Momentos de Inspiração 20ª Edição
Representação de um tempo
Esta imagem me reporta ao tempo da infância. Época na qual não existiam máquinas de lavar roupas e que, a maioria das famílias, residia em casas com um grande quintal.
As roupas eram lavadas em tanques, colocadas na grama para guarar e depois penduradas em longos varais.
Diariamente, pelas manhãs, eu corria a ajudar minha mãe. Sentia-me orgulhosa de ser útil e gostava de ver sua disposição para dar conta de todas as suas tarefas domésticas.
Esse foi um tempo, que muitas mulheres consideravam que sua principal tarefa era cuidar da casa e dos filhos e o homem era o provedor. Minha mãe fora telefonista, mas eu já a conheci como “dona do lar”. As funções da casa eram divididas entre ela e minha avó paterna, que ficava, principalmente, com a parte da alimentação, compras e preparação.
Eu gostava de participar de tudo com a curiosidade própria das crianças. Contudo, cada momento de vida fazem parte do meu álbum de memórias e foram e são significativos no desempenho dos meus diversos papéis ( mãe, profissional, mulher, avó, entre outros).
Somos parte da cultura, construimos história e somos construidos por ela. Assim, o ontem e o hoje se fundem aqui neste relato inspirado pela imagem proposta.
Minha participação no projeto da Irene
Norma Emiliano
Comments
chica
Ficou linda a mescla do ontem ,hoje e amanhã por aqui.Linda inspiração que essa imagem te touxe,Norma! beijos,lindo dia! chica
Roselia Bezerra
Olá, querida Norma
Era assim mesmo… e que tempo bom onde o anil era usado para clarear ao sol as roupas brancas… ficava lindo o azulzinho na água!!!
Tempo bom!!!
Ótimo recordar por aqui as artimanhas das mães de todas as casas… rs…
Bjm de paz e bem
Élys
Recordo bem este tempo, minha mãe lavando roupa , colocando no varal.
Saudades!…
Beijos.
sonia tolfo
E não é, Norma? Penso que todas nós passamos por essa experiência rica de auxiliar nossa mãe nas lides domésticas, e foi assim que muitas aprenderam a administrar seus lares.
Bons tempos!
Abraço!
Sonia
manuel marques
À quanto tempo! Saudades de passar por aqui.
Abraço
Norma Emiliano
Manuel
Você é muito bem-vindo.
abços
Toninho
Uma imagem e uma viagem num tempo feliz de infância com ótimas reflexões contextuais válidas, para caracterizar um tempo e comportamentos.
É lindo esta coisa da mente criativa com este remexer da memória.
Ficou lindo Norma e bem inspirada.
Parabéns amiga.
Bjo.
Pandora
Parece que essa imagem levou todo mundo para o reino encantado da infância… Que bom, os dias de criança sempre parecem os melhores vistos aqui dessa coisa terrível que é a vida adulta.
Clara
Na minha infância morávamos numa casa com um quintal enorme. E era assim mesmo… como era bom! Doces lembranças, Norma…
Beijos
http://blogsimpleseclara.blogspot.com.br/2013/11/quando-eu-crescer.html
marilene
É realmente a essas lembranças que a imagem nos leva. Uma época em que se “quarava” as roupas, que secavam nos grandes varais. E as roupas de cama eram todas brancas. Você me fez voltar à infância. Bjs.
Verena
Querida Norma,
Que bela a sua participação!
Lembro bem das roupas lavadas no tanque e postas para guarar ao sol
Fico com saudades da minha infância
Beijinhos de
Verena e Bichinhos
Samantha Culceag
Oie!
Adorei o seu texto, tem certas coisas que ficam na nossa memória e mesmo que pareçam insignificante para os outros, são especiais para nós!
Parabéns!
Samantha Culceag.