Você pergunta (4)

Eu respondo

 

Meu irmão fala comigo de uma forma que me irrita, quer mandar em mim, como posso alterar isto?

 

Este post faz parte de um projeto, assim sendo os  dados necessários para  a compreensão do problema me foram fornecidos  pela pessoa responsável pela pergunta, portanto dirijo-me a esta pessoa, mas de forma a trazer reflexão para outras pessoas que se interessarem em ler.

Cada pessoa é única em suas vivências, sentimentos e percepções. Desta forma, as respostas fornecidas a cada questão são contextualizadas, não se aplicando  necessariamente a todos a todos os casos.

 

A fratria é fundamental na preparação  para a vida em sociedade. “Auto-administra-se no seio da fratria, permite a descoberta, essencial e proveitosa a longo prazo, da gestão dos sentimentos de ciúme nas relaçoes profissionais ou conjugais.”Muriel M Fourez

 

Em sua história familiar, como filho caçula,  você teve todas as atenções até  o momento em que seu irmão mais velho começou a  chamar a atenção dos seus pais, sendo rebelde. Então, você começou a competir com ele, buscando atender todas as expectativas dos seus pais.

Este tipo de relação o colocou numa posição de submissão,  ou mesmo de sentimento de incompetência. As respostas de seus pais não foram as que esperava, nunca conseguia atender da forma como queriam e isto o foi deixando inseguro e com baixa autoestima, mas criou o hábito de concordância. Seu irmão foi tornando-se independente e constituiu uma liberdade interior.

O desejo de ter um lugar especial na fratria, de acordo com o olhar dos pais, cada um se comporta de um jeito, cada um ocupa uma posição oposta.

Hoje, você está prisioneiro do desejo de  proporcionar prazer, assim não discorda e não opta por suas vontades próprias. Por isto, seu irmão o irrita com sua postura mais assertiva que vc não sabe lidar.

Para poder alterar esta situação, é necessário:

– Deixar de se sentir vitimizado;
– Buscar seu próprio valor;
– Entender que não vai atender a expectativa de todas as pessoas;  aprender a dizer sim e não e a fazer escolhas a seu favor.

 As relações fraternas constituem campo  fértil de aprendizagem para outras áreas da vida, têm uma grande influência na posição social ou mesmo na relação conjugal.

Norma

Referência bibliográfica

Muriel M Fourez – Os recursos da Fratria.

Comments

  • Toninhobira
    Responder

    Bela analise/recomendação para esta situação tão presente no seio da familia.A arte de dizer sim ao sim e não ao não, é preciso ser absorvida nesta vida.Muito boa esta série Norma. Ainda por Minas com pouco acesso a net, mas buscando ler estes posts educativos e orientativos,isto é preciso.Grato por esta generosidade.Meu abraço de paz e luz a voce.

  • Beth Q.
    Responder

    Oi, Norma!
    Voltando do recesso carnavalesco e todos os dias com chuva fina, mas estava bom demais, descansamos um bocado.
    Pena que não deu para você curtir, afinal fazer turismo em cidade chuvosa não tá com nada, né!
    beijoquinhas cariocas

  • Mara Emilia xavier
    Responder

    Post maravilha. Adorei e vou repassá-lo para uma amiga que está vivendo isso com as filhas. Lindas, maravilhosas,mas uma “esperta”e a outra verdadeira. E minha amiga não consegue equilibrar e enxergar a situação, para ajudar a verdadeira, que é vista como problemática.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: