Envelhecer

 

“Para o homem que envelhece é um dever e uma necessidade

Dedicar atenção séria a seu próprio Si mesmo. Depois

De haver esbanjado luz e calor sobre o mundo, o Sol

Recolhe os seus raios para iluminar o si mesmo”.

C.G Jung

Tendo por base o livro Gerontodrama: A velhice em cena de Costa, 1998, faço algumas reflexões sobre o envelhecimento.

O envelhecimento é um processo que se inicia no nascimento. A velhice é uma etapa da vida que faz parte deste processo. Encontramos na literatura várias concepções sobre esta temática. Costa (1998) apresenta três conceitos ao se referir à terceira idade: Cronológico, biológico e pessoal.  A idade cronológica é a que tem início com o nascimento e consta da certidão de nascimento; o biológico é a estabelecida pelo corpo e a pessoal é compreendida pela autora citada como um critério individual, ligado à subjetividade de cada um, ou seja, o que a pessoa determina como se sente.

Hoje, já há referência a uma quarta idade que tem início aos 80 anos. O envelhecimento populacional tem despertado pesquisas. As projeções para 2050 mostram que a Terceira Idade será numericamente mais elevada do que os integrantes da faixa entre zero a 15 anos,

O envelhecer implica desgastes das capacidades fisiológicas globais, modificações somáticas e psicossociais. O medo e o preconceito existem e dificultam a aceitação deste como um processo natural. Na sociedade contemporânea, o culto à juventude vem dificultando, ainda mais esse processo.

A investigação sobre a Quarta Idade é um campo novo na pesquisa.  Os gerontólogos anteveem um futuro em que a pesquisa e a prática deverão ser orientadas ao envelhecimento que tem duas faces, perdas e ganhos.  Encontramos na mídia histórias de idosos que alcançaram conquistas pessoais após os 80 anos, como por exemplo, a de Leon Nolasco que deve se formar neste fim de ano e deseja fazer o exame da OAB, tendo também em seus planos cursar agronomia e história.  Outro bom exemplo é de Margarida Amaral, de 101 anos, que lançou um livro de suas memórias. Ambos os casos foram registrados pelo G1.

Em minhas observações tenho constatado entre os casais de idosos, que o número de viúvos tem aumentado, em oposição aos dados estatísticos que apontam à viuvez para mulheres. A longevidade e a saúde, de acordo com alguns especialistas, dependem mais das escolhas pessoais e do comportamento do que a herança genética. Estes apontam que, geralmente, as doenças genéticas se manifestam nos primeiros vinte anos de vida. Posteriormente, são os hábitos que ativam ou não os genes associados à maioria das doenças crônico-degenerativas.

Assim entendido, o estilo de vida, a visão de si mesmo, o prazer do viver, constituem pontes significativas para a vida saudável ao longo de uma vida, que se consagra com a aceitação  do envelhecer.

Norma Emiliano

Comments

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida Norma
    Pretendo viver com alegria até meus últimos dias e, se Deus me abençoar, na Quarta Idade sim… admiro demais minhas amigas que nela estão… super alegres e participativas…
    Bjm fraterno

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida Norma
    Venho convidar-lhe pessoalmente para a nossa VI Interação de Natal…

    http://www.idade-espiritual.com.br/2010/12/blogagem-coletiva-natal_08.html

    Bjm fraterno

  • Toninho
    Responder

    Bem interessante esta pesquisa com relação a quarta idade, ainda não tinha ouvido falar. Vivemos numa onda de busca da melhor forma e as vezes até escravizando os corpos. É preciso acima de tudo buscar a mente, a leveza nos dias e assim a alegria contagiante. Envelhecer dignamente é o que se busca e não acumulo de anos onde mais causam problemas do que satisfação, embora nunca se admite os transtornos de uma velhice sem saúde. Na semana passada perdi um amigo com 98 anos que sempre nas conversas comigo relatava sobre a sensação de abandono, falta de carinho dos filhos, que não suportavam seus queixas com relação às dores e insonia, chegando ás vezes ironizar. Dizia que sempre pedia à Nossa Senhora para leva-lo deste mundo. No dia da sua morte, segundo sua filha na hora final, ele chorando pediu ao medico para não deixa-lo morrer, o que parece contraditório. Sejamos velhos mas em condições saudareis ou nos tornaremos um caos para os outros.
    Muito boa postagem Norma sobre este tema, que muito ainda vamos falar e refletir por aqui, pois é preciso.
    Carinhoso abraço e beijo de paz.

  • Ailime
    Responder

    Boa noite Norma,
    Adorei o seu artigo que me ajuda a entender melhor todo o nosso processo de envelhecimento!
    Tudo passa pelo que afirma no final. Aceitar e tentar ter um estilo de vida saudável.
    Só gostaria de acrescentar à lista que referiu o cineasta português Manoel de Oliveira que faleceu em Abril deste ano e ainda a dirigir um filme!
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: