Construção da própria história

brooklyn-the-movie-50s-style7

“Dar raízes e asas” para os filhos são alicerces significativos na criação dos filhos. No mundo dos animais irracionais este processo ocorre instintivamente. Contudo, para muitos pais a saída dos filhos para voar com suas próprias asas traz uma ambiguidade de sentimentos que pode atravancar ou impedir este processo.

Atualmente, os pais aceitam e estimulam a permanência dos filhos em casa até como um suporte  ao próprio envelhecimento.

No filme Brooklin, a trama pontua de forma clara como o sistema familiar se move e os recursos relacionais e subjetivos atuam na decisão de Eilis  (personagem principal)  para a construção da própria história.

Eilis reside na Irlanda com a irmã mais velha e a mãe viúva, sem perspectivas de crescer profissionalmente. Porém, com a ajuda da irmã encontra formas de viajar para os  Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Em um ano consegue emprego e um relacionamento que a deixam realizada. Contudo, o destino prega uma peça levando-a  a retornar à sua terra , onde a mãe agora encontra-se só e desejante de mantê-la perto. Desta forma terá que decidir entre suas lealdades familiares ou partir em direção aos seus objetivos.

A forma como os pais lidam com isto facilita ou dificulta. Sair da casa dos pais  e enfrentar o mundo é parte do processo da diferenciação do self e de amadurecimento.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Os pais por mais que lhes doa estar longe, devem deixar que os filhos, quando já bem orientados e capazes, sigam suas vidas, construam suas histórias… Imprescindível isso! Eles não são nossos! bjs, chica, linda semana!

  • Calu
    Responder

    Pontuei-me por este conceito desde sempre: dar raízes e asas.Os filhos tem suas próprias histórias a escrever.
    Gostei da dica.
    Bjos,
    Calu

  • Toninho
    Responder

    Uma situação que ainda causa impacto na família, a necessidade e ou o desejo de voar que os filhos alimentam. E que possam voar e conhecer novas paragens em suas preparações e formações como pessoas e profissionais. Estou com um amigo nesta condição de ter que voltar para assistir mais de perto o pai em tratamento de uma neoplasia e com a mãe sozinha sem muita mobilidade para o melhor atendimento.
    Um filme interessante Norma este indicado com estas reflexões que nele se encerram.
    Valeu.
    Bjs

  • Zi Santos
    Responder

    O voo dos filhos é inevitável.
    Um retorno , por alguma infelicidade também pode ser amargoso
    O filme deve ser muito interessante.
    bjs

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: