Vida insossa

1527c4f66bf4416a0877d1edd459b770

 

Essa lembrança que nos vem às vezes… folha súbita que tomba abrindo na memória a flor silenciosa de mil e uma pétalas concêntricas… Essa lembrança… mas de onde? De quem?   Mario Quintana

Neste dia, numa caminhada, o leve roçar da brisa e o cheiro de maresia lhe penetraram e sua mente lhe traz sensações que reconhece serem maravilhosas, apesar de indefinidas. A memória capta fragmentos e nos transporta para o mundo das recordações.

A ressonância obtida pelas sensações que obteve naquela caminhada foi o ponto de partida para seu repensar. Sempre foi costumeiro sentir em seu âmago uma alegria, que explicava como alegria de viver. Nunca necessitou de qualquer artifício para sentir-se esfuziante nos momentos de descontração. Em contrapartida, por vezes, sentia um aperto no peito, uma tristeza que lhe era indefinida. Contudo, o passar do tempo tudo se transformou e a alegria a foi abandonado. Tudo parecia insosso, não sentia vibrações.

Há momentos da vida que é necessária uma revisão pessoal.  O que você quer? O que está precisando? Quais os sonhos?  Como está sua saúde?  Como estão as relações?  Entre outros itens.

O comum é que as pessoas apenas se revejam quando estão em situação extremas e, assim,  reavaliam suas vidas  para  modificá – las. Portanto, ouça os sinais de alertas e faça contacto profundo com seus sentimentos. A vida é para ser vivida com plenitude.

O mundo no qual penetramos pelo nascimento é brutal, cruel e, ao mesmo tempo, de uma beleza divina. Achar que a vida tem ou não sentido é uma questão de temperamento. Se o não sentido prevalecesse de maneira absoluta, o aspecto racional da vida desapareceria gradualmente, com a evolução. Não parece ser o que ocorre. Como em toda questão metafísica, as duas alternativas são provavelmente verdadeiras: a vida tem e não tem sentido, ou então possui e não possui significado. Espero ansiosamente que o sentido prevaleça e ganhe a batalha.” (Jung)

Do ponto de vista de Edgar Morin pode se tentar favorecer tudo o que permita a cada um viver poeticamente sua vida(…) buscando o que nos  faz florescer, o que nos  faz amar e nos comunicar”.

Norma Emiliano

Imagem Net

 

Referência

Memórias Sonhos e Reflexões.- Carl Jung.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

  • Majo Dutra
    Responder

    Gostei da leitura, Norma. Grata.
    Bom Domingo,
    Beijos
    ~~~

  • Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza
    Responder

    Bom dia Norma,
    Haja o que houver, é preciso pelo meno tentar viver a vida com plenitude, no mais das vezes somos nós que a complicamos.

    Votos de uma feliz e abençoada semana.

    Abraço@

  • chica
    Responder

    Já coisas e fatos que nos fazem refletir e por vezes nem entendemos… depois as coisas vão aos devidos lugares. Linda semana! chica

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Gostei desta reflexão.
    Necessitamos de nos questionar sobre o nosso sentido de vida antes de situações extremadas.
    A vida como diz deve ser vivida em plenitude. Não é fácil, mas vamos tentando…
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

  • toninhobira
    Responder

    E que cada ser possa e consiga viver sua vida poeticamente e possa dar a ela o sentido exato, que o faça renascer, florescer em cada etapa, sempre com alegria de vive encontrando aí todos os sentidos desta. Muito boa sua postagem Norma reflexos de sua bela profissão. aqui compartilhado.
    Grato sempre por nos fazer pensar e refletir com lucidez sobre a vida, a família e comportamentos e ainda nos dá poesias como relax. Bom ter você para ler e como amiga.
    Beijos de paz amiga.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: