Saiba seu lugar

images (1)

No decorrer do ciclo vital do indivíduo, nas diversas etapas, há desafios a serem enfrentados, principalmente em relação as reorganizações pessoais e da família diante dos eventos que se sucedem pelas entrada e saídas do membros. Assim, a cada etapa do ciclo familiar há a reorganização, que vai desde a forma de lidar com filhos  (autoridade, comunicação, fronteiras)  até os papéis que cada membro desenvolve. Neste sentido, observamos a importância do lugar ocupado por cada indivíduo nos diversos contextos e principalmente na família.

Muitos  se confundem aos papéis e não conseguem criar uma unicidade de si mesmo para defrontar cada nova etapa, seja a natural  ou a acidental.  Neste sentido, o autoconhecimento é fundamental para que se possa caminhar através dos obstáculos e/ou perdas sem se perder a identidade e a amorosidade.

Assim sendo, fiz um poema que observa que somos mais do que meros papéis (pai, filho, marido, avô, profissional, entre outros) que possuem suas representações; somos seres de histórias, de cruzamentos de gerações, de emoções e de sentimentos, daí residindo a importância de se autoconhecer para se poder ir para além do aparente e se posicionar, agir, diante das situações,  conectado ao si mesmo e, desta forma, poder fazer o melhor por si e pelo outro.

Ocupe seu lugar

Onde está o seu lugar?
Aí, bem no seu
Próprio centro.
Reside em você
Muito além
Das convenções
Dos papéis.

Tocá-lo,
Senti-lo
Traz o seu
Melhor
Para si mesmo
E para o outro.

Exime- se de
Culpas infundadas
Projetadas dos
Referenciais.
O interior desvelado
É a Luz que
Orienta ao Amor.

Amar, entrega
No seu limite,
Dando de si
O seu melhor
Sem o martírio
Da escolha da morte
De si mesmo.

Grata por sua visita

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Que lucidez,Norma!!Perfeitas palavras!!! Temos que saber ver nosso lugar ,aceitar mudanças de posição e nunca nos perder de nós mesmas…Adorei! bjs,chica

  • taislc
    Responder

    Gostei muito do seu texto, Norma, muito verdadeiro, as coisas mudam, as pessoas mudam, as famílias mudam e precisamos nos adaptar a essa roda que gira, o que não é fácil. Mudanças sempre são difíceis.
    Beijo, uma ótima semana!

  • toninhobira
    Responder

    Maravilhosa inspiração Norma.
    A poesia tem esta particularidade de valsar por todos os salões. Muito interessante suas reflexões sobre o ser e sua importância no seio da sociedade onde deve ser mais do que um simples espectador. Saber que tudo começa dele e assim traçar suas metas e aplicar nesta sociedade e a sua poesia bem construída vem ilustrar.
    Parabéns amiga.
    Beijo.
    Uma feliz semana e feliz Primavera.

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Boa tarde de Primavera, querida amiga Norma!
    É muito importnte sabermos nosso lugar na sociedade e termos consciência de que somos importantes peças na Teia social.
    “É a Luz que
    Orienta ao Amor.”
    Per-fei-to!
    Você integra bem o texto e seu poema.
    Tenha uma Primavera abençoada e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

  • Norma Emiliano
    Responder

    Sim somos importantes na teia social e, principalmente. na trama familiar. que nos enreda. O processo de inviduação nos permite contrabalançar o si mesmo e o outro.

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Um texto sábio sobre um tema tão atual desta sociedade .
    Necessitamos saber bem nosso lugar para acompanhar tantas mudanças que se têm vindo a verificar dando o melhor de nós como tão bem refere no seu magnífico poema.
    Um beijinho.
    Ailime

Sua visita e comentários são muito significativos. Volte sempre.

Get Adobe Flash player
%d blogueiros gostam disto: