Ligação materna

049825-jpg-c_300_300_x-f_jpg-q_x-xxyxx

*

*

Diversos estudos já foram realizados sobre o elo indescritível  entre mãe e filhos. Ligação essencial para o bebe, mas que é resultante de um processo; não tão espontâneo como se acredita.

Abordar este vínculo  é relevante para a ampliação dos conhecimentos dentro do campo da Psicologia, e, principalmente, da Psicologia do Desenvolvimento.

 De acordo com Bion (apud ZIMERMAN, 2010), o vínculo possui um aspecto relacional, com recíprocas influências entre as pessoas, que origina diferentes configurações vinculares, baseadas no amor, ódio, conhecimento e reconhecimento, e um aspecto emocional, que dá significado ao relacionamento. Contudo,  Bowlby (2006) e Winnicott (2001) destacam que as experiências infantis são fundamentais no processo de configuração e estabelecimento de vínculos afetivos futuros.

O filme Belos Sonhos retrata os dramas familiares que  giram em torno de Massimo que, aos 9 anos, sofre com a perda da mãe, que morre de forma repentina e misteriosa. Toda a trama  foca  como esta  perda pode interferir numa vida e  ressalta a importância desta ligação na formação de um filho e em suas relações amorosas.

Para nós, terapeutas de família,  é um filme que pode ser utilizado sobre muitos aspectos, desde a perda, o segredo, a dificuldade da aceitação da morte materna (apego) , até sobre  rituais  para a libertação e um recomeçar sem os fantasmas infantis.

Norma Emiliano

Referências

BOWLBY, John. Formação e rompimento dos laços afetivos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

WINNICOTT, Donald Woods. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ZIMERMAN, David E. Os quatro vínculos: amor, ódio, conhecimento, reconhecimento, na psicanálise e em nossas vidas. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

Imagens Net

 

 

 

 

Comments

  • misturebasblog
    Responder

    Puxa ,essa temática é forte, mas me agrada muito! Não assisti esse filme, parece bom! bjs, linda semana,chica

  • taislc
    Responder

    Também adoro ler sobre pais e filhos, dramas familiares! E filmes, é uma temática que gosto muito, afinal, mostra a vida como ela é. A formação do adulto se forma lá na infância, por vezes tão conturbada que torna muitos casos sem esperanças, talvez uma melhoria pequena. A mente tem disso… o incoincidente guarda,
    Tenho visto muitos desafetos familiares, e examinando o caso, achamos besteirinhas, mas que tomaram um vulto enorme! To certa, Norma?

    Beijos! Tema fascinante.

  • Socorro Melo
    Responder

    Olá, Norma!

    Interessante tema. Sempre imaginamos que esses vínculos têm forte influência na formação dos filhos, porém, não sabemos o quanto são importantes, de fato, e o que pode ocorrer com a falta. Vou ver o filme.

  • toninhobira
    Responder

    Olá Norma, um tema que deve aqui por voce ser mais explorado principalmente sobre a recomposição desmistificada com os vários casos que voces terapeutas já se envolveram e estudaram com soluções várias visto que cada ser se difere.
    Um filme para ser visto e compartilhadas as reflexões.
    Que a semana esteja bela e leve nesta volta amiga.
    Bjs.

  • Anne Lieri
    Responder

    Oi Norma! Deve ser um ótimo filme! Obrigada pela dica! bjs

  • Élys
    Responder

    Um tema muito relevante que creio deve ser sempre abordado.
    Retorno de um tempo de descanso e lhe desejo um complemento de semana bem feliz.
    Élys.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: