BC Meu autor Favorito
Esta é a minha participação na blogagem coletiva proposta pela Aleska. Cheguei até ela pela leitura da participação da amiga Calu do blog Fractuais de Calu e me animei.
Tenho vários autores que me fascinam, contudo Milan Kundera, arrebata–me de tal forma que sem dúvida alguma é a ele que vou destinar este post.
Imagem Google
O primeiro livro que li de sua autoria foi “Insustentável Leveza do Ser” que muitas vezes me reportei para reler trechos assinalados e transformá- los em frases de destaque, hábito que adquiri ao longo da minha vida e que depois transformei em frases de efeitos em alguns artigos que escrevi.
Sempre que tenho oportunidade é dele que falo e por ser muito apaixonada, principalmente por este livro, acabo levando outros a lerem. Por outro lado, já o emprestei a alguns pacientes.
Ludvik Kundera é um autor da Checoslováquia . Tem suas obras traduzidas em Portugal . Seus romances geralmente tratam de escolhas e decepções.
Sua obra mais popular foi ” A Insustentável Leveza do Ser” adaptada ao cinema em 1988 por Philip Kaufman. A história tem quatro protagonistas, Tereza e Tomas, Sabina e Franz, e “cada um experimenta o peso insustentável que baliza a vida, esse exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la. “
O outro livro que destaco é “A Valsa dos Adeuses” que traz uma significante reflexão sobre o ser humano.
“Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida, já é a própria vida.”
―Milan Kundera
Assim, tive mais uma oportunidade de participar na blogosfera de atividade destinada ao estímulo à leitura.
Obrigada Aleska por esta oportunidade.
Norma
Comments
chica
Ótima escolha e adorei a frase ao final. Profunda, linda!! beijos,chica
Aleska
Oi Norma! Muito obrigada pela participação, vou adicionar o kundera à minha lista de desejos, a frase que vc destacou foi muito marcante. Beijos!
Denise
Pois somos duas admiradoras, Norma!
Tenho comigo, dentre tantas que gosto, esta citação dele, e acho que a vc nem preciso explicar o pq…
“Os amores são como impérios: desaparecendo a IDÉIA sobre a qual foram construídos, morrem junto com ela.”
Beijos, um ótimo dia pra vc!
Ana Karla -MIsturação
Norma, A insustentável leveza do ser, eu vi o filme, mas com todo esse seu amor ao livro, confesso que fiquei balançada. Assim que houver uma oportunidade vou querer ler.
Vou buscar mais de Milan Kundera.
Xeros
Teresinha Ferreira
Olá Norma,
Que bela participação!
Já vi o filme, mas ler é outra coisa, né? É bacana ter um referencial para nos basear e poder ter essas frases de efeito nos seus artigos.
A blogosfera está fervilhando…O gosto pela leitura está a todo vapor.
Que bom!
Beijos mil
Beth Q.
Hummm, MKundera, realmente ele é grande!
Também curto muito seus escritos e este, talvez tenha sido o primeiro livro mais complicado que li na vida, mas gostei muito.
mega beijo carioca
Lúcia Soares
Nunca li Kundera, mas assisti “A insustentável leveza do ser”.
Interessante, Norma, que me pego pensando em um autor preferido e pensei não ter nenhum, mas assim que comecei a escrever, lembrei-me de 3 grandes autores que me mostraram muito, com seus livros.
1 – Harold Robbins
2- Irving Wallace
3 – Sidney Sheldon
São referências, para mim, de bons romances do mundo moderno.
Dos clássicos, só me lembro de Dumas e Victor Hugo, tão em voga hoje, por contas dos filmes. É difícil escolher entre muitos autores que me encantaram.
Beijo!
marli soares borges
Olá Norma,
Milan Kundera. Li vários livros dele, mas o que mais gostei, realmente, foi “Risíveis Amores”. Mas “A Insustentável Leveza do Ser” é um livro que merece a projeção que tem. Traz muitas lições de vida, e aprimora nossas percepções. É pra ler e reler e reler…! Bjs — Tbm vou participar da blogagem.
vera
Olá Norma.
Gostei muito de sua participação, ficamos conhecendo mais dos autores.
A Insustentável Leveza do Ser é um dos livros que já li dele. Fiquei curiosa para ler o livro indicado A Valsa dos Adeuses; Parabéns por sua participação.
Beijos
Também estou a participar.
Roselia Bezerra
Olá, querida amiga Norma
Não o conhecia mas vc me incentivou…
Bjm de paz e bem
Trícia
Soube hoje da BC e resolvi participar, estou visitando os participantes. Quem sabe acho sugestões interessantes não é?
Taí um livro que já tive curiosidade, mas nunca li “A Insustentável Leveza do Ser” quem sabe agora! 🙂
Abs!
luma rosa
Oi, Norma!!
Somente hoje estou conferindo os autores favoritos dos participantes da BC…
Li “A insustentável leveza do ser” quanndo era muito menina, sem maturidade para tal leitura e faz tanto tempo, que não me lembro da história 🙂 Você destacando Milan Kundera, fiquei com bastante vontade de procurar pelos seus escritos.
Beijus,