Vale a pena rever

Estou reeditanddo este texto publicado em 2009 por considerar sua importância na proposta deste espaço.

Terapia Individual Sistêmica

genog

Imagem google

O indivíduo sente que está mal e não consegue entender nem superar o estado de paralisação em que se encontra. Percebe que precisa de ajuda, há o desejo de conhecer mais profundamente seus conflitos e caminhar em direção à “felicidade”.

Cada pessoa é única no que diz respeito ao seu temperamento, composição genética, percepções e necessidades. Contudo, a formação da identidade se processa através das interações familiares contínuas. Assim, o sentido que cada pessoa  atribui  à  vida, à  família, aos  relacionamentos, às  suas  expectativas, bem  como  à  sua auto-estima  estão relacionados à sua família.  O ser humano nem sempre tem consciência disto.

A Terapia Sistêmica em sua origem dirigia-se exclusivamente ao atendimento de famílias. Ao longo do tempo, com desenvolvimento teórico, técnico e clínico, a abordagem sistêmica foi se reestruturando para atender clinicamente o sistema individual.

No atendimento individual, as  histórias  familiares  fornecem o nexo dos  fenômenos e constituem  os  recursos terapêuticos. “O espelho familiar vai circulando através das diferentes gerações de uma família, constituindo-se em elo entre passado e futuro.” (Gomel).  Desta forma, parte-se de algo que é “interno” para o indivíduo e o relaciona com algo que acontece entre as pessoas. “Forças  transgeracionais  exercem uma influência crítica  sobre  as  relações intimas atuais.” (Framo).  Consideram-se todas as informações levando-se em conta três gerações da família.

O foco da terapia é favorecer o auto conhecimento e possibilitar a descoberta de saídas para o impasse em que o indivíduo se encontra (processo de autonomia e mudanças de pautas disfuncionais).

A reconstrução das histórias, a analise e definição dos padrões relacionais repetitivos, possibilitam uma visão mais ampla  do  problema  podendo  trazer à consciência fatores  que  permitam  a  elaboração  de  conflitos, perdão, resignificação de atitudes, etc.

São fundamentais o desejo de mudança e a disponibilidade  do  indivíduo, assim como, que  o  vínculo  terapêutico favoreça o processo de mudança e ajude-o a se “diferenciar”, ou seja: ter capacidade de manter separados os sistemas emocionais dos intelectuais, usar mais a razão do que os sentimentos.

As intervenções consideram as  relações  entre o indivíduo  e  os outros  e  dele consigo mesmo.  Trabalha-se com a identidade pessoal e a identidade familiar nas vertentes do pertencer e do diferenciar-se, ajudando o indivíduo a sair da massa indiferenciada da família e a poder construir seu caminho, reconhecendo outras possibilidades.

A separação  da  família  de origem  é  um  processo  gradativo  e  que  não  se  esgota.  A Terapia individual sistêmica, agregando ou não, os diversos membros familiares, é indicada quando é o indivíduo busca a terapia com objetivo de desenvolver consciência do seu padrão de funcionamento e deseja adquirir  aprendizagens  que  são necessárias no momento, ou de realizar as mudanças que se fizerem necessárias.

Norma Emiliano

Referência bibliográfica

Framo J.L.(2002). Uma abordagem transgeracional à terapia de casal, à terapia de família famíliar e a terapia individidual. In M. Andolfi (org.)


Comments

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Hoje o preconceito em aceitar a terapia está bem menor.Acredito que o inicio de tudo é reconhecer que precisa de ajuda , para destrinchar os nós.
    bjs e tenha uma ótima semana

  • Beth Q.
    Responder

    Norma!
    Acho que nos dias atuais uma pessoa que pensa ao contrário, ou melhor, que não aceite se tratar com uma terapia de apoio psicológico, está com um problema grave, talvez remonte ao útero. haha
    Como disse a Yasmine, reconhecer que precisa de ajuda, já é o começo de tudo.
    um super abraço, carioca

  • Élys
    Responder

    Creio que uma terapia nestes moldes provavelmente deve dar excelentes resultados.
    Beijos.

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá,
    Passando pra desejar-lhe uma semana abençoada e comunicar que estou bem afastada da net…
    Meus blogs sumiram e tivemos que criar outros continuando os antigos…
    Uma enfermidade me pegou de supetão e me distanciou ainda mais daqui pois precisei estar hospitalizada e agora, em “liberdade condicional”… ( dias em Hospital e dias em casa, entre exames, diagnósticos e outros)…
    Assim que der, seguirei lendo seu post e me enriquecendo, como sempre.
    Bjs de paz e esperança

  • Toninho
    Responder

    Minha amiga boa sua ação na repostagem e assim podemos ter esta informação sobre esta area ainda um pouco complexa e cheia de desinformações que geram estas as vezes descrença e ou ignorancia na eficacia. Achei interessante estas Forças transgeracionais e seria bom voce tecer mais comentarios sobre elas em novas postagens. Enfim grato por mais esta partilha. Segue minha terna admiração com meu abraço de paz e luz nos seus dias.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: