Tourada

 

Iniciando a semana, compartilho a analogia das tourada  com  as relações humanas  feita pela escritora Clara Feldeman, em seu livro Encontro. Ela assinala  que na tourada entre as pessoa , uma delas tem o estranho prazer de cravar bandarilhas no peito da outra. Suas hastes pontiagudas aparecem na forma (sutil ou escancarada) de críticas, ofensas agressões verbais (às vezes físicas), sarcasmo, ironias; desrespeitos, competições, deslealdades. (…) mensagens  verbais e não verbais)  que perfuram, abrem feridas(…) entre uma estocada e outra, uma carícia (…) como barata que morde e sopra. (…) há também a inversão dos papéis: em que o toureiro se transforma em touro e vice-versa, numa alternância doentia sem fim.

A responsabilidade de escolha é de cada um dos envolvidos.  “Não estamos na arena, famintos e ofuscados pela luz do sol (…) Não existe, para nós, a inevitabilidade da morte o touro, (…)  temos a força e a sabedoria para escolhermos o melhor: arrancar as bandarilhas, para , enfim viver.

Pense nisto…

Comments

  • chica
    Responder

    Dá realmente uma grande reflexão.Linda semana,beijos,chica

  • Socorro Melo
    Responder

    Essa é mesmo a realidade do mundo moderno. E assim acontece as relações humanas. Por não saber como reagir, vamos nos deixando aprisionar. Temos que aprender a usar a sabedoria pra não morrermos nessa arena.
    Ótima escolha.

    Socorro Melo

  • josé cláudio – Cacá
    Responder

    A arena está se tornando cada dia mais perigosa. Porém, tem uma grande torcida no entorno querendo que as coisas se modifiquem para melhor. Uma ótima semana, Norma. Abraços.

  • Beth Q.
    Responder

    Norma,
    Vim ler este teu post e adorei, mesmo pequeno, cheio de reflexão.
    Realmente, podemos arrancar as tais ‘bandarilhas’ e viver com mais leveza e menos confrontamentos. Vou pensar nisso hoje, adorei ler isso aqui.
    bjs cariocas

  • Macá
    Responder

    Norma
    Eu escolhi viver – sem as bandarilhas. Bonito texto.
    Eu já respondi que você pode usar o texto “O que é uma casa”. Você recebeu?
    bjs

  • ELIANA
    Responder

    AS VEZES AS PESSOAS FAZEM ISSO COM OS FILHOS ,MAS A INTENÇÃO ERA PROTEGER DAÍ QUANDO LEVANTAMOS O PLÁSTICO….
    BEIJO

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: