.

    É o chamado contágio do bem. Quer na ecologia como em tudo na nossa conduta. Vontade e perseverança de ser melhor e de fazer mais por nós, pela humanidade e pelo planeta.
    Mil beijinhos,
    Rute

  • Toninho
    Responder

    Pois minha amiga, sustentabilidade é a chave de todo processo e creio que numa força crescente neste sentido. Já tinha lido esta lenda e seu fechamento é a pura realidade,que podemos levar para todos os palcos destas vida. Quando escoteiro nosso lema: um por todos e todos por um, já me mostrava,como poderia ser aplicado ao longo da vida.
    Belo texto e com as reflexões precisas para um mundo melhor.
    Parabens.
    Estou atualizando neste espaço maravilhoso.
    Abraços e bju de luz nos seus dias na maior alegria na familia.

  • Lina
    Responder

    Olá, Norma! Pura verdade no seu belo texto!Quantas vezes queremos mudar o mundo e não começamos pelo mais próximo: nós mesmos!E como disse a Rute aí em cima, todas as gotas juntas podem formar um oceano. A nossa atitude deve ser um exemplo para os outros e às vezes um simples gesto chama mais atenção do que nós pensamos e “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, temos que ser perseverantes!
    Parabéns, gostei muito da sua participação!
    Beijinhos

  • Essência Estelar Maya
    Responder

    Olá Norma,

    Me desculpe estar vindo só agora, mas este mês de Julho estou entrando pouco na internet (férias dos meus filhos, portanto estou ficando mais tempo com eles).
    Adoro este texto, é FANTÁSTICO!!!
    Nos mostra que quando estamos firmes e convíctos em nossos propósitos, nada irá nos derrubar.
    Devemos manter a fé viva em nosso coração de que tudo é possível, e da mesma forma com nosso planeta.
    Por mais que muitos digam que uma simples atitude não fará diferença para o equilíbrio do planeta e até para a sobrevivência de nossa Fauna e Flora, NÃO devemos nos deixar abater.
    De gota em gota podemos fazer um Oceano!

    Um grande beijo em seu coração!!!

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: