Luzia – A criança que eu fui

 

Mais um encontro, mais um dia da Série a Criança que eu fui, com o relato  da amiga Luzia do blog olhosdemãe que nos brinda com suas lembranças.

 

“Quanto mais  irmãos existem, mais se ri. ” Marie Desplechin

 

Infância luzia 

  

Quando penso na minha infância, lembro-me do quintal da casa de uma colega e do meu…os quintais pelo visto foram de suma importância!

Lembro-me a brincar de construir cabanas no meu com folhas de bananeiras e sempre com um grupo coeso. É, porque não lembro de desentendimentos. No quintal da colega, brincávamos de escola, desfiles, teatro (peças que uma colega escrevia), shows, desfiles…

No meu, era para aventuras! É tanto, que para chegarmos à nossa cabana, não passávamos pela porta de casa para o quintal! Íamos na vizinha e pulávamos o muro que não era de todo alto! Uma aventura e tanto!

Lembro-me também de um terreno baldio , tinha algo a ver com depósito de querosene (meu Deus! ) ou parecia mais uma usina abandonada…sei lá…lembro-me que tinha uma espécie de córrego e insistíamos em pescar por lá. Não lembro de ter visto peixe algum mas lembro da sensação mágica em estar ali! E também catávamos tampinhas que eram nosso tesouro perdido!

Na minha casa, aos fundos, tinha um quarto não acabado. E nele vivemos muitas aventuras! Eu, minha irmã 1 ano mais mais velha e meu irmão 1 ano mais novo. Minha irmã caçula ainda não tinha nascido ou participava…Lembro que em cima (espécie de sótão) dava para brincarmos de casinha. Era uma trabalheira para subir e tínhamos em certa parte que ficar curvados. Mas era uma delícia! Era nosso esconderijo! Lembro também de uma escada abandonada (daquelas que se sustentam sem apoiar na parede) e fazíamos nave espacial cobrindo-a com lençol grande e uma lanterna dava o ar todo especial àquela aventura! Era uma delícia!

Lembro do meu irmão chegar em casa sempre com  novidades! Uma máquina projetora onde ele colocava desenhos numa caixa e com uma pequena luz dentro, apareciam na parede as imagens! Um sonho para nós!

 Lembro-me de ter perto meus dois irmãos, uma amizade sólida e honrosa!

Lembro-me de sempre ser requisitada para conciliações e tinha um extremo orgulho em ser a “preferida” de cada irmão…Compensava a formalidade emocional dos meus amados pais

Não lembro em nenhum momento de timidez. Não era exibida ou de exposição gratuita mas sempre participativa em tudo. Diferente do que hoje sou, mas um comportamento reservado também traz aspectos positivos como em tudo na vida!

Vivi intensamente minha infância e ao meu ver, com uma sabedoria onde soube valorizar os aspectos positivos e entender os negativos.

Uma herança de meus pais…

 Luzia Costa de Medeiros

             Luzia

É no seio da fratria que se  experiencia  a  competição e a  cumplicidade,  que se aprende a situar-se em relação aos pares.  A posição que se ocupa favorece o desenvolvimento de  determinadas funções que se extenderá  em diversas esferas da vida. 

“As relações fraternas são de uma grande riqueza e preparam para a vida social.”” Fourez.  São,  frequentemente a mais longas relação de nossas vidas.

 Norma

Comments

  • chica
    Responder

    Muito legal conhecer as aventuras da Luzi no quartinho dos fundos de sua casa…Sempre é bom relembrar! beijos às duas,chica

  • Beth Q.
    Responder

    Coisa boa é criança e quintal! Eu sei o que é isto, pois sempre morei em casa e tínhamos um quintal gostoso para correr, mexer, fuçar. hehe
    Adorei as lembranças da Luzia!
    beijinhos cariocas

  • Ana Karla – Misturação Misturão
    Responder

    Oi Norma, vim conferir a “Criança que eu fui”.
    Ainda não conheço a Luzia , mas vou lá.

    Boa semana

    Xeros

  • Eu mesmo, seu amor….
    Responder

    Baby, parabéns pelo texto. Coloca muito bem o que foi a infância de muitas pessoas. Tenho certeza que muitas delas estão sorrindo agora ao lembrar de momentos tão especiais. Eu sou uma delas….rs…
    PS.: A família TODA vai gostar….sem grilos…..BJS

  • Jéssika de Medeiros Pires
    Responder

    Ai Lú..não faz isso comigo não…
    Parabéns lindo texto, cheio de sensações que só quem viveu renasceu algo gostoso e momentâneo…quando desci a barra de rolagem, não contive as lágrimas.
    Bjão de sua irmã caçula!

  • ELIANA
    Responder

    BELA HISTÓRIA!
    A AMIZADE DOS IRMÃOS É MUITO IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS, E BRINCAR NO QUINTAL COM CABANA DE FOLHAS DE BANANEIRA É MUITO BOM POIS JÁ BRINQUEI MUITO ASSIM!
    BEIJO

  • orvalho
    Responder

    Olá, Norma querida
    Gostei do pensamento que abrange as duas grandes vertentes na relação entre irmãos: competição e cumplicidade…
    A menina foi feliz pelo que percebi e é isso que importa na infância…
    Bjs de paz e excelente início de semana.

  • Gina
    Responder

    A infância da Luzia foi como a minha, com um quintal enorme pra brincar junto com irmãos e primos, que eram muitos.
    Gostei das aventuras e da imaginação infantil, que coisa boa!
    Bjs.

  • Norma Emiliano
    Responder

    Obrigada querida Luzia por sua participação e por ter convidado alguns dos seus familiares para aqui compartilharem desta nossa Série.
    É muito gratificante o resultado desta roda que veio se formando desde o dia 08/10, quando tivemos o primeiro relato.
    Grata a queles que aqui vem comparecendo semanalmente, bem como aqueles que, de alguma forma, juntaram-se nesta ciranda.
    No dia 20 teremos a amiga Regina do blog nacozinha finalizando a Série com seu relato.
    Bjs carinhosos

  • Luzia
    Responder

    Olá Norma, querida, obrigada pelo “colo” que deu às minhas recordações tão preciosas. Obrigada a todos que aqui comentaram e deixaram seu carinho mesmo sem me conhecer e aos meus que vieram comigo relembrar uma parte tão valiosa da minha vida!

  • Milena Cronemberger
    Responder

    Oi Lu,
    que saudade de vc…me dê notícias suas.Linda a sua filhinha!
    um beijo grande.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: